Jean S. Bolen
Bolen já é nossa conhecida, pois temos muitas obras suas traduzidas. Mantém aqui o seu estilo solto e com isso, consegue uma boa penetração em diversas camadas de leitores. O livro não é uma continuação do seu ‘As Deusas e a Mulher’, é antes um contra-ponto solicitado, após o sucesso do primeiro.
Nesta importante narrativa; homens podem conhecer os oito deuses básicos que vivem dentro deles, mulheres podem entender seus relacionamentos e seus filhos e, até os deuses masculinos que as conduzem. Jean faz um passeio amplo e profundo com Zeus, Posêidon, Hades, Apolo, Hermes, Ares, Hefesto e Dioniso. Por intermédio de cada um lança uma visão multifacetada e aborda os ângulos mitológicos e psicológicos comparando-os com as fases da vida de cada um de nós. O último capítulo lança a possibilidade da formação de um novo deus-arquétipo, fechando o livro de forma brilhante e instigante; uma obra-prima…
Espero que os futuros leitores desta obra possam tirar o que de mais positivo possuem os oito deuses arquetípicos e que eles ajudem no caminho da individuação de cada um de nós, simples mortais… ainda bem… Os deuses são possibilidades de realizações e cada leitor deve preencher seus conteúdos com o que há de melhor em cada recôndito da alma…
Paulo Costa de Souza
Comentários