E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Escalando a produção de conteúdo na Rock Content: nosso processo explicado passo a passo
13 de abril de 2023

Se você conhece a Rock Content, provavelmente já sabe que somos um dos melhores quando o assunto é criação de conteúdo, sem falsa modéstia.

Temos blogs em inglês, português e espanhol que ultrapassam 8 milhões de acessos mensais. E qual o segredo por trás disso?

Primeiro, como profissionais de marketing da Rock Content, temos a sorte de promover uma empresa de Marketing de Conteúdo de primeira linha com ferramentas e recursos excepcionais.

Isso facilita muito a tarefa de escalar conteúdo com alta qualidade mantendo o foco no crescimento orgânico.

Portanto, neste post, não discutirei dicas e técnicas de SEO. Vou fornecer uma explicação detalhada de nossas operações e como criamos conteúdo em escala, misturando:

conteúdo SEO;jornalismo de marca;conteúdo interno;conteúdo terceirizado.

Nossa estrutura de equipe de conteúdo

Trabalhamos com uma estrutura enxuta que consiste basicamente em duas equipes pequenas em nosso time de conteúdo:

Equipe de mídia;Equipe de SEO.

Cada equipe é responsável por um tipo diferente de conteúdo.

A Equipe de Mídia

Ao pesquisar informações on-line, você geralmente tem duas opções:

Pesquisa uma palavra-chave e encontra os sites que melhor respondem à sua pergunta;Vai diretamente a um site confiável e seguro para obter respostas.

É aqui que entra a Equipe de Mídia.

Nosso foco nesta equipe é produzir conteúdo que não seja bom apenas para os mecanismos de busca, mas também reforce a autoridade da marca Rock Content e incentive nosso público a nos procurar para obter os tópicos mais recentes em marketing de conteúdo.

Essa equipe é responsável por criar conteúdo sobre assuntos atuais, artigos de opinião, colunas, jornalismo de marca e qualquer outro tipo de conteúdo que não seja necessariamente focado em SEO. No entanto, esses conteúdos também geram tráfego orgânico.

Atualmente, contamos com três integrantes na equipe: uma especialista em audiovisual e dois editores/roteiristas que trabalham juntos para construir conteúdos em inglês, português e espanhol.

Embora tenhamos dois grandes escritores nesta equipe, é impossível para eles lidar com todo o volume de conteúdo que construímos. Por isso nos concentramos na edição e pesquisa e confiamos a redação a dois grupos de escritores:

1 – Rockers: exploramos a expertise de nossos próprios funcionários para criar conteúdo. Embora escrever conteúdo não faça parte de suas responsabilidades diárias, eles se sentem atraídos a contribuir com nosso blog e ganhar em troca uma marca pessoal e profissional.

Confesso que, apesar de trabalhar em uma empresa de marketing de conteúdo, ter um bom volume de conteúdo construído pelos funcionários não é tão fácil assim.

Por isso contamos com o segundo grupo de redatores para escalar a produção de conteúdo:

2 – Rede de talentos da WriterAccess: é com o trabalho de nossos freelancers que criamos um alto volume de conteúdo sem perder a qualidade.

Você pode pensar; como os freelancers podem escrever um bom jornalismo de marca ou conteúdo de opinião?

É aí que entra o talento do Rapha e da Vanessa, nossos editores de conteúdo. Você ficaria surpreso com o poder de uma pauta criativa bem elaborada.

É muito melhor aproveitar o tempo deles para fazer pesquisas minuciosas sobre temas, referências e entrevistas para construir um briefing diferenciado ao invés de torná-los um gargalo no processo de produção de conteúdo.

Se você combinar o talento deles com a criatividade de mais de 15.000 mestres da escrita à sua disposição, poderá obter muito conteúdo excelente sem perder qualidade.

Nossos freelancers do WriterAccess são uma ótima escolha para qualquer tipo de conteúdo.

Eles têm uma vasta experiência em diferentes áreas e podem fornecer as melhores soluções para suas necessidades com eficiência.

Além disso, eles têm a mentalidade certa na hora de criar conteúdo que corresponda ao tom de voz, aos valores e aos objetivos da sua marca, para que você não precise se preocupar com a qualidade.

A Equipe de SEO

Se usamos a rede de talentos WriterAccess para escalar a produção de conteúdo da Equipe de Mídia, para a Equipe de SEO isso é absolutamente obrigatório!

Como eu disse anteriormente, temos sorte de trabalhar com marketing para uma empresa de marketing de conteúdo.

Por outro lado, também enfrentamos profissionais de marketing talentosos de outras empresas em um ambiente altamente competitivo.

Um fator chave em nossa estratégia de SEO é produzir um alto volume de conteúdo de qualidade; e seria impossível entregar o que precisamos sem o esforço de nossa rede de talentos.

Nossa estrutura da Equipe de SEO é semelhante à Equipe de Mídia: três editoras de conteúdo/especialistas em SEO experientes: Diana, Iasmine e Júlia e mais de 15.000 talentos do WriterAccess para nos ajudar a escalar nossa produção de conteúdo.

Nossa equipe interna é responsável pela estratégia, fazendo a pesquisa de palavras-chave, identificando oportunidades de otimização e construindo nosso calendário de conteúdo de SEO.

Assim, com o calendário editorial pronto, a principal tarefa da equipe de SEO é criar briefs e enviá-los aos nossos freelancers por meio da plataforma WriterAccess.

A WriterAccess torna a produção de conteúdo mais fácil do que nunca. Com modelos e diretrizes de briefing, podemos garantir sem esforço que o tom de voz padrão da nossa marca seja atendido.

Também podemos criar nossas personas e nosso mapa da jornada do cliente para garantir sempre uma experiência consistente de criação de conteúdo.

Além disso, a WriterAccess fornece conjuntos de regras personalizados a serem seguidos — apenas outra maneira de nos ajudar a manter as coisas organizadas.

O processo de operação de conteúdo na prática

Ok, explicamos a lógica por trás do nosso processo, mas como ele realmente funciona?

Vou detalhar o processo e dar alguns exemplos para você entender melhor.

O Calendário Editorial

O primeiro passo da nossa estratégia de conteúdo é definir naturalmente o que será publicado no próximo mês.

Para começar, deixe-me explicar as principais diferenças entre minhas equipes.

A Equipe de Mídia lida com:

notícias;trending topicsbriefs de conteúdo todas as semanas.

Enquanto a Equipe de SEO se concentra no planejamento de um calendário editorial mensal para conteúdo perene com base na pesquisa de palavras-chave.

Mesmo que as equipes trabalhem de forma diferente no processo, ambas utilizam um calendário editorial para estruturar e organizar o que deve ser feito!

Você pode baixar gratuitamente nosso Kit Calendários de Marketing 2023, e organizar sua produção de conteúdo.

Este é um dos passos mais importantes que realizamos em nossa plataforma. O restante do processo é gerenciado com um fluxo de trabalho no WriterAccess.

As Pautas/Briefs

Como mencionei antes, você ficaria surpreso com o poder de uma boa pauta, então essa é uma parte crucial do nosso processo.

Para facilitar, vou compartilhar aqui 2 exemplos de pauta/briefs:

Uma pauta de conteúdo para mídia (em inglês) e o artigo localizado criado a partir dela: Por que a aquisição de 9,2% do Twitter por Musk é uma discussão importante sobre a liberdade de expressão?Uma pauta de conteúdo de SEO e o artigo criado a partir dele: Tem habilidades de redação freelance? Aqui estão 11 habilidades que você precisa para ter sucesso como redator freelancer (em inglês).

Apesar de termos ótimos escritores de SEO dentro da plataforma Writer Access, ninguém entende melhor a estratégia de SEO do que nossa própria equipe.

Nossos briefs bem elaborados nos permitem o alinhamento com nossos freelancers para receber deles textos que atendam às nossas expectativas.

Produção de conteúdo: tornando a rede de talentos parte do nosso time

Depois que o conteúdo estiver pronto, podemos solicitar revisões ou aprová-lo e seguir com o processo.

O melhor de terceirizar a produção de conteúdo com a WriterAccess é tornar os talentos freelancers parte de nossa equipe.

Nós não apenas delegamos a criação de conteúdo e seguimos em frente, nós realmente nos preocupamos com os freelancers e os fazemos sentir que são nossos colegas de trabalho.

Então, além de fornecer bons briefings, também precisamos dar feedback aos nossos talentos.

A WriterAccess nos permite dar o máximo de feedback necessário para alcançar os resultados esperados.Usamos o Copyscape para verificar todos os conteúdos produzidos pela WriterAccess contra plágio.Qualquer conteúdo duplicado encontrado é destacado junto com sua URL original.Na maioria das vezes, o Copyscape identifica nosso próprio conteúdo ou um conteúdo de origem referenciado, mas como nem sempre é o caso, essa ferramenta nos ajuda a garantir que nosso conteúdo seja 100% original

O conteúdo também é verificado quanto à qualidade usando a ferramenta Análise de Linguagem, que fornece resultados sobre a legibilidade do conteúdo usando 3 métricas:

Flesch;Kincaid;Gunning Fog.

Sempre que aprovamos o conteúdo, precisamos avaliar o talento de acordo com nossas expectativas e também temos a opção de enviar uma nota para fornecer feedback adicional.

É assim que a WriterAccess garante que seus talentos atendam às expectativas dos clientes.

Como a plataforma nos permite enviar uma pauta clara, fazer/responder perguntas e solicitar revisões, a taxa de sucesso da WriterAccess por projeto está atualmente em incríveis 99,97%.

Após realizar essas ações de controle de qualidade, podemos agrupar nossos redatores em equipes, escolher nossos preferidos e segmentá-los por área ou especialidade, o que realmente otimiza o processo e melhora a qualidade do conteúdo ao longo do tempo.

Publicação de conteúdo

Agora vem a parte mais fácil. Usamos a integração do WordPress para postar o conteúdo diretamente em nosso blog. Você também pode usar outras ferramentas de integração, dependendo do seu stack de marketing:

E… as ferramentas de IA?

Bem… para ser honesto, estamos cientes do uso crescente da IA no mundo do marketing. Na verdade, a WriterAccess possui ferramentas de IA para auxiliar o processo de criação de conteúdo.

Por exemplo, nosso AI Powered Style Metrics Matcher, com patente pendente, ajuda os clientes a identificarem redatores que combinam com o tom e o estilo de sua marca.

Nossa ferramenta Topic Finder, agora em versão beta, usa IA para ajudar os clientes com sugestões de tópicos com base em pedidos anteriores.

Na Rock Content, monitoramos de perto os avanços, testamos editores de conteúdo com inteligência artificial junto com software de edição de imagem e vídeo.

Em muitos casos, as ferramentas de IA estão realmente ajudando os criadores de conteúdo a aprimorarem seu trabalho criativo.

No geral, a IA vem com riscos e oportunidades. No marketing, quando usada com as intenções certas e supervisão humana, a IA é uma ferramenta poderosa no arsenal de uma marca.

A IA potencializa a criação de conteúdo, ao mesmo tempo em que torna o conteúdo feito pelas pessoas mais valioso. É fato que nada jamais substituirá o toque humano.

Gostaria de começar a usar IA na sua produção de conteúdo? Bem, sugiro solicitar pequenos copys, pedir uma variação de título, sugestões de temas ou uma pequena revisão de conteúdo.

Temos trabalhado em várias soluções de IA para aprimorar a produção de conteúdo e reunir o melhor dos dois mundos, IA e criatividade humana.

Afinal, voltando à primeira pergunta deste post: qual o segredo para a Rock Content ser uma das melhores no marketing de conteúdo?

Como quase tudo no mundo do marketing… não há segredo para o sucesso. É preciso:

um bom processo operacional;uma rede de talentos para auxiliar nosso time interno;disciplina para executar e fazer o processo funcionar.

Se você quiser entender melhor como usar a WriterAccess em sua operação de conteúdo, experimente tudo o que temos a oferecer com um teste gratuito de 14 dias.

The post Escalando a produção de conteúdo na Rock Content: nosso processo explicado passo a passo appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.