Recentemente, o Instagram lançou novos recursos visando trazer mais autonomia e controle para seus usuários, permitindo a personalização dos conteúdos do feed e até a possibilidade de dar uma “pausa” no app.
Divulgados no site da Meta e por Adam Mosseri, Head do Instagram, os novos recursos incluem um Modo Silencioso (Quiet Mode), palavras ocultas nas recomendações e a opção de seleção múltipla para marcar posts como “Não tenho interesse”.
“Essas atualizações fazem parte de nosso trabalho contínuo para garantir que as pessoas tenham experiências que funcionem para elas e que tenham mais controle sobre o tempo que passam online e os tipos de conteúdo que veem”, disse a empresa em um post no blog.
Para as marcas e criadores no app, é importante entender como estas ferramentas funcionam e como podem impactar o engajamento dos usuários nos conteúdos. Trouxemos todas as informações que você precisa saber para se preparar.
Quiet Mode, ou “Modo Silencioso”
Vamos começar pela atualização “Modo Silencioso”. Ao ativar esta função, o usuário literalmente “silencia” o Instagram pelo período de tempo que desejar.
Enquanto ativado, o app não enviará nenhuma notificação (seja alerta de curtidas, comentários ou compartilhamentos) durante um período estipulado pelo próprio usuário.
Este intervalo de tempo deverá ser definido manualmente, como na imagem abaixo:
A partir do momento em que este recurso estiver habilitado, o status do perfil do usuário é modificado para “No Modo Silencioso”. Caso esta pessoa receba uma DM neste período, o mensageiro será alertado que o usuário não está disponível através de uma mensagem automática avisando que o modo está ativado.
Também é possível saber se um contato está com o Modo Silencioso habilitado através do ícone de lua crescente em sua biografia e foto de perfil.
Ao sair do Modo Silencioso, o Instagram entregará um resumo das notificações enviadas durante o período de inatividade para que o usuário se atualize do que perdeu.
Qualquer pessoa pode ativar o Modo Silencioso. Este recurso está disponível para todos os usuários nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com as demais regiões que devem ser adicionadas em breve.
Embora o recurso se aplique a todos os usuários, o Instagram tem um público-alvo, os adolescentes.
“Adolescentes nos disseram que, às vezes, querem ter um tempo para si mesmos e que estão buscando mais formas para se manterem focados no período da noite, enquanto estudam, ou durante a escola”, informa a empresa em nota.
A plataforma visa incentivar seus usuários – neste caso, principalmente os adolescentes – a ativar o Modo Silencioso depois de um período de uso, durante a noite. Dessa maneira, o aplicativo enviará uma notificação para estimular o uso da novidade, da mesma forma que acontece quando você passa muito tempo rolando o feed do TikTok.
Como ativar o Modo Silencioso no Instagram?
Por enquanto, não há previsão de quando o Modo Silencioso estará disponível no Brasil. Usuários brasileiros terão que aguardar o lançamento para usufruir da novidade — e, se a sua marca está por aqui, também dá um tempo para se preparar para quando ela for lançada. Usuários que estão nos países onde o recurso já está liberado podem ativá-lo com os seguintes passos:
Abra o aplicativo e vá ao menu de sanduíche, no topo direito da tela;Toque na opção “Configurações”;Procure pela opção “Quiet Mode” e toque sobre ela. Faça os ajustes necessários, selecionando o período que você deseja ficar sem notificações no Instagram.
Hidden Words for Recommendations, ou“Palavras Ocultas para Recomendações”
A segunda atualização é uma ferramenta de automoderação, o “Hidden Words” (Palavras Ocultas).
Este recurso já existe em DMs e comentários para que os usuários filtrem conteúdos ofensivos e/ou prejudiciais. Mas, agora, o Instagram está expandindo este recurso para aplicá-lo às postagens recomendadas que o usuário vê em sua timeline.
Basta que o usuário adicione uma palavra específica ou lista de palavras, emojis ou hashtags que deseja evitar, e o Instagram tentará ocultar postagens que as contenham na legenda ou na hashtag. Este artifício funciona de maneira muito similar ao Twitter, quando você indica um tuíte que não lhe agradou.
Para habilitar é necessário abrir as Configurações de Privacidade:
Abra o aplicativo, vá no seu perfil e, então, toque sobre o menu de sanduíche, no topo direito da tela;Vá em “Configurações” e selecione a opção “Privacidade” no menu que será aberto;Ali, vá em “Palavras ocultas” e, depois, em “Gerenciar palavras ocultas”. Vale lembrar que a opção está disponível para duas modalidades: mensagens e comentários e publicações. Nesse sentido, para ocultar palavras e hashtags do seu feed, é preciso ir na segunda opção. Aí, basta digitar o que você deseja evitar.
Not Interested Multi-Select, ou “Multisseleção”
Além desses dois recursos citados, a Meta quer tornar o “Not Interested” ainda mais poderoso, adicionando a multisseleção.
Agora é permitido selecionar várias fotos e vídeos de uma só vez – na aba Explorar, por exemplo – e marcar “Não estou interessado”, sinalizando desinteresse pelo conteúdo para o algoritmo. Assim, o aplicativo evitará que conteúdos semelhantes apareçam nesta área. O ajuste também valerá para outras seções do aplicativo, como Reels e o feed.
“Quando os usuários virem algo que não é relevante ou no qual não estão mais interessados, poderão usar esse controle para ocultar esse conteúdo e continuar vendo mais do que gostam”, explicou o Instagram.
Veja como ativar o Not Interested por Multisseleção:
Vá ao menu explorar e veja os posts sugeridos para você.Selecione algum de que você não goste e toque sobre ele, segurando por alguns segundos, até que apareçam opções;Entre as opções, aparecerá “Não estou interessado”. Ao clicar, aparecerá a opção “Escolher mais” – aí é só selecionar as que você deseja ocultar para evitar ver postagens como elas.
Supervisão Parental
Uma das atualizações que a plataforma também lançou é uma ferramenta para a supervisão dos pais — Central da Família — uma maneira deles acompanharem como os seus filhos adolescentes estão utilizando as redes sociais.
As contas dos pais que possuem este recurso poderão checar as configurações — incluindo as de privacidade — das contas dos filhos.
O modo também listará atualizações nestas configurações feitas pelos filhos e os pais serão notificados. Por exemplo, caso ele torne o seu perfil privado para público, bloqueie alguma conta ou faça alguma denúncia dentro do app, os responsáveis serão avisados.
Além de conferir a quantidade de tempo que os adolescentes passam no Instagram, os pais também poderão definir limites de tempo e estabelecer horários específicos em que eles podem usar o app.
Como funciona a Central da Família?
Esta ferramenta de supervisão parental requer envio de convite. Para enviar, é preciso acessar as configurações do app, tocando no ícone de três pontos, no canto superior direito do perfil. Em seguida, toque e segure na opção “Supervisão” e “Criar Convite”.
Tanto os pais quanto os adolescentes poderão enviar a solicitação. Para aceitá-la, basta consentir com os termos propostos.
O que você achou dessas novas atualizações? Conta para a gente!
Este artigo foi escrito por nossa agência parceira Mais Ideias. Saiba mais sobre nosso programa de parcerias aqui.
The post Não só algoritmo: Instagram lança série de novos recursos que dão autonomia aos usuários appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: