O vídeo curto se tornou uma das maiores tendências do Marketing Digital da atualidade, fazendo com que criadores de conteúdo e marcas apostem na popularidade e influência desse novo formato.
O TikTok, a principal rede social para vídeos curtos, já atingiu a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, que passam em média mais de 25 horas por mês no app. O crescimento é tão grande que está preocupando concorrentes como Instagram e Google.
Mesmo com esses dados impressionantes, os profissionais de Marketing ainda enfrentam um grande desafio: criar conteúdo que envolva o público consumidor. Apenas 9% consideram o TikTok como sua plataforma social mais engajada, segundo o State of Marketing Report 2022 , divulgado pela Hubspot, Rock Content, Litmus e Wistia.
O mesmo relatório (que você pode baixar gratuitamente, em inglês) mostra que vídeos em formato curto, como TikTok e Instagram Reels, são o tipo mais eficaz de conteúdo de redes sociais e têm o maior ROI em comparação com qualquer outro formato.
Então, para te ajudar a ter melhores resultados nessa rede social, vou listar 7 marcas no TikTok que fazem um ótimo Marketing na plataforma e explico a estratégia de conteúdo por trás delas. Vamos lá?
7 marcas no TikTok com ótimas estratégias de conteúdo
1. Netflix
A Netflix tem mais de 26 milhões de seguidores no TikTok e uma legião de fãs que se envolvem e promovem seu conteúdo. Muitos dos vídeos são cortados do próprio conteúdo do streaming para promover lançamentos, além de conteúdos de bastidores e entrevistas exclusivas com os atores, sempre de forma bem leve e divertida.
Isso faz com que o público se sinta especial ao ter acesso a conteúdos exclusivos na plataforma. Além disso, o perfil da Netflix no TikTok aposta em jogos rápidos com o público e cortes divertidos das séries para aumentar o engajamento e o compartilhamento orgânico de seu conteúdo.
2. NBA
A NBA é um ótimo exemplo de marca no TikTok que conseguiu entender o público da plataforma e diferenciar sua estratégia nessa rede social. A National Basketball Association usa seu perfil do TikTok para apresentar um lado mais leve e divertido da empresa, com momentos de bastidores e entretenimento dos jogadores, trazendo aos fãs conteúdo em formato curto que os envolve rapidamente.
3. Chipotle
A Chipotle é comumente lembrada pelos profissionais de Marketing quando se trata de conteúdo no TikTok. Não é à toa que a marca foi a primeira grande rede de restaurantes com uma conta oficial do TikTok em 2019, usando uma estratégia robusta com vídeos, memes e conteúdos engraçados. Isso tornou a marca relevante para um público mais jovem.
Ela também incentiva seus fãs a participarem de desafios, como o #GuacDance, que resultou em mais de 250.000 envios de vídeos em apenas seis dias. Isso levou a Chipotle a vender mais de 800.000 guacamoles no Dia Nacional da Guacamole.
4. Ryanair
A Ryanair é uma companhia aérea que oferece voos super baratos na Europa. Pode parecer que uma empresa desse setor não tenha muito o que mostrar para entreter seu público; mas, mesmo assim, a Ryanair mostra que, independentemente do segmento, as empresas podem criar conteúdos criativos, de baixo custo e que envolvam seu público.
A marca leva a sério as tendências e o humor do TikTok, fazendo de seus aviões os protagonistas dos vídeos e criando conteúdos leves e divertidos.
5. Fenty Beauty
A Fenty Beauty aposta em um dos tipos de conteúdo mais populares e eficazes no segmento de beleza: tutoriais. A marca no TikTok investe em conteúdo para mostrar tutoriais de maquiagem, reviews de produtos, testes de desgaste e lançamentos da marca.
Além disso, a Fenty acertou em cheio ao apostar em outro tipo de conteúdo bastante conhecido e que gera muito engajamento para as marcas, que é a #FENTYBEAUTYHOUSE, onde os criadores de conteúdo convivem para expandir ainda mais suas carreiras nas redes sociais e promover a marca organicamente.
6. Crocs
A Crocs é conhecida no TikTok por seu conteúdo original colorido e divertido, com hashtags específicas da marca (como #CrockTok) e até piadas sobre a estética distinta de seus sapatos. Mais uma vez, podemos ver a estratégia de conteúdo de tutoriais e procura por marcas do segmento de moda no TikTok.
A conta da marca no TikTok também é usada para mostrar novos produtos e lançar desafios, como foi o caso do #ThousandDollarCrocs, onde os usuários foram incentivados a “classificar” seus crocodilos da forma mais sofisticada possível, gerando mais de 3 bilhões de visualizações de vídeo nesta campanha.
7. Gymshark
A Gymshark é outra marca que reforça a importância dos desafios no TikTok para engajar e alcançar muitos seguidores. A marca é uma das principais do segmento de fitness na rede social, com mais de 3 milhões de seguidores.
Uma das campanhas mais emblemáticas da marca foi o desafio “66 Days: Change Your Life”, fazendo com que os seguidores da marca fizessem upload de vídeos de sua própria rotina de exercícios para ganhar uma assinatura do Gymshark. Isso gerou mais de 193 milhões de visualizações na hashtag #gymshark66.
Além disso, a marca investe em vídeos engraçados que relatam o dia a dia dos treinos nas academias, gerando uma identificação de seus seguidores com o conteúdo.
Informe e entretenha seu público
As empresas estão usando o TikTok para educar, informar, inspirar e entreter seus seguidores. Como resultado, os profissionais de Marketing devem investir cada vez mais nessa plataforma e adaptar sua estratégia de conteúdo nessa rede social.
As marcas listadas neste artigo têm muitos pontos em comum sobre como construir conteúdo viral e um público qualificado no TikTok.
Algumas das iniciativas estão em investir em memes, conteúdo criativo e engraçado, bastidores da empresa, tutoriais, desafios e uso de hashtags que diferenciam seu conteúdo da concorrência e geram conexão com seu público.
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