Depois de um 2022 muito conturbado e polêmico para o Twitter, já temos os primeiros sinais que nos mostram que talvez 2023 não será tão diferente para a rede do passarinho azul.
De acordo com o Financial Times, Elon Musk, o mais novo CEO do Twitter, está planejando fazer do Twitter uma plataforma de pagamento, indo além de qualquer coisa que poderíamos imaginar para o futuro dele.
Eu sei que é difícil imaginar o Twitter como uma plataforma de pagamento, principalmente quando todas as suas atualizações recentes, por mais malucas que fossem, eram sempre consistentes com a criação de conteúdo, que era o principal foco dele até agora. O polêmico botão de editar e várias outras mudanças que temos acompanhado ultimamente, todas elas em algum nível estão relacionadas ao conteúdo.
Só que parece que esse não é mais o caso. Em janeiro de 2023, o Twitter começou a trabalhar em um recurso chamado Coins, que vai permitir que os usuários apoiem os criadores na plataforma. Fazendo um esforço, esse recurso ainda está dentro do universo da criação de conteúdo, certo? O TikTok, por exemplo, lançou o Creator Found, com uma proposta bem parecida.
Mas, ainda de acordo com reportagem do Financial Times, Musk vai um pouco mais longe e quer que os usuários possam comprar coisas na plataforma, junto com a possibilidade de enviar dinheiro uns para os outros; não apenas para criadores. E é aqui, na minha opinião, que saímos completamente do universo da criação de conteúdo, e iniciamos um novo capítulo na história da plataforma.
Certo, mas o que isso significa para os profissionais de marketing e as marcas?
Essa novidade (e o novo capítulo do Twitter) pode demorar um pouco para começar, já que a empresa precisa passar por alguns passos burocráticos junto ao governo americano e precisa de licenças regulatórias antes de começar a operar como processadora de pagamentos. Mas, mesmo assim, o que essa mudança significa para profissionais de marketing e marcas, e até mesmo para criadores e usuários?
É difícil imaginar como será o Twitter em um futuro próximo e até mesmo qual será o objetivo dele. Ainda estamos falando de uma plataforma de criação de conteúdo, ou o foco será apenas em pagamentos? E caso tenhamos tudo acontecendo no mesmo lugar, tanto conteúdo quanto pagamentos, como será essa dinâmica?
Infelizmente, ainda não temos a resposta para essas perguntas. Ao investigar um pouco mais sobre o passado de Elon Musk, seu histórico com X.com e Paypal em 2000 e seu amor declarado por criptomoedas pode nos dar uma pista do que ele planeja fazer com o Twitter, mas, mesmo assim, tudo está ainda no campo das suposições.
Mas, curiosamente, podemos dizer que esse movimento do Twitter para começar a explorar recursos de pagamentos era previsível. Primeiro, não é segredo que Elon Musk está buscando oportunidades para tornar o Twitter lucrativo novamente, já que a plataforma perdeu muitos de seus principais anunciantes no ano passado. Em segundo lugar, esse movimento de “pagamentos in-app” também está acontecendo em outros grandes players do mundo digital: a Amazon está testando um feed de compras, com o objetivo de garantir uma experiência completa para o comprador dentro do app, e o TikTok também está explorando caminhos semelhantes.
Por enquanto, o Twitter ainda serve para criadores e marcas interagirem com seu público, portanto sua estratégia não precisa mudar drasticamente; e já há muito a ser explorado.
Mas quando chegar a hora de explorar esse novo recurso, não se esqueça de colocar seu cliente no centro de suas decisões. Como vimos neste artigo, não faltarão opções de pagamento no aplicativo, então será nosso papel como profissionais de marketing garantir a mesma experiência para o comprador em qualquer lugar que decidirmos explorar.
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