Piers Paul Read
Ao abrir o livro, ‘Os Templários’, nos deparamos com uma narrativa histórica que prima pelo rigor dos fatos. A primeira parte é uma concisa história de Jerusalém, desde Abraão (1800 a. C.) até 1.099 d. C. e, sempre mantendo o enfoque no Templo. Read consegue resumir anos de história sem deixar de lado os fatos relevantes.
Na segunda parte aumentam os detalhes para focar a evolução dos monges-cavaleiros, sem tirar a atenção do leitor para sua narrativa. Sempre com o cuidado de mostrar os dois lados da questão, o dos cristãos e o dos mulçumanos, vai costurando a narrativa com a linha da cronologia.
Com a terceira parte, mostra o declínio e o desman–telamento da Ordem do Templo, numa visão ampla do mundo cristão, embora o julgamento principal tenha sido em território francês.
No epílogo, intitulado ‘O Veredicto da História’, o autor faz um apanhado geral de tudo o que foi dito dos Templários até os dias de hoje e, deixa a cada um de nós, a avaliação final.
Não bastasse a contundente narrativa, o livro contém 16 páginas de imagens (com 34 fotos) e 7 mapas explicativos.
Ele torna-se mais saboroso com o cuidado editorial que a Imago vem dando as suas publicações nos últimos anos. É, portanto, um livro de referência.
Paulo Costa de Souza
Comentários