De acordo com um estudo realizado pela Ipsos e pelo Google, o desejo do consumidor médio de manter o controle de seus dados pessoais ao interagir com as marcas das quais compra é mais importante do que o desejo de continuar comprando de suas opções preferidas.
Quase metade dos participantes (16.000 pessoas dos Estados Unidos, México, Canadá e Brasil) afirmaram que estariam dispostos a mudar de uma marca favorita para sua segunda opção se essa oferecesse uma melhor experiência de privacidade. A pesquisa também revelou que uma experiência de privacidade ruim com uma marca pode levar ao comprometimento da confiança nessa marca, especialmente a longo prazo.
Dito isso, uma das escolhas mais cruciais que você pode fazer como proprietário de uma empresa ou gerente de marca em 2023 é como você lida com os dados de seus clientes e aborda a privacidade em geral. Vamos discutir um pouco o que você deve saber a seguir.
Conquiste a confiança de seus clientes dando a eles controle sobre seus dados
Hoje em dia, os consumidores querem mais das marcas das quais compram do que apenas ótimos produtos e serviços incríveis nos quais podem confiar sua qualidade de vida. Eles também querem sentir que têm relacionamentos pessoais com suas marcas preferidas.
E quando você tem um relacionamento pessoal com alguém, querer também sentir que pode confiar informações confidenciais que escolheu compartilhar com essa pessoa é algo básico. Dito isso, os consumidores de hoje preferem marcas que não apenas levam a sério questões como privacidade, mas que também permitem que seus clientes decidam por si mesmos como seus dados são usados.
Essa preferência crescente está alinhada com outros aspectos da mudança mais ampla em direção à privacidade de dados no marketing. Os exemplos incluem a ênfase em experiências personalizadas do cliente e a eliminação gradual de cookies de terceiros em resposta às novas leis de privacidade.
Como oferecer uma maior sensação de controle aos seus clientes
Imagem sugerida: Fonte – Google
Um foco crescente na privacidade está em andamento há anos, e a abordagem atual do mundo do marketing aos dados é a prova disso. Por exemplo, é comum que os consumidores modernos possam fazer coisas como cancelar facilmente a inscrição em listas de email e decidir como (e se) as marcas usam cookies para rastrear seu comportamento.
No entanto, os proprietários de negócios experientes entendem que é preciso mais do que apenas controle real para fazer com que seus clientes sintam que têm a palavra final sobre seus dados. Eles também querem respostas sobre:
Por que eles estão sendo solicitados a compartilhar dados específicos em primeiro lugarQuando (e como) os dados estão sendo coletados delesQuais benefícios eles podem esperar receber em troca de compartilhar seus dados
De acordo com outra pesquisa realizada pelo Google em 2021, os consumidores de hoje desejam que seus negócios com suas marcas favoritas se encaixem nos seguintes critérios:
Eles querem que as interações tenham algum benefício
Os consumidores da era digital não gostam de se sentir “vendidos” quando se trata do material de marketing ao qual estão expostos e nem estão acostumados a isso. Além disso, essa abordagem não é realmente eficaz para inspirar as pessoas a entregar seus dados com satisfação.
O que eles querem são experiências significativas que sejam úteis, divertidas ou enriquecedoras, como conteúdo de marketing com valor suficiente para que não pareça conteúdo de marketing. Algumas maneiras de oferecer isso incluem personalizar a publicidade de acordo com os interesses de seus clientes, ajudando-os a economizar ou possibilitando que aproveitem melhor seu valioso tempo.
Eles querem transparência
Ninguém gosta de se sentir encurralado pelos esforços de publicidade ou divulgação de uma determinada marca. As pessoas precisam sentir que, no fim das contas, cabe a elas compartilhar suas informações com uma marca, e o material de marketing não será bem-vindo de outra forma.
Os consumidores da era digital demonstram os mais altos níveis de fidelidade à marca em relação a empresas que não têm medo de construir confiança sendo transparentes e diretas sobre as informações que coletam (e para que são usadas). Você pode seguir o exemplo evitando políticas de privacidade muito longas e oferecendo informações importantes em linguagem clara e concisa, que seja fácil de digerir.
Eles querem se sentir empoderados
As pessoas estão mais preocupadas com seus dados do que nunca porque não querem que eles sejam vendidos sem seu conhecimento ou mal utilizados. Lembre-se: seus clientes querem sentir que têm um relacionamento pessoal com sua marca e que você se importa com eles, e você não usa indevidamente informações que pertencem a alguém de quem você gosta.
Os consumidores são mais propensos a responder positivamente aos esforços de marketing quando podem opinar sobre como são contatados, com que frequência e em quais contextos. Eles também querem poder revisar (e ajustar) como seus dados estão sendo usados. Dê isso a eles, e eles estarão muito mais propensos a compartilhar com você.
Em 2023 e além, as campanhas de marketing mais bem-sucedidas darão aos consumidores a maior sensação de controle sobre o que compartilham (e quando). Isso é melhor realizado por meio de esforços de marketing que transmitem transparência, abertura e valor.
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