O TikTok está testando um novo recurso que permite que alguns usuários usem uma visualização horizontal em tela cheia dos seus vídeos. Isso representa uma mudança em relação à rolagem de vídeo vertical mais comum do TikTok.
Combinado com outra mudança recente para permitir vídeos mais longos de até dez minutos, isso parece uma tentativa da parte do TikTok de atrair usuários e criadores do YouTube.
Mais formatos para promover conteúdo
Com vídeos mais longos disponíveis, criadores e profissionais de marketing agora podem criar vídeos úteis de formato mais longo, como vídeos de instruções e tutoriais, análises de produtos e muito mais, sem pressa ou sensação de que estão ficando sem tempo.
Adicione uma nova exibição de tela cheia horizontal ao mix e os profissionais de marketing podem incluir ainda mais em seus vídeos em um ângulo mais amplo, sem se preocupar com o fato de o público não conseguir ver tudo. Ainda é importante deixar visível o que o seu público realmente quer ver, e isso também deve valer para a visualização vertical.
Você ainda precisa chamar a atenção na exibição vertical antes que qualquer espectador clique para alternar para a exibição horizontal em tela cheia. E você não quer deixar para trás nenhum usuário que prefira manter a visualização vertical original.
É simples mudar da exibição vertical original para a nova exibição horizontal em tela cheia com o toque em um único botão. Isso oferece um benefício claro para os usuários que agora podem ver seus vídeos com mais detalhes com uma visão maior e mais ampla.
No entanto, levando em conta que o TikTok construiu seu público oferecendo apenas rolagem vertical de vídeos, o que os usuários atuais do TikTok farão com esse novo recurso? O TikTok descobrirá durante sua fase de teste que os usuários preferem manter a visão original que esperam da plataforma?
Oportunidade para as marcas?
Outro ponto interessante a considerar com a nova visualização em tela cheia é que, hoje, criadores e profissionais de marketing precisam criar vídeos em dois formatos diferentes se quiserem subi-los no TikTok e no YouTube. O que não está claro é se os criadores agora podem simplesmente usar o mesmo formato para ambas as plataformas.
Se puderem, isso pode ser um divisor de águas para os profissionais de marketing, permitindo uma criação e upload de conteúdo com mais velocidade para ambas as plataformas, sem a etapa adicional de criar dois formatos.
Sem dúvida, os profissionais de marketing ficarão satisfeitos com a oportunidade de criar conteúdo mais rapidamente e alcançar duas plataformas sem esforço extra. No entanto, resta saber se esse é realmente o caso.
Olhando para o cenário mais amplo das mídias sociais, fica claro que todas as plataformas sociais estão de olho na concorrência. Quando uma inova, outra segue, e logo muitas plataformas têm um novo recurso semelhante.
Você pode ver isso na introdução do Instagram do Candid Stories para desafiar o BeReal e no uso de Reels para bater de frente com o TikTok. O YouTube tem sua própria versão de vídeos rápidos do tipo TikTok, com a introdução do Shorts. E é muito provável que o que está no Instagram hoje seja introduzido no Facebook amanhã, desde que eventuais testes sejam bem-sucedidos.
O TikTok também parece estar de olho no YouTube com esses vídeos mais longos e o novo recurso de visualização em tela cheia, assim como já fizeram no BeReal, com a introdução do TikTok Now.
Algumas perguntas persistem
Eu realmente poderia continuar com mais exemplos, mas questões óbvias surgem de tudo isso: se todas as plataformas de mídia social continuarem integrando recursos que foram previamente inovados pela concorrência, ainda seremos capazes de distinguir entre elas? Ainda haverá um benefício claro e óbvio em usar uma plataforma em vez de outra? E haverá apenas um vencedor geral claro?
De qualquer forma, uma coisa é certa: o futuro do TikTok promote e certamente parece ser aquele a ser acompanhado no momento em relação a novos recursos e inovações.
Ainda é muito cedo para dizer se o TikTok manterá o novo recurso de tela cheia horizontal e o disponibilizará para todos em sua plataforma. E até agora, não houve menção se os criadores podem fazer upload para o YouTube e TikTok com um único formato de vídeo. Então, para os profissionais de marketing, pelo menos por enquanto, resta esperar.
No entanto, dado o número de pessoas que usam o TikTok e aproveitam bastante recursos como pesquisa e um modo de foto semelhante ao Instagram, os profissionais de marketing precisam ficar de olho nessa plataforma e para onde ela está indo.
Considere também a inclusão de lojas lojas ao TikTok e outros desenvolvimentos e esta plataforma realmente pode ser cada vez mais o lugar para estar e ser visto.
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