A Microsoft planeja lançar uma versão do Bing que usa o ChatGPT para responder a consultas de pesquisa. O The Information relata que a Microsoft espera lançar o novo recurso antes do final de março, em uma tentativa de tornar o Bing mais competitivo com o Google.
Convenhamos que quando falamos em SEO, estamos olhando para o líder de mercado, e falar sobre isso seria chover no molhado. Acontece que o segundo colocado não pode ser ignorado e você já deve ter ouvido falar sobre isso.
Tá, mas a pergunta que não quer calar é: e o Bing… Agora vai?
O que é ChatGPT?
ChatGPT é um chatbot que interage de forma conversacional com o seu usuário. Ferramenta criada pela OpenAI, ela é capaz de admitir seus próprios erros e até contestar premissas incorretas. Ou seja, oferece uma forma de diálogo mais humano.
Em julho de 2019, a OpenAI recebeu um aporte de 1 bilhão de dólares para, segundo eles, “construir inteligência geral artificial” (da sigla “AGI” em inglês).
A empresa explica em um artigo, qual é a sua ambição ao desenvolver a AGI: “um AGI será um sistema capaz de dominar um campo de estudo ao nível de especialista mundial e dominar mais campos do que qualquer ser humano.”
Bem, parece que os frutos do investimento vão começar a ser colhidos. Não sei vocês, mas essa afirmação me dá a impressão de que vem aí um concorrente a altura do Google.
Com isso em mente, o próximo passo é descobrirmos se devemos fazer SEO no Bing e como fazer.
SEO para o Bing
Por que devo fazer?
De acordo com o Statista, o Bing registra uma média de 1,2 bilhões de visitantes por mês. Tá certo que o seu market share é de aproximadamente 9%, enquanto o Google passa dos 80%. Mas não dá pra negar o fato de que há muitas pessoas no mundo usando a ferramenta da Microsoft. 1,2 bilhões!
Esses dias eu mesmo presenciei um cliente meu utilizando a ferramenta. E sabe qual é a minha hipótese? Microsoft 365 e Windows! Empresas e usuários acabam esbarrando no Bing por conta de outros produtos da gigante, e o deixam como o principal buscador do seu navegador.
E o Bing não é de todo mal, ok? Experimenta fazer uma busca por lá. Eu busquei “canecas para vender” e particularmente gostei dos resultados. Eles dão match com a minha intenção de busca, mostram snippets parecidos com o do Google, mas com animações mais divertidas, como a seguinte, em que você passa o mouse e os elementos se movimentam.
Além disso, demorou menos tempo para carregar as buscas no Bing do que no Google. Também busquei por um termo um pouco mais complexo (eliminar repositório do github) e os resultados me pareceram satisfatórios
Ou seja, você vem com o Bing como seu buscador padrão e faz buscas sem problema algum, por que não seguir usando?
Por fim, meu último argumento seria: está todo mundo olhando para o Google. Ou seja, maior concorrência que resulta num caminho mais caro e desafiador para chegar no primeiro lugar. Enquanto no Bing, você pode encontrar algumas oportunidades que o seu concorrente não está vendo.
Portanto, se a sua empresa possui estrutura para isso, você pode sim fazer um teste e dedicar-se a fazer SEO focado no Bing.
Como fazer SEO para o Bing?
Aqui você pode ter um desafio, pois o mercado já está olhando para o Google há muito tempo e processos e ferramentas (como o Semrush, por exemplo) são baseadas em buscas no líder do mercado.
Então, se eu fosse o estrategista de conteúdo com foco em Bing da sua empresa, eu seguiria pelos seguintes caminhos: explorar a Bing Webmaster Tool, criar a estratégia seguindo as diretrizes do Bing e olhar para os resultados da palavra-chave que quero atacar no Bing e não mais no Google.
A Rock tem um artigo aprofundado sobre o assunto, por isso vou resumir outras táticas na seguinte lista:
Pogo sticking: pense no engajamento do usuário com o conteúdoAumente a taxa de cliques na página após aparecer nos resultadosUtilize o recurso de páginas conectadas do BingUse backlinksInvista em texto âncoraTenha uma palavra-chave no domínio do siteProduza conteúdos originaisBusque relevância nas redes sociais
Muito parecidas com as do Google, certo? Por isso a sigla “SEO” não é “GoO” ou “BiO”.
A grande verdade é que todos os mecanismos de busca estão focados em entregar o melhor resultado possível para o usuário. O que muda com o ChatGPT é que o Bing possivelmente oferecerá um produto melhor. Ou seja, foque em produzir conteúdo para a sua persona.
Espero que você tenha pegado a mensagem principal, entendido a importância do ChatGPT no marketing de conteúdo e que eu tenha ajudado com a questão de SEO no Bing.
Aproveitando que o nome das ferramentas do Bing se chamam Webmaster, quero indicar um outro texto sobre o motivo de o Google ter tirado o “webmaster” do seu branding. Boa leitura!
Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!
The post Bing vem forte para 2023? Microsoft desafia Google com melhoria nas buscas usando o ChatGPT appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: