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Anitta no metaverso? Cantora em games e outras lições sobre Marketing Digital
22 de julho de 2022

Marketing e música, dois termos que juntos se conectam fortemente com a Rock Content. Porém, desta vez, vamos explorar estes temas em estilos e tópicos que vão além do rock e do Marketing Digital que estamos acostumados. 

Seja qual for a sua preferência ao escolher uma playlist para ouvir, tenho quase certeza que você sabe quem é a Anitta. 

A cantora brasileira começou a carreira nacional no ritmo do funk e, atualmente, conquista o mundo todo, transitando entre o pop e outros estilos. Um exemplo disso é o título obtido no Guiness Book como “a primeira artista latina solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify” com o hit cantado em espanhol Envolver, batendo mais de 6,3 milhões de streams.

E para quem pensa que sua influência se limita à plataformas de música, se engana: recentemente, Anitta se juntou ao Free Fire, jogo de ação no estilo battle royale, e isto levou ao lançamento de um clipe que até flerta com o metaverso.

Pois é. Além dos ritmos e das letras que atraem cada vez mais fãs, Larissa Machado (nome de nascimento de Anitta) aplica estratégias de Marketing que contribuem para o sucesso de seus lançamentos, da mesma maneira que diversas empresas adotam no mundo corporativo, buscando alavancar resultados, inclusive no contexto global.

Anitta, uma mulher de negócios

Falando em mundo corporativo, a cantora atua em cargos importantes em grandes empresas brasileiras. No Nubank, ela faz parte do Conselho de Administração; na Ambev, é Head de Criatividade e Inovação da Beats, bebida alcoólica que bomba nas pistas e carnavais Brasil adentro, e, recentemente, se tornou sócia da Fazenda do Futuro, que criou um famoso hambúrguer vegetariano. 

A presença de Anitta em cargos de liderança em empresas traz não só um olhar criativo e diverso para os negócios, mas também gera um forte impacto ao levarmos em consideração o poder de influência da cantora.

David Vélez, fundador do Nunank, em entrevista à revista Veja: […]“Anitta fez muito sentido (para o Nubank), porque ela traz uma visão completamente diversa para o conselho. É uma mulher que, nascida e crescida em uma favela do Rio de Janeiro, realmente representa os interesses dos nossos clientes e que consegue trazer uma visão sobre eles que nenhum outro conselheiro conseguiria trazer.”

Tudo isso sem falar nas campanhas de outras grandes marcas que contaram com a participação da “girl from Rio”, como Cheetos, Burger King, Shein, Magalu e Claro. A presença de influenciadores tem sido uma das maiores tendências de Marketing nos últimos anos, de acordo com pesquisa divulgada no State of Marketing Trends Report 2022

“A Tropa”

Para além de estratégias de influência, recentemente, Anitta se juntou ao Free Fire, jogo de ação no estilo battle royale. Tendo um público majoritariamente jovem, em  2021, o game ultrapassou a marca de 150 milhões de jogadores diários. A parceria levou duas opções de personagem da cantora para dentro do jogo, além da produção de um videoclipe com uma música exclusiva, com participação do cantor Luck Muzik.

O clipe de Tropa, disponível no YouTube, já tem mais de 10 milhões de visualizações e traz várias referências ao jogo. 

Os efeitos especiais e edições misturam a realidade com o mundo virtual, o que pode ser entendido como referências ao metaverso, assunto que tem ganhado cada vez mais potência nos últimos tempos. Além disso, outras personagens já conhecidas no mundo Free Fire também estão presentes na narrativa gravada. 

Agora, a cantora se junta com outros colegas do mundo da música internacional no ambiente virtual, como Justin Bieber e Alok, que já possuem seus personagens na plataforma.

O que um clipe da Anitta pode nos ensinar sobre Marketing Digital?

Marketing de influência

Em primeiro lugar, independente do gosto musical, é preciso admitir que a cantora vem crescendo globalmente e boa parte disso vem de suas estratégias de promoção. 

