Luigi Zoja e Donald Williams

“Manhã de setembro” é antes de tudo uma coletânea de nove artigos de junguianos, americanos e europeus, que tentam mostrar as suas visões psicológicas do atentado as ‘Torres Gêmeas’, de Nova Iorque. Desfilam personalidades mais, e menos conhecidas, como por exemplo: James Hillman, Verena Kast, A. Guggenbühl-Craig, Luigi Zoja, etc.
Falar de psicologia junguiana no campo do ‘coletivo’ não é fácil, pelo simples fato de que Jung explicava todo o coletivo pela atitude individual. A tentativa de Williams foi muito boa, pois torna Jung mais popular e a difusão de suas idéias é muito positiva em vários aspectos.
Como o livro foi pincelado por várias mãos de artistas vamos encontrar muitas tonalidades e contrastes. Alguns puxam para o histórico, Hillman usa em demasia o eruditismo, Zoja foi muito extenso, Craig um pouco tímido… Mas, o artigo de Ann B. Ulanov vale pelo livro todo. O escrito é harmônico, tênue e profundo. Comparado com a música seria a Sonata N° 29, para piano, de Beethoven. Não consigo compreender como esta autora ainda não teve nenhum livro traduzido para o português. Depois dessa amostra grátis contamos com a nossa elite editorial para começar a nos presentear com as obras da escritora.

Paulo Costa de Souza