E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Spotify investe em vídeo e jogos: conheça os principais motivos
20 de julho de 2022

Na última terça-feira, o Spotify anunciou a compra do Heardle, um jogo de curiosidades para os amantes da música. O jogo consiste em ouvir os primeiros segundos de uma música e depois tentar adivinhar qual é.

Além disso, o Spotify também está crescendo na indústria de podcast de vídeo. Já disponível nos EUA e no Canadá, a empresa está expandindo o recurso para seis novos mercados (Alemanha, França, Itália, Espanha, Brasil e México), uma decisão ousada considerando que o foco do Spotify é música e áudio.

Todos nós sabemos que um dos principais valores do Spotify é descobrir novos artistas e músicas (pessoalmente eu o uso por esse motivo). No entanto, a empresa tem um histórico recente de expansão para outros mercados, como podcasts e audiolivros. E agora jogos e video também.

O cenário atual também está forçando aplicativos e serviços de streaming a oferecerem coisas diferentes para seus públicos. Tanto a Netflix quanto o Spotify estão buscando estratégias para superar o número crescente de concorrentes que estão crescendo no setor.

Com essas novas tendências entre esses grandes players, podemos ver o quanto é importante diversificar seu conteúdo. As pessoas querem escolher como consomem seu conteúdo, por isso não é bom o suficiente se restringir a um único formato.

Heardle 🤝 Spotify

Esta é a primeira vez que o Spotify comprou um jogo. Mas por que o Heardle?

O jogo é simples: você precisa adivinhar o nome ou o artista de alguma canção ao ouvir alguns segundos dela. Ao final, quando a resposta for exibida, o jogo levará você a um link no Spotify.

A ideia também é inspirada em outro jogo popular chamado Wordle, publicado pelo The New York Times, que é sobre adivinhação de palavras. Ele também é muito popular globalmente.

Até agora, o Heardle está disponível apenas em seu site. Eles esperam lançar sua integração completa de aplicativos móveis em um futuro próximo, embora ainda não tenhamos uma data específica.

A intenção de adicionar um jogo à plataforma pode ter vários motivos: entregar uma experiência mais interativa, alcançar novos públicos e permitir que as pessoas descubram novas músicas.

Além disso, vamos lembrar como o Spotify vem tentando dar várias experiências lúdicas aos seus usuários. Dois bons exemplos são o fenômeno Retrospectiva do Ano, o Spotify Wrapped, que permite a criação de peças compartilháveis ​​para redes sociais. Também o novo modo Karaokê, que oferece uma experiência muito interessante.

Por outro lado, testemunhamos como a indústria de jogos é um novo alvo para muitas empresas. A Netflix é um ótimo exemplo disso, pois lançou seus aplicativos de jogos gratuitos para assinantes em novembro de 2021.

Podcasts de vídeo no Spotify

O Spotify está tentando expandir sua pegada global de podcast de forma geral. Mas também tenta competir com o YouTube, que já tem uma presença global massiva, e também tem uma plataforma de música muito parecida com o Spotify, chamada YouTube Music.

Para enfrentar esse mercado, o Spotify decidiu oferecer podcasts de vídeo aos seus criadores. A estratégia começou em abril deste ano para os EUA, o Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e o Canadá e agora, a partir de 12 de julho, estendeu-se a outros seis países.

Neste momento, áudio e vídeo são os principais formatos que as pessoas procuram consumir. As estatísticas mostram que 60% da população dos EUA admitiu ouvir conteúdo de áudio em 2020. Por outro lado, 80% dos millennials consideram o conteúdo de vídeo ao tomar uma decisão de compra.

O fenômeno dos podcasts de vídeo é muito interessante. No meu caso, uso tanto o YouTube quanto o Spotify para curtir esse tipo de conteúdo. E, pessoalmente, gosto muito de poder escolher em qual formato quero consumir o conteúdo que gosto.

Não se atenha a um único formato

A internet nos permite compartilhar informações de várias maneiras. Você pode escolher se deseja ler as últimas notícias ou ouvi-las enquanto dirige para o trabalho.

No entanto, temos que considerar que neste momento há uma proliferação de plataformas de conteúdo multimídia. Por exemplo, para streaming de séries ou filmes, existem várias opções como Disney+, Prime Video, HBO Go e assim por diante. No caso de música ou áudio, também temos o Deezer, Google Play, SoundCloud e a lista não para de crescer.

Oferecer vários formatos é uma maneira de se destacar da multidão e continuar engajando seu público com algo que a concorrência não está oferecendo.

O conteúdo interativo está crescendo

Ao usar a nova integração do Heardle, fiquei impressionada com a forma como esse único jogo pode levar você a descobrir muitas músicas no Spotify. Com certeza isso vai estender minhas playlists.

Há algo especial aqui: interatividade. Muitas marcas estão usando experiências interativas para atingir seus objetivos de Marketing. A razão é simples: elas misturam informação com entretenimento.

Ao criar uma peça interativa, você tem várias opções: questionários, calculadoras, manuais, demonstrações e assim por diante. Qualquer coisa que permita que você interaja com seu público. Ao mesmo tempo, você tem uma melhor compreensão de como eles clicam e usam seu conteúdo.

Lembre-se: fazer Marketing na era digital não é apenas vender um produto ou serviço, é entregar uma experiência completa. Os usuários não ficam satisfeitos quando você se apega a um único formato ou tipo de conteúdo. Eles procuram variedade, para que possam escolher sua opção favorita.

Investigue os hábitos do seu público-alvo ou persona e entregue toda a sua jornada completa.

The post Spotify investe em vídeo e jogos: conheça os principais motivos appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.