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7 passos para criar um curso online de sucesso
17 de outubro de 2022

Você já pensou em ensinar na internet? Aproveitar esse meio para monetizar alguma de suas habilidades é uma excelente forma de conseguir um dinheiro extra ou até mesmo iniciar um negócio de sucesso. Por isso, saber como produzir um curso online permite que você explore um novo universo de possibilidades.

Como qualquer outro tipo de negócio, a venda de infoprodutos também exige um bom planejamento e organização por parte dos seus criadores. Isso significa que você precisa seguir alguns passos importantes para obter sucesso nesse meio.

Pensando nisso, organizamos um post completo para explicar quais os principais passos para criar um curso online de excelência. Se você quer saber mais, siga a leitura e confira!

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Por que criar um curso online?

Os cursos online, falando de maneira técnica, representam um modelo de negócios que é escalável. Essa característica é particularmente útil para conseguir ganhar cada vez mais em sua empresa.

Significa, portanto, que se pode atender a cada vez mais pessoas, sem ter grandes custos adicionais, ou seja, não importa se você tem 100 alunos ou 10.000, o custo de gravar e disponibilizar as aulas é praticamente o mesmo.

Outro ponto importante se refere a possibilidade de uma oferta crescente. Esse termo serve para mostrar que a cada ano, é possível fazer melhorias em seu material que o torna mais competitivo e atraente para os clientes. Logo, é possível escalar a sua oferta e atrair um grande volume de alunos.

Como produzir um curso online em 7 passos?

Para criar um curso online de sucesso é importante ter um planejamento. Por meio de uma estruturação adequada, você consegue desenvolvê-lo de um modo atraente e, com isso, alcança o público-alvo.

Pensando em lhe ajudar, preparamos vários passos. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

1. Entenda o que vai ensinar

O primeiro passo a fim de criar um curso de sucesso é entender quais são os assuntos que vai tratar durante as aulas. Nesse sentido, é relevante avaliar os temas sobre os quais você tem domínio.

Dessa maneira, as aulas ficam mais didáticas e gostosas para quem vai assistir. Além disso, é possível demonstrar autoridade no assunto, passando segurança para quem vai consumir o conteúdo que foi desenvolvido.

Portanto, faça uma avaliação cautelosa e liste quais são os possíveis tópicos do material que será elaborado. Assim, as chances de criar um curso online de sucesso se elevam bastante.

2. Faça um planejamento de conteúdo

Outro passo importante que deve ser pensado é referente aos conteúdos, tanto para o curso em si, quanto para atingir o público adequado que vai consumir o material. Nesse sentido, é necessário criar uma estrutura lógica.

Assim, as pessoas vão evoluindo no conhecimento sobre o tema à medida que o curso vai avançando. Também é relevante ter ideias que ajudem a atrair o público. Ou seja, é fundamental criar um planejamento do curso em si, como do que vai utilizar para chegar até a sua persona.

Nesse aspecto, uma boa dica é entender como fazer a distribuição do conteúdo. Elaborar um calendário editorial também pode ser útil. Não tenha pressa para desenvolver o seu planejamento de conteúdos gratuitos e pagos.

Separamos alguns materiais úteis que vão servir de base para lhe auxiliar nessa etapa tão importante. Confira!

Como criar um planejamento de conteúdo em vídeo?Saiba como fazer conteúdo humanizado e por que ele é importante para a sua empresaEntenda como fazer distribuição de conteúdo, quais são as suas etapas e canais

3. Estude o mercado

Entender quem são os seus concorrentes, o que eles estão oferecendo e como estabelecem suas estratégias pode lhe ajudar a ter ideias importantes para estruturar o seu curso.

Portanto, vale a pena fazer pesquisas no YouTube e nas redes sociais a fim de encontrar as principais empresas do nicho. Além disso, observe como elas atuam e quais são as oportunidades de mercado. Ou seja, de que forma você pode se diferenciar e ganhar o carinho da sua persona.

Com isso, fica mais fácil obter destaque na hora de desenvolver uma audiência para consumir o seu curso online. Além disso, capriche na didática das aulas e dos materiais gratuitos. Isso pode fazer toda a diferença para ter sucesso no lançamento do seu material.

