Imagine trazer o expertise criativo de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo, diretamente para a sua marca — independentemente do tamanho do seu negócio atualmente?
Pode parecer meio irrealista para alguns profissionais. É quase possível ouvir os pensamentos do outro lado da tela: “o que funciona para grandes marcas não funciona para pequenas e médias”, ou “o orçamento de grandes marcas é infinitamente maior que o meu”.
Acertamos?
Mas, acredite. Com o planejamento estratégico correto, clareza de seus objetivos e consciência das tendências de conteúdo (e como elas se aplicam em seu público e negócio), é possível trazer as estratégias criativas das grandes marcas para o seu negócio — e ter resultados extraordinários com isto.
É o que explica Patrícia Moura, Head de Conteúdo da GUT: “o segredo é a clareza dos objetivos e desafios desde o início do briefing. Se todos têm essa clareza, possuem alto envolvimento com o trabalho e uma boa comunicação durante o processo, o resultado aparece.”
Ela participa nesta terça-feira, dia 30, às 18h, da Jam Session, webinar gratuito da Rock Content para ajudar profissionais de Marketing e vendas a escalarem seus negócios (faça já sua inscrição!).
Professora e palestrante, Patrícia possui mais de 17 anos de carreira dedicados a ajudar grandes marcas a estabelecerem o melhor relacionamento com as pessoas por meio de plataformas digitais.
Atualmente, é Head de Conteúdo da GUT, agência vencedora de 18 Cannes Lions por criar campanhas cheias de propósito para algumas das maiores marcas do Brasil e também marcas globais. Além disso, por 2 anos consecutivos, Patrícia foi a estrategista líder do maior festival de entretenimento e música do mundo: o Rock in Rio.
A estrategista adiantou para nosso blog alguns dos assuntos que você verá na Jam Session. Confira!
Rock Content: Como Head de Conteúdo na GUT, você já trabalhou com muitas marcas grandes. Qual o segredo para desenhar estratégias criativas para grandes marcas?
Patrícia Moura: Estratégias criativas para grandes marcas são o resultado da integração de vários times: dados, planejamento, criação, produção, atendimento e o envolvimento do time de Marketing do cliente. É um trabalho que passa por muitas mãos e é construído em várias etapas.
Talvez o grande segredo seja a clareza dos objetivos e desafios postos na mesa desde o início do briefing. Se todos têm essa clareza, possuem alto envolvimento com o trabalho e uma boa comunicação durante o processo, o resultado aparece no final.
RC: Na sua opinião, o que é mais essencial para uma estratégia de conteúdo encantar e impactar as pessoas?
PM: É essencial que a conversa ou história que a marca quer criar tenha algum apelo. Nem sempre os temas que a marca quer propor estão em alta nas redes ou são de grande interesse para o público que ela quer falar. Mas o apelo não está só no tema em si, mas na forma como ele é apresentado, em qual linguagem, através de que porta-vozes, sob qual narrativa, onde e como.
Posso citar, como exemplo, os temas voltados para ESG e sustentabilidade. Não são temas de maior volume e interesse, se comparados à música, política, esportes e fofoca — estes são infinitamente mais consumidos e debatidos.
Então, se a marca tem algo a dizer em uma estratégia de conteúdo, ela precisa definir junto com a agência o tamanho dessa ideia e, junto com o time da agência, como criar este impacto e esta conversa.
RC: Muitos profissionais de Marketing e Conteúdo focam em produzir bons conteúdos, mas pecam em mensurar e escalar seus resultados das suas iniciativas. Como aliar qualidade com crescimento em resultados?
PM: Aliando dados a planejamento estratégico. Não dá pra escalar o que não se tem clareza de ponto de partida.
O diagnóstico do que já foi feito e da realidade atual servem de premissa e muitos aprendizados. Uma vez passada esta etapa, aí vem a construção da estratégia de crescimento. O que te falta é criação de apelo? De ideias impactantes? Um porta-voz que te dê endosso e te empreste a credibilidade que ele tem, criando uma cauda longa? Mergulhar em SEO com um especialista?
Para cada empresa/cliente, teremos uma resposta diferente ou um conjunto de respostas que são embasadas com dados. Na docência, há pelo menos 10 anos, que eu digo que não existe “copiar + colar” em estratégia.
RC: Com a volta dos eventos presenciais, alguns festivais e eventos estão aliando experiências digitais e presenciais (vimos isto, por exemplo, no Coachella 2022). Por dois anos, você atuou como estrategista líder do Rock in Rio. Como você vê essa combinação ferramentas de Marketing da vida real e virtual para construir uma experiência para a audiência?
Depois de dois anos de pandemia, as pessoas estão super animadas a voltar a viver ao ar livre e transformar a experiência do físico em conteúdo virtual. É um comportamento natural da sociedade depois de um tempo prolongado de privações que essa geração nunca tinha experimentado.
Penso que temos o cenário ideal para inovação. Temos 77% da população conectada, uma idade média em torno dos 30 anos e um desejo por novas tecnologias e redes sociais considerado alto globalmente. As marcas que possuem investimentos significativos em comunicação podem e devem investir em experiências phygital (presencial + digital) para fortalecer o laço com seus consumidores e até mesmo adquirir novos.
RC: Ainda falando em tendências: na sua opinião, quais são as principais tendências em conteúdo que os profissionais devem ficar de olho para os próximos anos?
PM: Multiplicação de atendentes virtuais, eventos de toda ordem no metaverso, shows patrocinados dentro de jogos, coleções em NFT que ofereçam benefícios no mundo físico ou possuam valor social, entretenimento de marca que emula experiências como o cinema, teatro, TV e museus, criação de suas próprias moedas em cripto e, arrisco dizer, todo tipo de conteúdo e influência como já fazemos, só que criado por inteligências artificiais.
RC: O que mais os leitores podem esperar de nossa Jam Session?
PM: Acho que vamos ter um espectro bem amplo de temas passando um pouco sobre a minha trajetória profissional, lógica de projetos de conteúdo para pequenas e grandes marcas, dicas para gerar impacto e identificação no conteúdo, diversidade nas campanhas e no mercado, como foi minha experiência com Rock in Rio e muito mais. Acho que vocês não vão se arrepender de assistir!
Não perca a conversa ao vivo com Patrícia Moura nesta terça, dia 30, às 18h. É grátis e você poderá fazer perguntas. É só fazer sua inscrição!
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