Nairo de Souza Vargas
Nairo é um dos pilares do movimento junguiano no Brasil e um dos fundadores da SBPA. Mas não impede de ter sido infeliz na escolha da capa de seu livro “Terapia de casais”. Quando vi o livro pela primeira vez pensei se tratar de ‘sexologia’ e só fiquei tranqüilo quando vi o nome do Nairo Vargas na capa. A chamada na contra-capa combina um pouco com a foto e também com a cara da editora Madras; frases como “este é o livro que ajudará os casais…”, e “a partir da leitura de “Terapia de casais”, você poderá viver…” não coadunam com as colocações junguianas.
Mas não se deixem enganar pela apresentação, o livro é uma preciosidade, assim como um abacate, no qual encontramos no seu interior puro manjar. Nairo faz uma varredura ampla e didática no tema da terapia de casais. A divisão em cinco partes e estas em capítulos bem pontuados, torna a leitura fácil e fluídica, nem dá para acreditar que foi oriundo de uma tese acadêmica.
Por outro lado o livro é profundo e aborda os problemas com ambivalência, em estilo que lembra Craig. Na quinta parte, Nairo coloca alguns casos clínicos comentados e da um desfecho prático para a sua narrativa. Não é muito comum entre junguianos o estudo de casos e o autor se expôs, para não deixar o leitor com uma sensação de “falta alguma coisa”.
Nairo não precisa disto, mas deixo meus parabéns pela sua obra.
Paulo Costa de Souza
Comentários