Uma boa notícia para profissionais de SEO! Já esperávamos essa atualização há muito tempo e o Google finalmente nos ouviu. Foi lançado o Google Search Status Dashboard, um painel de status das pesquisas Google.
Com esse painel, será possível verificar informações sobre sistemas que impulsionam o mecanismo de busca do Google e será possível acompanhar problemas que afetam sites, usuários, entre outros.
Este relatório irá nos fornecer relatórios oficiais do Google quando houver problemas ou interrupção no rastreamento, indexação ou veiculação com o serviço de pesquisa do Google.
Como o painel de status das pesquisas irá funcionar?
O dashboard monitora o status dos sistemas da Pesquisa Google e analisa vários tipos diferentes de indicadores. Poderemos visualizar os problemas generalizados ocorridos nos últimos 7 dias, com alguns detalhes e o status atual do incidente que pode estar afetando o mecanismo de busca.
A equipe de Relações da Pesquisa do Google e seus engenheiros irá atualizar o painel e esses tipos de problemas irão nos indicar que algo pode estar afetando um grande número de sites, usuários ou ambos.
As atualizações serão compartilhadas de forma periódica e podem incluir as informações gerais de problemas, o quanto o problema pode afetar seu site, progresso de correções, quais foram as raízes dos problemas e suas soluções.
Como utilizar as informações do Painel das Pesquisas Google para SEO?
A partir disso, iremos saber quais medidas podemos tomar para corrigir ou mesmo ter cuidado redobrado com esses problemas que podem afetar o SEO do nosso site e até mesmo a experiência do usuário.
Ao produzirmos relatórios, quando temos uma queda grande de tráfego, por exemplo, e naquele período houve algum problema no mecanismo de busca e o mesmo foi indicado oficialmente pelo Google, é possível entender o porquê daquela queda de tráfego.
Sabemos que em SEO temos inúmeras informações que às vezes são muito difíceis de explicar. Provalmente a partir de 2023 com o Painel de status, teremos mais segurança para realizar um trabalho mais baseado em dados ainda, tornando relatórios e ações de melhorias mais objetivas.
É necessário também enfatizar que o Google deixou claro que, ao termos um problema apresentado no dashboard, enquanto os engenheiros tentam solucioná-lo, ao mesmo tempo irão trabalhar na redução de dados que esse problema pode gerar para sites e usuários. Isso também pode dar mais segurança para o nosso trabalho de SEO.
É importante frisar no entanto, que os times de SEO não deixem justificar todos os problemas encontrados em seu site por conta dos problemas apontados no painel do Google.
É necessário continuar a realizar um bom trabalho, acompanhar os dados, analisar sempre e saber trabalhar com vários possíveis cenários antes de chegar à uma conclusão.
Vamos acompanhar esse painel e torcer para que realmente seja de grande ajuda em nossos trabalhos de SEO! E você? O que achou dessa atualização?
Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!
The post Google lança novo painel de status de pesquisas appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: