Lewis Carroll
Falar sobre as histórias de “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e “Através do Espelho” seria muita pretensão. Esses contos, feitos inicialmente para crianças, tornaram-se ao longo de quase 140 anos, os mais comentados e apresentados em peças teatrais, filmes e desenhos.
Pretendo falar um pouco deste livro estruturado por Martin Gardner. Em primeiro lugar não posso deixar de ressaltar a edição brasileira executada pela Jorge Zahar Editor. É uma edição requintada que prima pelo bom gosto em todos os sentidos. Em resumo, é um livro que dá prazer de segurar e manusear.
Não bastasse a apresentação, temos em mãos uma tradução elaborada e cuidadosa. O comentador das histórias de Alice relata junto com o texto (usando meia página vertical) todos os comentários possíveis e esclarecedores que nos ajudam a entender como foi criada obra tão sensível.
Outro detalhe importante é que esta edição vem acompanhada de todos os desenhos originais de John Tenniel e ainda, no final, de alguns esboços não publicados. O apêndice é enriquecido com uma bibliografia selecionada, uma extensa e completa lista da filmografia da história e de uma pequena biografia dos autores.
Foi também acrescentado o episódio inédito: “O Marimbondo de Peruca”, só descoberto em 1974 e que, portanto, não constava de obras anteriores a este ano. Para quem já viu muitas edições de Alice, do reverendo Charles L. Dogson (1832-1898) ¾ mais conhecido por Lewis Carroll ¾ esta com certeza pode ser chamada de completa e definitiva.
Paulo Costa de Souza
Comentários