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Inbound Marketing para Restaurantes: exemplos e como fazer
19 de setembro de 2022

Investir em estratégias de publicidade online é uma excelente forma de conquistar novos clientes e melhorar seus resultados. Por isso, entender como utilizar o Inbound Marketing para restaurantes pode ser o grande diferencial de sua marca.

Em um mercado tão competitivo, é fundamental criar maneiras de se destacar da concorrência e ganhar mais espaço. O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma importante ferramenta para criar uma comunicação mais próxima com os clientes e reforçar a autoridade de sua marca.

Se você quer saber como utilizar esse recurso para alavancar suas vendas, continue a leitura e confira nosso post!

O que é Inbound Marketing?

O uso de boas estratégias de marketing é fundamental para as empresas que desejam conquistar bons resultados e lucratividade. Nesse sentido, o Inbound Marketing é indispensável e não deve ser negligenciado no negócio.

É uma técnica muito útil para conseguir atrair clientes e potencializar as vendas do negócio. Para isso, usa conteúdos e outras técnicas que levam os consumidores a percorrerem a jornada de consumo, desde o conhecimento de problemas até a aquisição de produtos que a empresa oferece.

Separamos alguns conteúdos que podem ajudar a entender melhor essa estratégia tão importante. Vale a pena conferir!

Quais são os 3 objetivos do Inbound Marketing que você precisa conhecer?O que Inbound Marketing pode oferecer para sua empresa?52 estatísticas sobre Inbound Marketing que todo profissional precisa saber

Quais são as etapas do Inbound Marketing?

Entender as etapas do Inbound Marketing pode ajudar você a implementar as melhores estratégias para o seu restaurante. Assim, preparamos, a seguir, importantes informações sobre elas. Confira!

Atração

Essa etapa, como o nome sugere, serve para atrair os clientes para o seu negócio. Nesse sentido, uma boa ação é utilizar o Marketing de Conteúdo e mostrar aos consumidores como o seu restaurante pode ajudá-los.

Por exemplo, suponha que você trabalhe com delivery. Desse modo, pode fazer materiais mostrando como os pedidos podem ser úteis para a correria do dia a dia, dicas de como escolher bons restaurantes e outros conteúdos que auxiliem na jornada de compra.

Conversão

Após atrair os clientes, o próximo passo é estreitar as relações com o público. Para isso, é possível mostrar como sua empresa é a melhor do segmento de restaurantes e apresentar seus diferenciais.

Por exemplo, você pode incentivar o público a assinar uma newsletter e mandar conteúdos semanais, com dicas, cardápios e outras informações. Também é possível usar as redes sociais e demonstrar um pouco do dia a dia da empresa.

Fechamento

Após atrair e trazer o cliente para perto do seu negócio, é hora de fechar as vendas e conseguir lucrar no restaurante. Nessa etapa, é importante investir em personalização, ter um bom atendimento e garantir que todas as dúvidas do cliente sejam esclarecidas.

Além disso, entenda quais foram os conteúdos consumidos pelos indivíduos e como o seu restaurante pode ajudá-lo. Como dito, uma abordagem personalizada é fundamental nessa etapa para garantir melhores resultados.

Encantamento

Após fechar vendas, é necessário continuar nutrindo aquele cliente para mantê-lo em sua empresa, consumindo os pratos que você prepara com tanto carinho. Assim, pense em formas de agregar valor à experiência do consumidor para fidelizá-lo.

Por exemplo, investir em pós-venda, pedir feedbacks e apostar em melhorias contínuas podem ser ótimas ações. Além disso, programas de fidelidade que oferecem benefícios reais também são bem-vindos.

Quais são as principais vantagens do Inbound Marketing para restaurantes?

O Inbound Marketing pode trazer uma série de benefícios ao seu negócio. Assim, é importante pensar em estratégias que sejam interessantes para o seu estabelecimento e que ajudem a implementá-las de modo eficiente.

Por exemplo, por meio desse tipo de técnica, é possível atrair mais consumidores para dentro do restaurante. Além disso, com o uso de bons conteúdos e de táticas para fidelizá-los, é possível contar com uma grande carteira de clientes, maximizando os lucros.

Outro ponto positivo gerado pelo Inbound Marketing é o forte relacionamento que você cria com as pessoas. Assim, as chances de receber indicações e ter aumento de demanda pelas suas refeições são grandes. Essas são apenas algumas das vantagens desse tipo de técnica.

Quais restaurantes tiveram sucesso com suas campanhas?

Buscar inspirações é importante para entender como aplicar o Inbound Marketing no restaurante. Para ajudar com isso, separamos algumas das principais marcas e suas ações. Veja mais!

Starbucks

Por meio de estratégias de Inbound Marketing, a Starbucks conseguiu consolidar sua marca pelo mundo todo e desfruta de uma posição invejável. Com um conteúdo humanizado nas redes sociais, a empresa consegue aumentar o seu alcance e as vendas, incentivando as curtidas e compartilhamentos de seus posts criativos.

Além disso, a companhia investe em consistência, marcando presença diariamente em suas páginas e interagindo muito com o público.

Também vale destacar os ambientes criados para gerar conforto para os seus consumidores, disponibilizando internet, espaços para trabalhar e um clima muito bom para quem visita suas lojas.

