A pandemia de Covid-19 foi sem dúvidas um grande impulso para a aceleração tecnológica e as mudanças em relação ao comportamento dos consumidores. Tendências foram antecipadas, novos comportamentos surgiram – desde a forma como as pessoas pesquisam (a Geração Z usa mais o TikTok do que o Google para fazer pesquisas), até o que as pessoas esperam na hora de comprar e se relacionar com as marcas (como o propósito real da marca e uma boa experiência do usuário) – e novas tecnologias entraram no radar dos usuários, como por exemplo o Metaverso, causando mudanças profundas no comportamento do consumidor em 2022 e acelerando as tendências para o ano de 2023.
Neste artigo, revisaremos as principais pesquisas e tendências de comportamento de usuários e consumidores em 2022, além de fazer previsões sobre o que esperar (e como se preparar!) para 2023.
As pessoas querem interatividade, gamificação e conteúdo diversificado
No ano de 2022, o Marketing Digital potencializou novas formas de consumir e criar conteúdo – como no caso da ascensão dos vídeos curtos para educar e informar a audiência – dentre elas, o conteúdo interativo se mostrou um formato muito eficaz para diferenciar as marcas e torná-las memoráveis para seu público, ficando na mente dos consumidores.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Content Marketing Institute (CMI), 88% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que o conteúdo interativo desempenha um papel muito importante na diferenciação de suas marcas. Além disso, a pesquisa mostra também que o conteúdo interativo entrega 52,60% mais engajamento, o que reforça o interesse dos consumidores por esse formato diferente de conteúdo.
Reforçando a ideia da interatividade, grandes empresas do mercado também apostaram nesse tipo de conteúdo em 2022 para atrair – novos clientes – e encantar os já existentes. Como é o caso do Spotify que adquiriu o Heardle, um jogo de perguntas e respostas para os apaixonados por música. O objetivo do game é fazer com que os ouvintes tentem adivinhar qual é a música logo nos primeiros segundos da melodia.
Além do Spotify, a Netflix também causou ao adquirir um estúdio de videogames. Essa estratégia teve o intuito de trazer os jogos para a plataforma de streaming, fazendo com que as pessoas não apenas assistam filmes ou séries de TV, mas também se envolvam mais, criando uma experiência mais completa ao usuário.
A interatividade, definitivamente, é uma das fortes tendências para 2023. Ela ajuda as empresas a oferecerem uma experiência diferenciada para seu público, deixando nas mãos do consumidor o poder de escolher como deseja consumir esses conteúdos, gerando mais conexão e intimidade entre as marcas e o público.
Diversidade, Equidade e Inclusão também são questões importantes
A representação segue impactando fortemente as decisões de compra dos consumidores, especialmente daqueles que se enquadram na Geração Y e Z, também chamados de Geração P (propósito), que, segundo o Global Consumer Pulse Research , estudo feito para a Accenture, representam quase 5 bilhões de pessoas.
Em outra pesquisa, feita pela Adobe, 38% dos entrevistados disseram que são mais propensos a consumir produtos e serviços de marcas que mostram diversidade em seus anúncios, e 34% já boicotaram uma empresa ou marca pelo menos uma vez porque não sentem que suas identidades foram representadas nas propagandas ou ações das empresas.
Outro ponto crucial quando falamos de Inclusão, é a acessibilidade digital. Atualmente, cerca de 15% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. E mesmo assim, muitas empresas ainda estão despreparadas para atender esse tipo de público.
Uma pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound mostrou que 69% dos entrevistados abandonam sites por falta de acessibilidade. Além disso, 86% disseram que gastariam mais se as lojas online fossem acessíveis.
Acho que é inegável o quanto a atual geração se importa com a diversidade, equidade e inclusão no digital. Por isso, para realmente se conectar com seu público, as marcas precisarão levar esse tema a sério e investir na acessibilidade digital. Além de cumprir a lei, é uma forma de se diferenciar dos seus concorrentes e superar as expectativas do seu consumidor.
O TikTok está saindo na frente até do (pasmem) Google
Em 2022, o TikTok se consagrou como uma febre entre os jovens e adultos e continua sendo uma tendência digital fortíssima para o próximo ano.
