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O que é mentoria em Marketing Digital e como funciona nas empresas
9 de setembro de 2022

Cada vez mais popular, a mentoria em marketing digital é indicada para empresas de todos os portes. Afinal, a personalização do atendimento permite que o mentorado descubra as melhores soluções para seu problema específico, no caso, as estratégias de marketing digital da sua empresa.

Neste artigo, explicaremos o que é e como funciona uma mentoria em marketing digital. Além disso, você também conhecerá os principais benefícios de apostar nessa tendência do mercado.

Continue a leitura e veja também quais são os assuntos que um serviço desse agrega no seu negócio.

O que é a mentoria em marketing digital?

A mentoria em marketing digital consiste em um atendimento especializado feito por um profissional ou empresa da área que analisa as suas ações e estratégias de marketing com o objetivo de impulsionar a sua performance.

Diferentemente da consultoria, que tende a indicar os caminhos, na mentoria parte-se do pressuposto de que o mentorado (no caso, a sua empresa) tem um conhecimento básico sobre a área. Assim, você pensa junto com o mentor, encontrando as soluções ideais para o seu negócio.

Como é feita a mentoria em marketing digital para empresas?

Normalmente, o processo da mentoria pode variar de acordo com a demanda e também outros detalhes, como porte da empresa. Em geral, ela pode acontecer no período de um trimestre, com encontros online ou presenciais.

Normalmente, é feito um exercício de enxergar o atual cenário do planejamento de marketing da empresa e são apresentadas ferramentas, hacks e ações que podem melhorar os processos.

Por que fazer mentoria em marketing digital?

Confira os principais pontos que fazem com que a mentoria em marketing digital seja recomendada para negócios que desejam crescer!

Para absorver o know how de um especialista

Imagine quanto custa ter um especialista de marketing na sua empresa? Agora, multiplique esse custo por cada área específica do marketing digital como o inbound marketing, redes sociais, marketing de conteúdo, email marketing, automação, SEO e anúncios.

A mentoria traz uma visão consistente e atualizada sobre cada área, oferecendo um excelente custo-benefícios e as estratégias mais inovadoras para o seu negócio.

Para aprender a executar ações de marketing com autonomia

Por outro lado, não há nada melhor do que entender o que está acontecendo para garantir que as decisões sejam mais acertadas, não é mesmo? Por esse motivo, a mentoria também auxilia no processo de entendimento do próprio marketing da empresa.

Afinal, de que adianta entender quem é a persona do seu negócio e desenvolver uma personalidade para a marca se sua empresa não consegue respirar essa verdade? A mentoria permite que você amplie a visão sobre o marketing da empresa.

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Quais são os conteúdos que a mentoria em marketing digital aborda?

Separamos os principais pontos que podem ser trabalhados na mentoria de marketing digital. Vale destacar que, como essa é uma área muito inovadora, a tendência é que surjam novos focos de estratégia constantemente.

Além disso, como uma mentoria trata cada empresa de maneira individualizada, pode ser que o trabalho exija outros recursos além dos apresentados aqui. Acompanhe!

Inbound marketing

O inbound marketing é um ponto fundamental para o sucesso das suas estratégias de marketing digital. Afinal, ele não está focado apenas na exposição da marca, mas principalmente no relacionamento com o seu público.

Por isso, quando o assunto é conhecer melhor sobre seus prospects e clientes, além de olhar quais ações vão encantá-los, já estamos falando de inbound.

Funil de vendas

Outra ferramenta importantíssima no marketing digital é o funil. Com ele, os profissionais analisam qual é o caminho mais eficiente desde o momento que sua marca aparece pela primeira vez para um lead até o fechamento da venda.

Além disso, esse desenho também pode contemplar o sucesso do cliente, a fidelização e novas vendas para o mesmo cliente.

Ferramentas de marketing

O que o mercado tem de melhor? As ferramentas de marketing permitem que o seu trabalho ganhe escala sem a necessidade de aumentar o investimento de forma proporcional. Entretanto, o que usar?

Em uma rápida pesquisa, você provavelmente encontrará mais soluções do que conseguiria operar. Com uma mentoria, você usa a tônica de que menos é mais, garantindo qualidade nas escolhas.

Produção de conteúdo

Quer ter foco e maior produtividade? Um calendário editorial permite que você crie a melhor estratégia de marketing de conteúdo, encontrando a frequência, os canais e a exposição adequada.

Além disso, a mentoria pode oferecer dicas como o desenvolvimento de um manual de identidade da marca, o que facilita a parceria com produtores de conteúdo terceirizados, mantendo o tom da sua empresa.

Quais são os benefícios da mentoria em marketing digital?

Gostou de conhecer mais sobre a mentoria de marketing? Então, descubra agora quais são as vantagens de apostar nessa estratégia!

Ajuda a estruturar o setor de marketing

Com a mentoria é possível alinhar o seu time, permitindo que as ações sejam coerentes com o planejamento, conquistando melhores resultados. Além disso, esse processo pode contribuir para integrar os setores de marketing e vendas.

Ensina a administrar recursos e ferramentas de marketing digital

Um dos objetivos da mentoria é otimizar o ROI de marketing digital, fazendo com que o valor investido seja melhor aproveitado. Além disso, você ganha tempo, entendendo como funcionam as novas ferramentas.

Consolida estratégias

Outro ponto importante da mentoria em marketing digital é uma visão ampla das estratégias do seu negócio, permitindo que todas estejam conectadas em um grande propósito.

Assim, seja o envio de uma mensagem, uma publicação em alguma rede social ou mesmo a ativação de uma campanha de anúncios, tudo isso estará focado nos objetivos de marketing digital que você estabelecer.

O que você achou sobre a mentoria em marketing digital? Como você deve ter percebido, cada vez mais será importante que as empresas adotem esse modelo, garantindo maior autonomia, ao mesmo tempo em que aproveitam uma visão especializada e inovadora para a empresa. Assim, você tem maior clareza das suas ações e contribui ativamente na sua estratégia de marketing.

Se você gostou desta ideia e quer melhores resultados para o seu negócio, então entre em contato com um consultor aqui da Rock e entenda como uma estratégia de marketing de conteúdo pode impulsionar seus resultados!

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