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Redes sociais para advogados: como se destacar?
19 de outubro de 2022

A internet trouxe para todas as profissões um novo canal para interagir com a audiência, melhorar o Marketing e conquistar novos clientes. Com o avanço das ferramentas digitais, você consegue se comunicar com o público e obter mais espaço em seu mercado. Entretanto, é necessário entender como usar as redes sociais para advogados de maneira eficiente.

Aproveitar esse tipo de espaço para apresentar seu trabalho e mostrar como suas atividades geram valor para os clientes, é fundamental para conquistar autoridade e ganhar a confiança dos seguidores.

Se você quer aprender quais as melhores técnicas para advogados aproveitarem as redes sociais, continue a leitura e confira nosso post!

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Por que os advogados devem usar as redes sociais?

Todas as profissões que atuam diretamente com pessoas deveriam estar presente onde esses indivíduos estão. Isso é importante para conscientizar o público, educar a audiência e mostrar como o seu trabalho pode gerar valor para essas pessoas.

Vale destacar que a presença das redes sociais não é para o escritório ou para a marca específica, mas para a atuação do indivíduo que trabalha como advogado. Esse tipo de humanização faz com que o engajamento seja muito forte e haja mais interesse por parte dos seguidores.

Portanto, as redes sociais não servem apenas para atrair novos clientes, mas para educar o público no sentido de explicar como as atividades advocatícias podem contribuir para os clientes. 

Isso significa tirar dúvidas, esclarecer aspectos da lei e apresentar as principais alternativas para os indivíduos lidarem legalmente com suas questões. Assim, você conquista autoridade, amplia a base de clientes e consegue elevar o preço por sua hora de trabalho.

Qual a melhor rede social para advogado?

Entender as características das diversas redes sociais pode lhe ajudar a encontrar os melhores canais para interagir com os seus potenciais clientes. Nesse sentido, apresentamos abaixo várias informações sobre as principais mídias. Continue a leitura e confira!

Linkedin

O LinkedIn é uma rede profissional e pode ser útil para você fazer parcerias. Também é uma boa opção se o seu foco é atender as empresas, dado que boa parte dos tomadores de decisão de negócio estão usando essa rede.

Ainda pode ser útil para encontrar colaboradores e profissionais que ajudem a garantir sucesso nas demais áreas de um escritório. Para isso, é importante interagir com as pessoas e gerar conteúdos mais técnicos.

Twitter

O Twitter tem uma característica mais de debate. Assim, pode ser uma boa alternativa a fim de gerar autoridade no segmento de atuação. Por exemplo, é possível pegar assuntos que são tendência e os quais você domina para explicar conceitos importantes.

Assim, torna-se viável esclarecer as dúvidas das pessoas e, consequentemente, virar referência na área. Ainda é plausível utilizar os comentários para repostar em outras redes sociais e combinar diversos canais nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Instagram

O Instagram é uma das ferramentas mais importantes aos que desejam ganhar relevância e alcançar clientes por meio do Marketing Digital. Ele oferece vários recursos que ajudam na elaboração de campanhas e estratégias para aumentar o alcance.

Por exemplo, para gerar engajamento, é possível abrir caixinhas de pergunta e esclarecer as questões da audiência. Também é factível usar os anúncios pagos para aumentar o número de seguidores. Há ainda diversas ações plausíveis nessa plataforma.

Separamos vários conteúdos que podem lhe ajudar na hora de elaborar estratégias de marketing pelo Instagram. Vale a pena conferir cada um deles!

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Facebook

Outra possibilidade de rede social para advogados é o Facebook. É possível aliar estratégias nele para aumentar o alcance do escritório. Por exemplo, o uso do Feed para postar notícias relevantes para os clientes é uma boa opção.

Além disso, participar de grupos e esclarecer as dúvidas que as pessoas apresentam sobre aspectos da lei também é uma excelente estratégia para gerar engajamento e lotar sua agenda de atendimentos.

YouTube

Uma última opção que pode ser usada para melhorar o alcance do escritório e garantir destaque é o YouTube. Por meio de conteúdos informativos em formato de vídeo, você garante mais autoridade.

Aqui, é importante ter cuidado na linguagem e entender quem é sua persona a fim de ter clareza. Como você viu, há várias redes sociais.