McDonald’s

Outra marca que utiliza muito bem os conceitos do Inbound Marketing é o McDonald’s. Com várias estratégias para gerar conexão com os consumidores, e outras para retê-los, a empresa consegue manter sua legião de fãs ao redor do mundo.

Exemplo recente são as campanhas que utilizaram um evento que estava bombando, o Big Brother Brasil, para fazer lançamentos e engajar o público. Além disso, a empresa incentiva a intimidade com a marca, usando o apelido de Méqui, no Brasil, para aproximar os consumidores e gerar mais vendas.

Subway

Outra marca do ramo alimentício muito conhecida no país e que apresenta ótimo uso do Inbound Marketing para restaurantes é o Subway. Por exemplo, para melhorar suas estratégias e deixar o cliente mais satisfeito, ele usa pesquisas de opinião.

A fim de garantir a participação dos consumidores, em troca do feedback, o Subway oferece um cookie de graça aos que formalizarem no site suas sugestões ou reclamações. Assim, a marca entende o que pode melhorar e consegue tornar seus resultados ainda melhores.

Como é feita uma estratégia de Inbound Marketing para restaurantes?

Image by Freepik

Viu como até as grandes empresas utilizam esse recurso para potencializar sua comunicação e conquistar mais vendas?

Então, é hora de entender como você também pode aproveitar os benefícios do Inbound Marketing. Siga com a leitura e veja como adaptar essas estratégias para a sua marca.

Conheça seu público

Como o Inbound Marketing é centrado na produção de conteúdos para atrair os clientes, é fundamental contar com um bom conhecimento sobre o seu público. Nesse quesito, vale investigar qual a idade média, o nível de renda, os canais de comunicação que utiliza e as demais informações relevantes para delimitar qual o público-alvo de suas estratégias.

Defina a persona do seu restaurante

Após determinar qual o grande público da sua marca, é hora de entender mais sobre a persona do seu negócio. Esse personagem fictício representa um cliente que é atendido de maneira ótima pela empresa.

Isso faz com que a produção de conteúdo seja focada em quem realmente interessa. Portanto, saber suas dores, anseios, medos, preocupações, objetivos e interesses é um excelente ponto de partida para desenvolver uma boa estratégia.

Se o seu restaurante é vegano, por exemplo, é possível criar conteúdos de valor para um público alinhado com essas ideias.

Crie estratégias de atendimento

O atendimento é parte central de uma boa experiência de compra. Como em um restaurante o fluxo de clientes, normalmente, é intenso, vale adotar algumas estratégias para otimizar o atendimento e melhorar a interação com os clientes.

Nesse quesito, é necessário qualificar o time, desde a recepção até o pagamento, no caixa. Afinal, as estratégias de Inbound Marketing tendem a aumentar o volume de clientes, pressionando a equipe para um atendimento ainda mais rápido e eficiente.

Alinhe suas campanhas de inbound com o restaurante

Também vale alinhar as campanhas com o próprio restaurante. Isso significa adotar a mesma identidade visual do ambiente, além de manter o design do espaço e o estilo do seu negócio.

Isso significa que se o seu restaurante é focado em comida caseira e em um clima mais intimista, vale criar campanhas que valorizem essas características.

Utilizar elementos que remetam a uma culinária familiar, por exemplo, é uma excelente forma de valorizar o que há de melhor no seu negócio e ainda preservar a identidade da marca.

Desenvolva campanhas para novos clientes e para fidelização

Você pode utilizar as redes sociais para criar ofertas exclusivas e desenvolver descontos cíclicos, que podem agitar o público. Por meio de ofertas semanais, você consegue fidelizar os clientes e criar picos de demanda no restaurante.

Também vale criar um programa de pontos ou um clube de fidelidade para criar um modelo de receita recorrente. Assim, você consegue ter mais previsibilidade e tranquilidade quanto ao aspecto financeiro do negócio.

Adapte a estrutura do restaurante enriquecendo a experiência

Mesmo que muitas pessoas pensem no Marketing Digital, também é possível extrapolar suas ideias para o ambiente físico do negócio. Criar um ambiente aconchegante, com uma decoração exclusiva e com espaços instagramáveis, por exemplo, é uma excelente forma de atrair novos consumidores.

Desse modo, você pode dispor de elementos chamativos em seu espaço físico e usar as redes sociais para apresentá-los ao público.

Além disso, solicitar que os clientes postem registros da sua experiência e marquem o perfil do restaurante é uma ótima forma de aumentar suas vendas.

Aposte no serviço de delivery

Image by senivpetro on Freepik

O delivery ganhou bastante espaço durante as medidas de distanciamento na pandemia e se tornou um hábito para muitas famílias brasileiras. Por isso, vale a pena manter esse canal de atendimento ativo.

Uma boa estratégia é escolher um cardápio que pode ser entregue com qualidade pelo delivery. Assim, os clientes podem desfrutar de uma bela refeição no conforto de casa.

Entendeu como utilizar o Inbound Marketing para restaurantes e maximizar os resultados do seu negócio? Por meio de nossas dicas e se inspirando nas principais marcas do segmento, é possível estabelecer estratégias que vão gerar resultados incríveis. Portanto, não deixe de aplicar tudo o que aprendeu por aqui.

Quer a ajuda de especialistas para elaborar suas estratégias? Então, entre em contato conosco e conte com um dos nossos consultores para otimizar os resultados do seu restaurante!

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