O Google lançou, na última semana, a atualização de avaliações de abril de 2023 que tem um foco bem forte na experiência. A nova documentação da Central de Pesquisa do Google fornece diversas orientações sobre o tipo de conteúdo que o algoritmo do sistema de avaliações está procurando e foi divulgada no dia 12 de abril na conta oficial do Google Search no Twitter.
Atualização das avaliações
O Google mudou o sistema de avaliações de produtos para apenas sistema de avaliação, mostrando que a nova documentação se aplica a todos os tipos de avaliações e agora também inclui a análise de:
Serviços e negócios;Destinos;Mídia (por exemplo, jogos, filmes).
O Google chegou até a reformular seu artigo sobre como escrever avaliações de alta qualidade, que fornecia orientações sobre “avaliações de produtos” e agora passa a ser aplicado a todos os tipos de avaliações.
Sempre priorizando o foco na experiência, a documentação incentiva que os editores demonstrem evidências da experiência através de recursos além de somente avaliações na forma escrita que mostram que o produto foi realmente manuseado, testado e usado.
Esses outros recursos podem ser no formato de:
Fotos;Áudios e vídeos;Links para evidências de experiência;Links para outros recursos úteis (seus ou de outros sites) que ajudem o leitor a tomar uma decisão;Medições de desempenho do produto/serviço;Comparação com concorrentes;
Essa nova atualização eleva o patamar das análises e ajuda os usuários a decidirem por compras mais seguras e que realmente atendam suas necessidades, fazendo também com que os consumidores façam resenhas mais sinceras sobre produtos e serviços e se preocupem com a qualidade das suas informações.
“O sistema de avaliações funciona para garantir que as pessoas vejam avaliações que compartilham pesquisas aprofundadas, em vez de um conteúdo superficial que simplesmente resume um monte de produtos, serviços ou outras coisas.” – Sistema de avaliações da Pesquisa Google
Acredito que até agora você já entendeu o quanto essa atualização pode ser útil para os consumidores, não é mesmo? Mas no que isso afeta os profissionais de SEO?
Segundo Glenn Gabe, consultor de SEO da G-Squared Interactive, a atualização de análises de produtos evoluindo para a atualização de avaliações pode sinalizar que está um passo mais perto de ser incorporada ao algoritmo de classificação central do Google.
Por isso, vai ser importante que os profissionais de marketing continuem de olho nessa atualização para entender o quanto isso pode afetar os resultados dos sites gerenciados. Se seu site publica qualquer tipo de conteúdo de review, uma boa forma de entender melhor como essa atualização afeta seu site é verificar se seu tráfego orgânico melhora, diminui ou permanece o mesmo após a atualização.
Isso se aplica especialmente a sites com idiomas em inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, vietnamita, indonésio, russo, holandês, português e polonês. Portanto, se você tiver reviews em algum desses idiomas, ele poderá ser afetado pela atualização das avaliações (independentemente do país).
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