E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Inteligência artificial e marketing de conteúdo: entenda os impactos
1 de maio de 2023

Se você não passou 500 dias em uma caverna, sem contato com a sociedade, sabe que a Inteligência Artificial (IA) tomou conta do debate nas redes sociais e blogs.

É quase impossível passar pela linha do tempo do LinkedIn ou do Instagram sem dar de cara com um post com 54686531 prompts incríveis ou uma lista enorme de ferramentas de IA que você precisa conhecer.

A novidade deixa produtores de conteúdo apreensivos. Afinal de contas, é possível substituir esses profissionais e criar conteúdo por meio de ferramentas que criam textos, imagens e vídeos?

Inteligência Artificial produz conteúdo?

Soluções de IA generativa já fazem parte das ferramentas disponíveis para profissionais e marcas que querem produzir conteúdo, seja um blog post, um vídeo ou um ebook.

Por meio delas, é possível pesquisar um determinado assunto com mais rapidez, criar rascunhos, extrair novos argumentos, receber opções de títulos, transformar áudio em texto e vice e versa… As possibilidades são inúmeras.

No entanto, a IA é apenas mais uma opção na caixa de ferramentas de quem sabe quais objetivos quer atingir por meio do marketing de conteúdo. Uma opção e tanto, que pode tornar o processo mais eficiente quando bem utilizada.

Mas a IA é apenas uma ferramenta. Por mais que sejam inteligentes, esses recursos não dominam as nuances da linguagem e da condição humana. Portanto, não são capazes de produzir, sozinhos, conteúdo de qualidade.

Quando o assunto é criação de conteúdo, o ser humano continua sendo necessário de ponta a ponta nesse processo.

Erros, textos genéricos e questões éticas

Ferramentas de conversação baseadas em Inteligência Artificial Generativa, como o ChatGPT, já apresentaram erros e inconsistências. Não raro, essas ferramentas entregam informações distorcidas, fatos inverídicos e até demonstram comportamentos inadequados.

As IAs generativas baseadas em grandes modelos de linguagem (do inglês Large Language Models, ou LLM) são treinadas com milhares de informações, seja texto, imagem, voz ou dados estruturados. Para entregar resultados que façam sentido, são capazes de buscar referências, analisar contextos e conectar informações. Mas isso é suficiente para substituir o trabalho humano?

As IAs entregam textos que nos surpreendem porque foram criados por um robô. Se o mesmo conteúdo fosse criado por um profissional de Marketing, provavelmente ficaríamos desapontados com a falta de profundidade e originalidade.

O que as IAs generativas entregam é um resultado minimamente coerente, baseado nas informações que foram usadas para treiná-la. E aqui surge mais um problema, dessa vez relacionado ao seu uso ético.

Se uma IA usa obras de um ilustrador para gerar suas próprias artes, estaria praticando plágio? IAs generativas são treinadas com conteúdo que, muitas vezes, são protegidos por direitos autorais. Quando pensamos que o resultado desse processo pode ser usado com finalidade comercial, essa questão se torna ainda mais polêmica.

Ferramentas como o Firefly, da Adobe, já prometem gerar imagens baseadas apenas em conteúdo livre, mas essa ainda é uma discussão que deve ganhar novos capítulos nos próximos meses.

Inteligência Artificial como ferramenta

A tecnologia vai continuar evoluindo e trazendo inúmeras possibilidades para a criação de conteúdo e outras atividades de marketing. Mas é preciso ser estratégico e entender os prós e contras em sua utilização.

Empresas que estão apostando em conteúdo gerado por IA, no final das contas, estão trocando conteúdo de qualidade por conteúdo genérico e sem profundidade. O resultado pode ser desastroso não só para a estratégia, mas para a imagem e posicionamento das marcas.

O consumidor moderno é exigente, tem acesso a informação e mais poder na decisão de compra. Por isso, espera encontrar conteúdo cada vez mais personalizado e útil para suas necessidades e desejos. E para corresponder a essas expectativas, é preciso ir em direção à humanização das estratégias de Marketing — não o contrário.

Quer aprender mais sobre o assunto e saber o que fazer ou não na hora de inserir IA no seu processo de criação de conteúdo? Acesse agora o ebook “O Impacto da Inteligência Artificial no Marketing de Conteúdo“!

The post Inteligência artificial e marketing de conteúdo: entenda os impactos appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.