E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Comportamento do consumidor: o que muda em 2023 e como adaptar sua estratégia de marketing
15 de abril de 2023

Quando falamos de comportamentos, estamos falando de algo mutável, que sofre influências e nem sempre permanece o mesmo, certo? E quando falamos especificamente sobre comportamento do consumidor, o quadro não poderia ser diferente.

Com isso em mente, é importante acompanhar constantemente essas variações de comportamento para garantir que estejamos atualizados sobre como nossos clientes estão comprando, principalmente para garantir que nós (e nossas estratégias de marketing) continuemos atendendo às suas necessidades.

The State of Consumer Trends, um estudo conduzido pela Hubspot Blog Research, descobriu as últimas tendências, preferências e comportamentos do consumidor que mudaram de maio de 2022 até agora.

E para entender melhor todo o cenário de mudanças, em todas as gerações, eles entrevistaram:

+ de 1.000 indivíduos nos EUA, incluindo Gen Z (18-24), Millennials (25-34), Gen X (35-54) e Baby Boomers (55+).

Como você pode imaginar, a pesquisa revelou ótimos insights a serem considerados no planejamento da estratégia de marketing para 2023.

Mal posso esperar para compartilhar com você os principais aqui neste artigo!

Quais são as maiores mudanças de comportamento do consumidor?

1. As experiências mobile são imprescindíveis para todos os negócios

Uma pergunta rápida, só por curiosidade: em qual dispositivo você está lendo esse texto? Se você está lendo no seu telefone ou em qualquer outro dispositivo móvel, você não está sozinho.

De acordo com o estudo da Hubspot, 56% dos entrevistados usam celulares mais do que qualquer outro dispositivo para realizar pesquisas online.

E esse não é um comportamento novo entre os consumidores — em 2021, as pessoas passaram um terço de suas horas acordadas em seus telefones, o que representa um aumento de 30% no uso desde 2019.

Você provavelmente acha que a Geração Z lidera o número nesta pesquisa móvel, certo? Mas, surpreendentemente, o The State of Consumer Trends descobriu que:

os Millenials são a geração mais propensa a usar seus celulares — com 74%.mas, em termos de uso para comprar coisas online, a Geração Z ainda é o Público de Ouro — falaremos mais sobre isso em breve, fique ligado!

Como você pode ver, o celular veio para ficar, e isso é um fato. Se você e sua empresa ainda não pensam na experiência mobile que estão proporcionando aos seus clientes, concordamos que já passou da hora de começar a pensar nisso?

Existem muitas táticas de mobile marketing e diferentes formatos de conteúdo que você pode explorar para ver qual deles está mais alinhado com seu público. Para dar o primeiro passo, você pode começar a dar uma olhada no seu site, por exemplo, para garantir que ele seja compatível com dispositivos móveis.

2. As compras em redes sociais estão se tornando mais populares entre os consumidores

Ok, neste ponto do artigo já sabemos que as pessoas estão escolhendo os dispositivos móveis como a plataforma preferida para comprar coisas online.

Mas, onde eles estão comprando? De acordo com o Hubspot Blog Research, a resposta está nos aplicativos de mídia social — Facebook, Instagram, Youtube e Tiktok, mais especificamente.

Outro estudo relacionado ao Social Media Trends 2023, realizado pela Hootsuite, também corrobora esta afirmação: as pessoas estão se sentindo confortáveis usando as plataformas de mídia social e os números estão aumentando.

De acordo com o Social Media Trends 2023, mais da metade dos Millennials e da Geração Z têm influências de mídia social ao fazer compras online, e a Geração Z já usa o TikTok mais do que o Google para pesquisar coisas.

A experiência in-app é a razão do grande crescimento: é muito mobile-friendly e tem interfaces fáceis de usar, dando confiança a quem o usa. Mas nem tudo são flores nas redes sociais — uma má experiência do cliente pode tornar o comércio social impopular.

Você precisa garantir uma ótima experiência e isso inclui não apenas a experiência no aplicativo em si, mas também o suporte ao cliente que você oferece após e durante as vendas.

Também é fundamental a harmonia entre seus canais de vendas — para garantir uma experiência de cliente padronizada onde quer que seu cliente esteja comprando.

Além das compras no aplicativo, outro grande insight do The State of Consumer Trends é sobre a comunidade: construir comunidades online tem se mostrado uma estratégia forte e consistente para engajar clientes e audiências sociais.

De acordo com o estudo, 19% dos usuários de redes sociais pesquisados aderiram a uma comunidade online, e já podemos ver isso sendo colocado em prática no mercado.

Grandes players como Whatsapp, por exemplo, estão investindo em lançamentos de recursos de comunidade ultimamente, confirmando que uma comunidade pode ser um aliado nas estratégias de Marketing.

3. As pequenas empresas estão ganhando mais apoiadores do que nunca

Os efeitos posteriores da pandemia podem estar aparecendo por aí. Uma das maiores mudanças que os dados do estudo da Hubspot mostraram está relacionada aos apoiadores de pequenas empresas.

Em maio de 2022, até 8% dos consumidores escolheram um produto por ser feito por pequenas empresas. Neste ano, o número cresceu para 42% dos consumidores.

Esta é uma grande conquista para as pequenas empresas e a chance de começar a investir em sua presença online. Se você tem um pequeno negócio, é importante ter em mente uma coisa: os consumidores já querem comprar de você, por isso é importante garantir que eles o encontrem com facilidade e você garantirá uma experiência mais fácil para eles.

Ter uma estratégia de Marketing não é apenas para as grandes empresas — as pequenas empresas também podem tirar proveito disso. Por exemplo, o Local SEO pode ajudar o consumidor a encontrar o que precisa na busca do Google, já que essa estratégia ajuda a destacar as empresas nas buscas locais.

4. Os consumidores estão comprando de forma mais consciente

Por último, mas não menos importante, os consumidores estão apoiando as empresas com responsabilidade corporativa — o que também pode ser uma das razões para apoiar as pequenas empresas. Pois é mais fácil garantir que sua produção seja sustentável, e que os proprietários possuam responsabilidade social com a comunidade que os cerca.

Assim, antes de escolher uma empresa para comprar, os consumidores têm cada vez mais o hábito de verificar as posições políticas sobre os assuntos que lhes interessam. Por exemplo, sustentabilidade, justiça racial, iniciativas de mudança climática e direitos LGBTQ+.

A representatividade é hoje um dos fatores decisivos na jornada do cliente — as pessoas compram das empresas que as representam, investindo e se preocupando com as causas que são importantes para elas.

Isso significa que as marcas precisam prestar atenção em como promovem a diversidade e a inclusão e expressam publicamente seu apoio a causas sociais.

E isso precisa ser genuíno. Lembra quando falamos sobre comunidades e crescente engajamento nas redes sociais? Os consumidores, mais do que nunca, estão acompanhando as marcas na internet, principalmente aquelas com as quais se relacionam.

Portanto, eles saberão se a marca realmente investe e acredita em causas específicas, ou se é apenas maquiagem para ganhar alguns seguidores — nesse caso, a coisa pode ficar um pouco feia.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

The post Comportamento do consumidor: o que muda em 2023 e como adaptar sua estratégia de marketing appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.