Jette Bonaventure
Na medida que avançamos pelos dezesseis contos que compõem o livro, temos a sensação de percorrer uma galeria de artes. É como um carrossel multifacetado da mulher que, quanto mais gira, mais integra a parte com o todo. No final surge uma bela figura de mulher, uma mulher total, pronta a cumprir o seu papel de dar vida…
Jette nos mostra com suavidade e delicadeza os vários ângulos da figura feminina. Usou os contos para tornar mais lúdico a sua visão do mundo da mulher. Com a força dos seus comentários pertinentes fez um estudo penetrante da alma humana, tanto da mulher como do homem.
Ao terminar o livro lembrei-me da música ‘Escultura’, de Adelino Moreira que ficou imortalizada na voz de Nelson Gonçalves. Nela, um homem começa a estruturar uma figura feminina perfeita usando a melhor parte das mulheres mais famosas que já surgiram no mundo. No final, com a escultura pronta, depara com a imagem da sua amada, sua companheira, já tão conhecida. A mulher completa já está dentro de cada um, com a ajuda do livro vamos desvendá-la.
Paulo Costa de Souza
Comentários