Se você trabalha com marketing, já deve ter se perguntado como o público reage a estratégias de geração de leads e quais são os canais mais eficientes em atrair visitantes para o seu site.
Para responder às suas perguntas, a Leadster, Rock Content e Hubspot lançaram o Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023. O estudo analisou mais de 2 mil sites, 150 milhões de acessos e 2,6 milhões de leads gerados para entender como anda a geração de leads no país.
Entre os resultados, o que parece chamar mais a atenção é aquele que coloca o canal orgânico como principal fonte de tráfego.
A seguir, confira alguns insights úteis que extraímos da pesquisa e que você pode aproveitar para basear a estratégia de geração de leads da sua empresa.
Canais com maior tráfego
O canal orgânico é o que leva mais acessos a sites de empresas brasileiras, representando 35,29% do total de acessos, como mostra o gráfico abaixo, retirado do Panorama.
Esse canal é a fonte daquelas visitas conquistadas de maneira espontânea, sem o uso de anúncios. Acontece, por exemplo, quando você pesquisa “o que é marketing de conteúdo” no Google e acessa o blog da Rock Content, que aparece no topo dos resultados de busca.
Em seguida, o Google Ads aparece com 26,66% dos acessos, que vieram de campanhas pagas criadas na plataforma.
O canal direto aparece em terceiro, com 12,93%, e representa os acessos vindos de redes sociais, arquivos offline e do próprio acesso direto, quando o usuário digita o site na barra de endereço do navegador.
Enquanto o Meta Ads, que representa anúncios no Facebook e Instagram, aparece com 5,87%, o LinkedIn Ads tem apenas 0,05% dos acessos.
Tráfego orgânico por segmento
Quando partimos para uma análise desses acessos por segmentos de mercado, o poder do canal orgânico torna-se ainda mais expressivo, podendo representar quase 50% dos acessos aos sites das empresas analisadas na pesquisa.
A seguir, confira a porcentagem de acessos que o canal orgânico representa para alguns dos principais segmentos de mercado:
Agências: 38,07%Softwares: 38,32%Serviços: 41,01%Financeiro: 43,25%Educacional: 48,95%
Esses números são expressivos e mostram a eficiência do canal orgânico em atrair a atenção do público e levá-lo até o site de uma empresa. Mas, como investir nesse canal e pensar em estratégias eficazes para otimizá-lo? É o que você vai ler a seguir.
Como investir em canais orgânicos?
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que os canais orgânicos permitem levar pessoas para o seu site sem a necessidade de investir em mídia paga.
O usuário irá encontrar o seu site ao fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca e receber uma lista de sites que, provavelmente, têm a resposta para sua dúvida, considerando a intenção da busca desse usuário. E o seu site precisa estar nos resultados de busca quando o usuário pesquisar por termos relacionados ao seu mercado, serviço ou produto.
Planejar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, alinhada aos objetivos do negócio e baseada em conteúdo de qualidade é o primeiro passo para aproveitar melhor o canal orgânico.
Colocar em ação técnicas de SEO, seja para otimizar o conteúdo que você já tem ou para determinar quais palavras-chave e intenções de busca a sua estratégia deve contemplar, é outro passo em direção a resultados ainda melhores nesse canal.
Investir em canais orgânicos significa investir nos canais que sua empresa tem controle, como o seu site e o seu blog. É claro que criar um blog, colocar em prática uma estratégia de conteúdo e realizar otimizações é um trabalho que requer tempo e orçamento interno.
No entanto, ao produzir e publicar um artigo de blog, você consegue gerar resultados a médio e longo prazo. Enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você paga por ele — e o valor da mídia paga tem encarecido nos últimos anos.
É importante lembrar que educar o usuário e guiá-lo até o momento da decisão de compra são etapas essenciais de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. Após a etapa de atração, é preciso manter os investimentos na qualidade dos conteúdos e na sua diversidade de formatos, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão.
Confira a pesquisa na íntegra
O Panorama também traz uma série de outros dados, úteis para basear suas estratégias de Marketing. Entre eles, estão:
índice de maturidade digital das empresas brasileiras;taxa de conversão por canal, segmento e dispositivo;acessos por dispositivo, navegador e sistema;número de leads por canal;e muito mais.
Quer ver o report na íntegra, com dezenas de dados atualizados sobre o comportamento dos usuários no Brasil? Acesse o Panorama de Geração de Leads 2023 e tenha acesso a dados para otimizar a sua estratégia de geração de leads.
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Fonte do artigo:
Rock Content – BR
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