Falar do iFood é falar em grandes números. Líder no mercado na entrega de alimentos, bebidas e outros itens de consumo, a empresa hoje conta com presença em todo o país e é uma das marcas mais reconhecidas pelos brasileiros.
No entanto, manter e expandir esse sucesso depende de muito mais do que um serviço de excelência. Na era digital, é fundamental ter uma relação com o mercado, incluindo parceiros, baseada em conteúdo útil, confiabilidade e storytelling.
Para que você entenda melhor essa relação, convidamos Leandro Resende, Analista Sênior de Conteúdo, para contar sobre a parceria entre iFood e Rock Content que fez a empresa crescer em audiência. Confira!
A busca por conexões com os parceiros
Poucas empresas no Brasil podem exibir um padrão de crescimento tão impressionante quanto o iFood. Fundada em 2011 no formato de guia impresso de cardápios, não precisou nem de uma década para se transformar em uma das marcas mais importantes para o setor de alimentação no Brasil.
Este processo, que culminou com operação em mais de 1.200 cidades do país e mais de 300 mil restaurantes parceiros, foi realizado à base de inovação e entrega de um serviço vantajoso para as empresas, ao mesmo tempo que prático para os clientes.
Porém, como Leandro nos conta, esse crescimento se deu em um momento de transição: na década de 2010, as relações comerciais de serviços digitais ganharam novas oportunidades de aprofundamento.
Assim como os consumidores, os donos de empresa também demandam por uma conexão mais próxima com essas plataformas, conhecimento e participação em parcerias. Além disso, esperam respostas rápidas e claras sobre questões de uso da plataforma.
“Basicamente a gente atuava somente com CRM, não tínhamos ainda, por exemplo, redes sociais voltadas para os restaurantes e demais negócios parceiros”, Leandro comenta. “O iFood não era encontrado por suas fontes oficiais. Se alguém procurasse no Google como fazer algo dentro da plataforma do iFood, outro canal estava respondendo aquilo”.
Ou seja, mesmo com a liderança de mercado, o iFood encontrava uma deficiência em três pilares do branding moderno:
comunicação constante e estruturada;confiança na marca;controle de narrativa.
“Percebemos que haviam muitos outros canais e influenciadores falando sobre o iFood, explicando como funciona, como vender, só que o iFood não era proprietário da comunicação de nenhum desses canais.”
Ainda mais durante a pandemia, quando o delivery se tornou uma verdadeira oportunidade de consolidação no setor, muitos influenciadores passaram a produzir conteúdo independente sobre como vender mais, como aproveitar a plataforma.
Nesse momento, a equipe gestora sentiu a necessidade de estruturar seus canais de comunicação para os empreendedores do setor. Foi a partir dessa dor que surgiu o blog iFood para Parceiros, o canal do YouTube e o Instagram, onde mostram de maneira mais clara e engajadora sobre a experiência de restaurantes e demais negócios parceiros.
A parceria com a Rock Content
Segundo o profissional do iFood, a escolha de parceria com a Rock Content foi objetiva. “Foi feita uma pesquisa de mercado para entender custos, propostas comerciais, benefícios de cada um dos fornecedores, e a Rock Content acabou sendo escolhida”.
Leandro também aponta a credibilidade da futura parceira dentro do time de marketing, já que a Rock Content é a empresa que consolidou o Marketing de Conteúdo no Brasil e que hoje é referência global.
Com o início dessa relação, toda a estratégia de audiência online com negócios parceiros foi construída do zero: a criação do blog se tornou um pilar para reconstrução da comunicação também nas redes sociais.
O destaque desse processo para Leandro foi a velocidade com que o plano foi criado e executado. Desde o primeiro passo de mapeamento até o início da produção e distribuição de conteúdo para empreendedores, foram apenas dois meses.
Veja um exemplo de ação feita com o blog iFood para Parceiros como centro de informação e engajamento com a plataforma:
“Lançamos algumas promoções ao longo de 2022, como a promoção do Dia da Pizza. As pizzarias mais bem avaliadas no dia da pizza receberam um prêmio de reconhecimento do iFood. O blog foi o canal que usamos para divulgar, apresentar a promoção, passar as regras, os direcionamentos e por onde anunciamos depois os ganhadores.”
Leandro continua falando sobre a versatilidade e eficiência desse tipo de comunicação: “Tem tantas funcionalidades e possibilidades dentro do blog que o time interno começou a comprar a ideia e entender as oportunidades. Conseguimos atender diferentes clientes internos com esse canal de uma forma muito prática”.
O profissional também destacou a utilização do Stage, plataforma para hospedagem e gerenciamento de blogs da Rock Content feita totalmente em WordPress, como crucial para o gerenciamento e desempenho do blog como um todo. “Mesmo nos momentos em que a gente tem um pico maior, uma campanha, comunicação de CRM disparada — ações que trazem um tráfego maior —, o Stage se mostra estável.”
E os resultados? Bem, eles surpreenderam até a própria equipe do iFood esperava, tanto em rankeamento no Google quanto em volume de audiência.
Os resultados do iFood em audiência com conteúdo online
Além da estrutura de planejamento e produção da Rock Content, os resultados se dão muito pela percepção do time do iFood sobre a demanda por esse tipo de conteúdo online.
Foi a união perfeita entre visão de mercado de gestores e a expertise de produção que entrega aos parceiros material relevante, útil e impactante em seus resultados.
E quais foram eles? “Tínhamos definido alguns objetivos de tráfego conservadores, agressivos e muito agressivos, e já atingimos mais de 200% dos objetivos muito agressivos. É um canal que se consolidou muito rápido e temos identificado novos recordes mês a mês das métricas que monitoramos”.
Em outubro de 2022, o blog para parceiros do iFood bateu o recorde de 600 mil acessos. Em novembro, o número já pulou para 900 mil no mês. “Com apenas dez meses de nascimento do canal, podemos comemorar o alcance de um tráfego de quase 1 milhão de acessos no mês”, comenta Leandro.
E esse sucesso se expande para outros conteúdos que orbitam o blog da empresa. A taxa de conversão em newsletter e materiais ricos, como e-books, aumentou consideravelmente nos últimos meses.
Isso significa que não só o tráfego está aumentando, mas que o engajamento do público com o conteúdo do iFood é maior. Negócios parceiros não só entram para conseguir informações pontuais, mas se aprofundam na relação com a marca ao buscar maneiras de melhorar sua performance e utilizar com mais sucesso a plataforma.
E este é o maior diferencial da Rock Content: ir além da produção, criando um planejamento completo de relacionamento que abrace o público e crie um ambiente ideal para comunicação e construção de confiança online.
Como Leandro conclui, “o segredo é ter a Rock não como um produtor de conteúdo, mas como um parceiro estratégico para atingir os objetivos do negócio e acho que isso fica muito evidente nos processos de apresentação de resultados”.
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Fonte do artigo:
Rock Content – BR
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