Que o Google é a maior ferramenta de buscas do mundo, quanto a isso não há dúvidas. São bilhões de pesquisas realizadas todos os dias na plataforma e um global market share de mais de 86%, frente aos seus concorrentes.
Com tantas pesquisas feitas pela plataforma, você consegue imaginar o nível de inteligência de dados que a empresa é capaz de coletar sobre tendências, comportamento do consumidor e inúmeras outras informações valiosas?
E se o próprio Google não apenas coletasse esses dados, mas também compartilhasse com você análises completas baseadas em bilhões de consultas realizadas pelos seus usuários? Pois é exatamente isso que a equipe do Global Market Insights oferece mensalmente no site Think With Google.
Neste artigo, vou falar um pouco sobre sua última atualização que compartilhou informações extremamente valiosas sobre o atual cenário mundial de grandes incertezas financeiras e seu impacto no comportamento dos consumidores.
Os novos comportamentos de pesquisa
A expressão “novo normal” foi disseminada pelo mundo inteiro como uma associação aos hábitos e comportamentos da população em um período de pandemia (e pós-pandemia).
Essa nova realidade, somada a diversas crises políticas e financeiras que estamos vivendo em todo o mundo, tem mudado drasticamente a forma como a população consome produtos e contrata serviços, principalmente através da internet.
Nesse contexto, o Google Market Insights trouxe dados muito interessantes sobre os mais recentes padrões de pesquisa vistos por quatro diferentes perspectivas: mitigação da inflação, conhecimentos financeiros, pesquisa de consumo e comprar online e offline.
Mitigação da inflação
O atual cenário trouxe consigo um aumento da inflação na grande maioria dos países. Nesse contexto, o Google observou um grande aumento em pesquisas como: “compre 1 leve 1”, “código promocional”. Além disso, pesquisas por “hipoteca” tem subido mais de 100% ano após ano.
Conhecimentos financeiros
Além de tentar mitigar a inflação, houve um enorme aumento nas pesquisas relacionadas à educação financeira. Pesquisas sobre compra de ações, correção de juros e benefícios de cartões de crédito aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
Pesquisas de consumo
Pesquisas relacionadas a automóveis mais econômicos estão crescendo em mais de 90% ano após ano. Além disso, houve um aumento considerável nas consultas sobre “quando os preços irão cair” e “quando é o melhor momento para comprar…”. Um retrato claro da preocupação do consumidor sobre as finanças em sua tomada de decisão.
Compras online e offline
Ao mesmo tempo que houve um aumento nas pesquisas sobre finanças e promoções, consultas relacionadas a “shopping centers”, “lojas abertas”, “vestidos de compras online” e “aplicativos parceiros de entrega” tiveram um aumento bastante significativo.
Isso mostra que, mesmo que as pessoas estejam preocupadas, elas têm a intenção de comprar – com uma mudança para o crescimento omnichannel.
Cenários de um mundo pós-pandemia
No mundo durante/pós-pandemia, o “digital” está mais forte do que nunca. O teletrabalho, que muitos não acreditavam que poderia dar certo, já é uma realidade na vida de muitas pessoas e o equilíbrio entre trabalho e bem-estar é uma tendência que veio para ficar.
Muitas empresas que trabalhavam apenas no mundo offline, se viram forçadas a entrar rapidamente no mundo digital como forma de sobrevivência.
Do lado do consumidor, o isolamento social mudou, ou melhor, acelerou, os novos hábitos do consumo digital, resultando em um aumento impressionante das compras online desde o início da pandemia.
Ao mesmo tempo, estamos em meio a diversas incertezas financeiras e políticas no cenário global. E os insights levantados pelo Google mostram de forma clara as consequência disso na jornada de compra dos consumidores, pois durante o processo de tomada de decisão, o “bolso” tem tido um peso muito maior do que antes.
Padrões de pesquisa como “qual é um bom momento para comprar…” ou “quando os preços irão cair…” mostram que o consumidor está buscando se informar (ainda mais) antes de tomar uma decisão de compra, e é exatamente neste momento de decisão que sua empresa precisa estar cada vez mais presente. Mas, como fazer isso?
Como preparar o seu Marketing para esse novo cenário?
Com um menor poder aquisitivo, muitas vezes a jornada de compra do seu consumidor se estende.
Para encurtar essa jornada, a estratégia de muitas empresas neste momento está diretamente ligada em oferecer ofertas e promoções para seus produtos e serviços. Assim, o consumidor que se vê indeciso tem um “combustível” a mais para tomar sua decisão em um prazo mais curto.
E isso funciona? Certamente. Como já foi dito anteriormente, pesquisas relacionadas a “compre 1 leve 1” e “código promocional” crescem em 60% e 100%, respectivamente, ano após ano.
Mas essa é a única solução? Certamente não.
Promoções e ofertas são excelentes estratégias para trazer pessoas que se encontram na etapa do fundo do funil. Porém, como já falamos anteriormente, questões financeiras fazem com que a decisão de compra se torne mais demorada e diversas pessoas estão recorrendo ao Google para entender se é o melhor momento para comprar certos produtos ou para avaliar a relação de custo-benefício para adquiri-los.
E se, ao realizar pesquisas relacionadas à tomada de decisão, sua empresa pudesse educar esse cliente e conduzi-lo nessa jornada? É nesse momento que o Marketing de Conteúdo se torna ainda mais efetivo!
Marketing de Conteúdo é a estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos. Através dele, você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
As consequências disso para sua empresa são:
Maior confiabilidade e reconhecimento de marca;Construção de audiência e comunidade;Condução dos seus consumidores ao longo da jornada de compra e, consequentemente, na tomada de decisão;Maior tráfego para o seu site (principalmente quando os conteúdos são feitos no blog da empresa).
Portanto, em um cenário de tantas incertezas, o seu potencial cliente, que se vê indeciso, poderá ser educado e conduzido a tomar decisões melhores por meio do conteúdo oferecido pela sua empresa.
Sendo assim, a decisão da sua empresa precisa ser: você prefere que o seu cliente seja conduzido e educado por você ou pelo seu concorrente?
Nesse contexto, aqui vai uma dica de ouro: se você deseja avançar o Marketing de Conteúdo da sua empresa, você pode agendar um horário com os especialistas da Rock Content e encontrar as melhores soluções para crescer seus resultados de Marketing.
Além disso, temos diversos materiais gratuitos sobre o assunto! É só acessar nossa página de recursos e baixar vários conteúdos e ferramentas completas sobre Marketing de Conteúdo.
Conclusão
Os dados e as análises oferecidos pelo Google Market Insights trazem reflexões muito importantes sobre o atual comportamento do consumidor em um cenário de diversas incertezas financeiras e políticas.
É possível observar que ao mesmo tempo que os consumidores estão buscando alternativas para se educarem financeiramente e tomarem melhores decisões de compra, houve um aumento considerável das pesquisas por shopping center, lojas e aplicativos de delivery.
Para todos esses cenários, a estratégia de Marketing mais efetiva é, sem sombra de dúvidas, o Marketing de Conteúdo.
Através dele, sua empresa tem a possibilidade de educar o seu potencial consumidor e guiá-lo em sua jornada de compra para uma melhor tomada de decisão.
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