A força do aplicativo de vídeos é tão grande que está conseguindo tirar o reinado do Google quando o assunto é fazer pesquisas. É o que mostra um artigo publicado pelo próprio Google, onde informa que quase 40% da Geração Z prefere pesquisas no TikTok e no Instagram em vez da pesquisa do Google e do Maps.
Com a força de app, a “tiktokização” de outros aplicativos foi ganhando cada vez mais evidência. O Instagram, por exemplo, priorizou neste ano o vídeo com Reels deixando seu feed com a cara do TikTok. O Youtube também precisou se posicionar na tendência dos vídeos curtos e lançou o Youtube Shorts, com o objetivo de ajudar os criadores de conteúdo a chamar atenção do seu público com vídeos de menor duração.
Por isso, como profissional de marketing, você deve continuar atento ao TikTok e as novidades lançadas pela plataforma porque ele continuará ditando tendências no ano de 2023.
A segurança dos dados também foi um ponto de discussão relevante esse ano e continuará sendo uma preocupação dos usuários em 2023
As discussões a respeito da privacidade no meio digital, fim dos cookies de terceiros e a crescente preocupação com a LGPD, tomou conta das agências e dos setores de marketing das marcas.
Um estudo publicado pela Adobe, com quase 6.000 consumidores entrevistados e mais de 900 líderes na região EMEA, mostrou que 70% dos consumidores estão preocupados com a forma como as empresas estão usando seus dados.
Ainda de acordo com o estudo, 67% dos entrevistados pretendem parar de comprar de marcas que manipulam mal seus dados. Por isso, as políticas de proteção de dados devem ser levadas mais a sério em 2023.
Clientes que confiam na marca tendem a recomendar aos amigos, repetir as compras e se tornar um promotor da empresa nas redes sociais. Esse elo de confiança entre as marcas e os usuários, com certeza, é uma tendência (e obrigação) para o próximo ano.
O (bom) conteúdo segue em evidência
De acordo com pesquisa feita pelo Google, 87% dos visualizadores de conteúdo dizem que um bom conteúdo é pessoal e relevante. Ou seja, o bom conteúdo entrega aquilo que o usuário realmente procura com rapidez e qualidade, promovendo uma boa experiência para o público.
Por isso, fazer conteúdo regular, sem uma estratégia definida, não é mais suficiente nos dias de hoje. As marcas precisam se preocupar em criar uma conexão com seus leitores, com um conteúdo que gere cada vez mais um senso de comunidade e pertencimento.
Assim, para os usuários do Google, por exemplo, um bom conteúdo é relevante para eles, estimulante intelectual e sensorialmente e, finalmente, emocionalmente ressonante.
E o Metaverso?
Não poderíamos fazer uma retrospectiva do comportamento do consumo em 2022 sem mencionar o Metaverso, não é mesmo?
Na verdade, não apenas o Metaverso, mas as novas tecnologias como: Realidade virtual, NFTs, Blockchain, e várias outras, passaram a ser cada vez mais vistas.
E no ano de 2022, as grandes marcas buscaram alcançar seus consumidores através dessas novas experiências digitais, como é o caso do Coachella, que após dois anos de hiato – devido a pandemia – teve a sua volta em abril deste ano e contou com diversas novidades relacionadas com o intuito de inovar e criar experiências significativas para seu público.
Empresas mais tradicionais, como a Walmart, também se jogou no Metaverso procurando atingir o público mais jovem, criando espaços virtuais que oferecem conteúdo interativo e entretenimento exclusivo para seus clientes.
Já pensou da sua marca também ingressar nesse mundo?
Resumindo…
Após dois anos difíceis, o comportamento e prioridades do consumidor mudaram e 2023 promete ser o ano que veremos a maioria das tendências iniciadas neste ano se consolidando.
Por isso, é fundamental que as marcas consigam gerar uma conexão sincera com seu público, se preocupando de fato com a segurança dos seus dados, com questões de inclusão e diversidade no digital e entregando conteúdos de qualidade com experiências incríveis para seus consumidores onde quer que eles estejam.
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