Além disso, é possível combinar estratégias e garantir maior alcance. O ideal é avaliar seu público para usar apenas as mais adequadas e não sobrecarregar o seu dia.

Como usar as redes sociais para divulgar negócios de advocacia?

Agora que você já conhece as principais redes sociais que estão disponíveis para utilizar em suas estratégias, é hora de saber como criar conteúdo de maneira inteligente, focada no público e capaz de atrair novos clientes. Siga com a leitura e confira!

Comece entendendo quem é seu cliente

Você já ouviu a expressão que afirma “quem fala com todo mundo não fala com ninguém”? Esse ditado serve para explicar a importância de delimitar os seus limites de atuação.

Enquanto na faculdade, você olhava para o Direto em diversos aspectos técnicos, tais como, civil, empresarial, ambiental, penal, trabalhista, contratual e demais opções, agora é hora de segmentar o público.

Afinal, é importante saber com quem você está falando para orientar a sua comunicação. Portanto, vale identificar quais problemas o escritório consegue resolver e quais tipos de pessoas necessitam dessa solução.

Afinal, o tipo de conteúdo feito para empresários preocupados com a sucessão dos seus negócios ou mães que desejam cobrar seus parceiros judicialmente é totalmente diferente.

Por isso, vale se concentrar apenas em um tipo de pessoa e quais as dores que seu trabalho pode sanar.

Escolha por qual rede social começar

Outro ponto importante é manter o foco na estratégia. Fica difícil coordenar ações no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn ao mesmo tempo. Além disso, o tipo de conteúdo que é aceito em cada canal também muda.

Portanto, vale identificar em qual rede social o seu público está mais presente e se dedicar inteiramente a ela.

Uma boa referência para identificar o seu público é por meio do questionamento aos atuais clientes, perguntando a eles sobre as suas redes sociais favoritas para obter informações.

Assim, você já tem uma ideia de qual espaço pretende criar seu perfil e desenvolver uma comunicação mais focada em seu trabalho.

Saiba se posicionar como especialista

Conquistar autoridade é fundamental para que você leve segurança e confiabilidade para os clientes. Esse tipo de posição de especialista é conquistada por meio da produção abundante de conteúdo rico para o público.

Isso significa fazer vídeos, explicar aspectos complicados da lei, traduzir questões técnicas em uma linguagem acessível e oferecer os instrumentos necessários para que o público possa compreender os principais aspectos da legislação que impactam a sua vida.

Nesse quesito, vale um alerta: muitos profissionais acreditam que uma linguagem excessivamente técnica e complexa pode contribuir para conquistar uma posição de especialista, mas isso geralmente gera o efeito contrário. Portanto, vale apostar em uma linguagem acessível, direta e focada em problemas reais da audiência.

Crie planejamento de conteúdo

Criar um calendário editorial é imprescindível para organizar a sua produção de conteúdo. Nesse documento, você consegue estabelecer prazos, criar rotinas e fazer com que sua atuação nas redes sociais se torne constante.

Esse tipo de comportamento geralmente está focado em ações de longo prazo, ou seja, demora um certo tempo até que o público chegue e seus esforços nas redes sociais geram resultados. Contudo, para quem se manter presente, tal esforço é recompensado.

Os tópicos devem ser de fácil compreensão e precisam resolver problemas que ocorrem no dia a dia da sua persona. Portanto, faça um estudo prévio das dores e interesses do público, e depois siga com a elaboração dos tópicos que devem ser abordados. 

Invista no Ads

O uso de estratégias de publicidade paga também é relevante para aumentar os resultados. Nesse sentido, é importante analisar o que é permitido e o que não é. Além disso, vale apostar mais em conteúdos informativos, para aumentar o número de seguidores e criar autoridade.

Outro ponto importante na hora de usar o Ads é conhecer o seu público. Assim, você faz segmentações inteligentes e consegue otimizar os resultados das campanhas, gastando menos e atingindo as pessoas certas.

Entendeu como usar as redes sociais para advogados e quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas? Ao implementar as nossas dicas, fica mais fácil aumentar o seu alcance e lotar sua agenda de atendimentos. Assim, você lucra mais e consegue ter destaque nesse segmento tão competitivo.

Quer saber mais sobre como otimizar o seu alcance? Então, confira como fazer Marketing Digital para advogados da maneira certa!

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