Edward Hoffman
Eu começaria agradecendo à editora Palas Athena por publicar uma tradução de um livro sobre Jung, embora se me fosse dado escolher, este não estaria entre os dez mais. Vale ressaltar, que a Palas Athena é uma editora que sempre publicou livros importantes para o desenvolvimento da cultura no Brasil, mas, como seu primeiro e único livro sobre Jung deixou a desejar.
O livro é composto por duas partes, uma inicial bem menor, onde o autor ou organizador faz uma exposição breve sobre a vida de Jung e, uma segunda que compõe o corpo do livro e faz um apanhado de citações do psicólogo suíço.
Fazer uma seleção de frases de Jung e colocá-las agrupadas sob um título escolhido pelo organizador, soa como um manual de auto-ajuda, e tira muito a força de Jung nas suas extensas narrativas, onde o contexto total é que faz um sentido maior. O título “Conselhos para uma vida de sucesso”, usado para o último agrupamento, chega a soar esquisito, para quem conhece alguma coisa da obra de Jung.
O mais grave do livro é que na segunda parte dele, após cada citação, aparece um número entre parêntesis e sobre ele nada é dito. No final do livro não existe nenhuma lista numerada que poderia nos levar, por intuição e associação, a uma correspondência. Com a curiosidade aguçada fui à “Lista de Fontes”, no final do volume e numerei-a cuidadosamente. Depois fiz algumas comparações com os números das citações e as ‘obras completas’ de Jung. Tive a surpresa de ver que batiam. Para uma editora do porte da Palas Athena a ocorrência é no mínimo lastimável.
Nas 40 páginas sobre a vida de Jung, o autor comete vários escorregões que não cabem discutir aqui. Para saber sobre a vida de Jung já temos bons livros em português, traduzido ou não e este não vai fazer falta.
Paulo Costa de Souza
Comentários