Essa visibilidade que ela adquire a coloca em destaque e faz brilhar os olhos de grandes marcas, principalmente aquelas que possuem orçamento para investir em influenciadores digitais de grande porte, como já citamos anteriormente. 

De acordo com o relatório da Hubspot, em 2022, 88% das marcas que responderam à pesquisa dedicaram orçamento a campanhas de Marketing de influência. 

O principal objetivo costuma ser a geração de brand awareness, com investimentos que variam entre 50 e 500 mil dólares por ano. Anitta gera receita com sua imagem e alcance nos canais digitais, enquanto impulsiona o resultado das marcas parceiras.

Construção de marca

Anitta é sua própria marca. Ao ouvir o nome da cantora, é fácil se associar ao seu público, estilo, linguagem e gostos. 

A busca por expansão e visibilidade, além da conquista de novos mercados, se assemelha com a estratégia de algumas empresas, principalmente ao falarmos em parcerias. A artista já produziu músicas com artistas internacionais e, agora, se juntou ao Free Fire, gerando novas possibilidades.

Co-marketing

A parceria com o jogo, sob a luz do co-marketing, é uma via de mão dupla. Co-marketing pode ser definido como a união de duas empresas para criar ou promover um conteúdo, seja ele qual for. Dentre suas principais vantagens estão: maior alcance, custos reduzidos e reconhecimento de mercado. 

Neste caso, Free Fire ganha não só um conteúdo produzido, mas também a possibilidade de atrair novos jogadores a partir do público da cantora. 

Enquanto isso, Anitta tem mais um lançamento, mais um parceiro internacional, se insere em um novo canal e se coloca em mais uma possibilidade de expansão em seu público, tanto no Brasil como em outros países onde o jogo é sucesso. 

Público Alvo

É importante mencionar a relação existente entre os públicos do game e da artista. Trata-se de jovens e com forte presença  no ambiente digital. Este é um ponto de extrema importância ao se propor ou analisar uma proposta de parceria e co-marketing para que os resultados possam ser ainda mais relevantes para ambas as partes. 

Outro ponto importante é o alcance que os dois lados possuem. A cantora possui mais de 65 milhões de seguidores no Instagram, enquanto Free Fire atingiu a marca de 150 milhões de jogadores por dia em 2021. 

A possibilidade de se alcançar mais pessoas pelo mundo interessadas pelos trabalhos de Anitta e novos jogadores a partir do videoclipe de lançamento da personagem é enorme. Os atuais fãs da cantora podem despertar a curiosidade de ter a experiência de jogar como “a Patroa” e se juntarem ao mundo virtual de Free Fire. 

Diversidade

Por último, mas não menos importante. Anitta, uma personalidade de grande visibilidade, estando no contexto digital e jogos, aproxima ainda mais essa temática do público feminino. 

Pautas como diversidade e inclusão têm sido levantadas dentro de empresas, inclusive em times de Marketing.

A participação de pessoas de diferentes grupos em processos criativos e de tomadas de decisão gera grandes possibilidades de inovação. Os resultados podem ser percebidos pelas empresas, seus clientes e os demais envolvidos, como é o caso da participação da cantora no Conselho de Administração do Nubank.

Conclusão

Assim como várias marcas e até mesmo outros cantores, Anitta serve como exemplo de como parcerias e uma boa estratégia de expansão de marca podem gerar grandes resultados. 

Hoje, a cantora possui um grande alcance internacional e é vista como peça importante ao representar grandes marcas, graças ao seu engajamento.

A escolha de parceiros certos para a campanha certa, conforme a definição correta de público alvo pode ser a chave para a geração de grandes resultados, seja no mundo da música, dos jogos digitais ou qualquer outro segmento. 

Para isso, basta alinhar bem as expectativas, o público alvo e ser criativo durante a execução.

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