4. Conheça o seu público-alvo

Além de estudar o mercado e entender quais são as lacunas existentes, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo. Para isso, utilizar os dados e fazer uma pesquisa mais aprofundada é essencial.

Existem várias práticas que você pode adotar. Por exemplo, as enquetes nas redes sociais representam uma ótima maneira de aprofundar os conhecimentos sobre quem lhe segue e potencialmente vai adquirir o seu curso.

Além disso, há várias ferramentas de análise, como o Instagram Analytics, que podem auxiliar no entendimento de características como faixa etária, gênero, localização e outros fatos importantes.

Assim, você aumenta sua percepção sobre os indivíduos e tem maiores chances de obter bons resultados no desenvolvimento dos materiais que vão compor o curso.

5. Estruture os conteúdos

Após entender quem é seu público, quais são as lacunas e oportunidades do mercado e ter um planejamento elaborado, é hora de estruturar os conteúdos. Nesse sentido, é válido fazer um script de aula.

Ao elaborá-lo, você garante que não vai esquecer de nenhum ponto relevante. Assim, quem ver o material terá acesso a informações de qualidade. Além do mais, é necessário pensar em quais tópicos vão entrar no seu curso.

Tenha em mente que é necessário que o conteúdo tenha começo, meio e fim. Assim, na hora de realizar a estruturação, fica mais fácil de manter a didática e facilitar o entendimento de quem vai consumir os seus materiais.

6. Preze pela qualidade

Para ter sucesso com o seu curso online, é importante que ele tenha muita qualidade. Isso vai desde os assuntos que vão ser abordados, até os equipamentos utilizados para realizar as gravações.

Por exemplo, utilizar uma câmera ruim, que não deixe a imagem nítida, pode atrapalhar na experiência da sua persona. Da mesma maneira, ter ruídos que atrapalhem na compreensão do que você está falando vai causar a impressão de falta de profissionalismo.

Portanto, vale a pena investir em equipamentos de qualidade. Há opções de câmera e microfones acessíveis que vão lhe ajudar nessa etapa.

Além disso, verifique o posicionamento e garanta que o foco seja dado de modo correto. Todas essas etapas são importantes para oferecer o que há de melhor aos indivíduos.

7. Interaja com seu público

Outro passo que pode lhe ajudar a entender como criar um curso de sucesso é a interação com o público. Por meio desse passo, é possível entender quais são as dores e desejos que eles têm.

Para isso, é possível usar questionários do Google, interações nas redes sociais e pesquisas. Por exemplo, vale abrir caixinhas no Instagram a fim de compreender o que as pessoas estão achando dos materiais grátis que estão sendo oferecidos.

Também é possível perguntar pontos de melhorias e conteúdos que elas gostariam de consumir. Por meio dessa etapa, você consegue compreender o que é possível melhorar, além de ter ideias sobre o que incorporar no seu material. Assim, fica mais fácil desenvolver um material alinhado com o que sua persona quer consumir.

Quais os benefícios de seguir essas dicas?

Ao colocar essas ideias em prática, você evita diversos erros que podem prejudicar seu desempenho. Portanto, vale implementar cada uma delas durante a fase de planejamento e estruturação do curso.

Isso faz com que sua empresa tenha melhores condições de atender a um público e sanar suas dores ou interesses. Também vale destacar uma última dica: não tenha medo de lançar seu curso e mandar ele para o mercado rapidamente.

Muitas pessoas ficam focadas demais na etapa de planejamento e nunca seguem para a etapa de venda e entrega do curso. Isso faz com que o ciclo de produção se torne longo e muito lento.

Então faça um bom plano e lance cedo, assim, quando as críticas aparecerem, você pode efetuar as devidas correções no material.

Viu como produzir um curso online é possível? Mesmo sem muita infraestrutura ou recursos cinematográficos, é possível ganhar um bom dinheiro com a venda do seu conhecimento, experiência ou pela organização de materiais que interessam ao público. Por meio das dicas apresentadas, você já dispõe de um excelente guia para alcançar o sucesso nessa área.

Quer saber o que fazer após criar seu curso? Então veja nosso post e entenda como vender cursos online por meio de algumas dicas para atrair mais alunos!

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