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Vazamento de fatores de ranqueamento do Yandex: o que importa para profissionais de SEO?
7 de fevereiro de 2023

Recentemente, o Yandex, mecanismo de busca russo construído como um “clone” do Google por seus ex-funcionários, sofreu um vazamento de dados onde foram revelados 1922 fatores de ranqueamento.

Ainda que também tenham muitas diferenças, os resultados do Google e do Yandex tem uma similaridade nos resultados de 70%.

Para profissionais de SEO, é um grande acontecimento, já que para entender como de fato alguns algoritmos funcionam vai muito além de uma informação básica como “façam conteúdos humanizados”. Sabemos que vai muito além disso, e entender como alguns desses fatores de fato funcionam, pode fazer toda a diferença em nosso dia a dia.

Ainda que os dois mecanismos de busca sejam similares nos resultados, eles são bem diferentes em relação aos fatores de classificação nas buscas. Se um fator no Yandex é “x”, no Google pode ser “y”. Então, cuidado com o uso dessas informações! Veja quais de fato podem ser úteis no seu dia a dia de trabalho e utilize ao seu favor.

Fatores de ranqueamento do Yandex

É possível ver todos os fatores de classificação do Yandex aqui. Sugiro que baixem esse arquivo, já que normalmente é dito que o Yandex pode tirar essas informações do ar. Apesar de serem 1.922 fatores, 244 foram categorizados como “não utilizados” e não são mais considerados pelo mecanismo. Além disso, 988 estão obsoletos. Portanto, 64% do documento não é utilizado de fato, mas não deixa de ter uma grande importância.

Além do conhecimento de SEO, é necessário conhecimento em códigos de programação para entender o documento de maneira mais aprofundada. No entanto, separei aqui alguns que podem ser interessantes:

Ranking da página: O PageRank é o primeiro fator de ranqueamento listado no documento. O Yandex utiliza o PageRank como um fator de classificação e, considerando como muitas táticas do “Google” funcionam, pode-se presumir que o Yandex PageRank funciona da mesma forma que o do Google.

Relevância do texto: Outro ponto importante e próximo ao Google é a relevância do conteúdo. O quão aquele conteúdo pode ser relevante para o usuário? É útil? 

Construção de URL: Os links são bem importantes no Yandex e isso está listado em mais de 130 fatores do mecanismo de busca. A URL deve conter relação semântica com a consulta do usuário, e além disso, e o uso de números no link pode ser negativo. Esses são apenas dois exemplos.

Alguns dos fatores de classificação diferentes do que estamos acostumados a ver são: 

número de visitantes únicosporcentagem de tráfego orgânicoclassificação média de domínio nas consultas

Para quem sabe inglês (e se não, pode usar a tradução do Twitter), Alex Buraks fez duas threads sobre esses e outros fatores de ranqueamento. Vale a pena dar uma olhada!

Leaked Yandex ranking factors analysis part 2, let’s go.

[🧵THREAD]

— Alex Buraks (@alex_buraks) January 28, 2023

You probably heard about Yandex, it’s the 4th biggest search engine by market share worldwide. Yesterday proprietary source code of Yandex was leaked.

The most interesting part for SEO community is: the list of all 1922 ranking factors used in the search algorithm

[🧵THREAD] pic.twitter.com/6x82AAmbON

— Alex Buraks (@alex_buraks) January 27, 2023

O que você achou? Acredita que é possível termos mais novidades em relação ao Yandex que podem fazer diferença? Poderemos ver cada vez mais estudos e notícias sobre isso logo logo. Acredito que não só na inteligência artificial que o Google deve ficar de olho, mas agora tem mais um “problema” no seu radar, já que o Yandex já está dando o que falar.

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