E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Vagas em Marketing Digital estão aquecidas no mercado de trabalho. Veja como se destacar!
7 de julho de 2022

O mercado está aquecido para os profissionais de Marketing. Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022 — a média global é de 75%. Entre as principais áreas que demandam talentos, estão tecnologia, vendas e, adivinhe… Marketing. 

E não para por aí. Dados do LinkedIn mostram um aumento de 47% na demanda por habilidades técnicas dentro da publicidade nos últimos cinco anos. Em relação às habilidades criativas, este aumento foi de 25% de 2015 até o ano passado. 

Ou seja: empresas e marcas estão buscando talentos em Marketing — e se destaca o profissional que estiver melhor preparado para essa maré boa dentro da profissão.

As oportunidades ficam ainda mais atraentes quando adicionamos o elemento “trabalho remoto” às preferências. Uma pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing apontou que 33% do profissionais de Marketing trabalham em regime de home office. Além disso, quando questionados pela preferência em relação ao modelo de trabalho, mais da metade dos respondentes (56%) preferem o modelo híbrido com mais dias em casa.

A característica do trabalho relacionado ao Marketing, somada à demanda por profissionais qualificados no setor, é o que resulta no aumento das oportunidades neste mercado. 

E, para te ajudar a aproveitar este mercado aquecido (seja para entrar na área ou dar um salto em sua carreira), separamos as principais áreas que estão bombando para você conhecer melhor. 

No final do artigo, temos um convite especial para você que quer impulsionar sua carreira e receber dicas do nosso CMO, Vitor Peçanha.

Especialista de SEO

SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de trazer as melhores respostas sobre as dúvidas das pessoas e, assim, ganhar destaque no ranking dos buscadores, como o Google.

O profissional desta estratégia fica responsável por entender como alinhar os objetivos de negócio da empresa com os objetivos de SEO, planejando, aplicando e acompanhando uma estratégia que vai garantir mais tráfego orgânico para o site e blog — e, consequentemente, mais leads e vendas.

O especialista de SEO tem de, principalmente, conhecer muito o público com quem está falando, mas também acompanhar as atualizações do Google e entender como planejar e produzir os conteúdos da forma que os usuários esperam. 

Também, para auxiliar no seu trabalho, é importante o conhecimento de ferramentas de palavras-chave como Keyword Planner e Semrush.

Por ser essencial na estratégia de tráfego orgânico no Marketing Digital, ou seja, em ações que trarão tráfego para a empresa sem investimento em anúncios, este especialista vem cada dia mais sendo valorizado e procurado.

Gestor de mídias sociais

É praticamente impossível pensar em uma estratégia de Marketing Digital hoje sem envolver as redes sociais. O relatório State of Marketing Trends 2022, da HubSpot em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, aponta que as redes sociais são o canal mais importante de 44% das empresas—seguido do blog e E-mail Marketing.

Mas é claro que, em um ambiente tão povoado como as principais redes, não basta apenas “estar lá”. É preciso uma gestão eficiente da marca, um profissional e/ou time qualificado por trás. 

O gestor de mídias sociais é responsável exatamente por isso. No dia a dia, ele realiza o planejamento de conteúdo, elabora o calendário editorial para redes sociais, gerencia as campanhas e acompanha os resultados.

Este profissional precisa se manter atualizado não somente sobre as configurações e atualizações das plataformas, mas também sobre conteúdos e tendências das mídias sociais. 

Por ser a cara da empresa, é essencial também que ele esteja alinhado com os objetivos de negócio e a imagem que deseja apresentar para o mercado.

Copywriter

Copywriting é a estratégia de produção de textos que, no Marketing Digital, tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação que você deseja, por exemplo, comprar seu produto ou baixar seu material rico.

Um copywriter nada mais é do que o profissional responsável pela produção destes textos persuasivos. E por ter papel fundamental no processo de vendas e de demais estratégias de conversão, este profissional vem sendo bastante procurado pelas empresas.

E mais: é uma habilidade ainda mais difícil de ser encontrada entre os profissionais. De acordo com uma pesquisa da Unsupervised, 39% dos profissionais entrevistados disseram que copywriting e E-mail Marketing são as habilidades mais fracas dos seus departamentos.

Este profissional é responsável pela produção dos conteúdos em formato de textos para as campanhas e estratégias de Marketing Digital com foco em conversão. Ele pode atuar diretamente com Email Marketing, campanhas de redes sociais, anúncios, roteiros para vídeos, legendas, lançamentos de produtos, etc.

O copywriter, ao produzir o texto, deve seguir as técnicas e gatilhos para persuadir e vender com palavras – e por isso é muito importante que este profissional conheça a persona para quem ele escreve e domine os elementos de Copywriting.

Growth Marketing

Por fim, mas não menos importante, outra área do Marketing que está em alta é a área de Growth. Antes de falarmos sobre este profissional, é importante primeiro entender sobre essa modalidade do Marketing.

Growth Marketing é um método que tem como objetivo auxiliar no crescimento de uma empresa de forma consistente, atraindo novos clientes e construindo relacionamentos de longo prazo para manter e aumentar a receita. Ou seja, esta estratégia de Marketing não está ligada somente à aquisição de clientes, mas a todo o processo pós venda.

Por estar atrelado diretamente a receita e a ampliação do negócio, o profissional de Growth Marketing está em alta e vem sendo procurado cada vez mais pelas empresas. Este é responsável por desenvolver e conduzir experimentos de Marketing com o objetivo de otimizar e melhorar os resultados e uma área ou métrica específica.

Também conhecidos como growth marketers, estes profissionais têm habilidades com testes A/B, experimentos e análise de dados, além de terem domínio das estratégias de growth hacking.

Veja como desenvolver sua carreira no bate-papo com o Peçanha, CMO da Rock Content

Para estar preparado para encontrar e conquistar estas oportunidades, é importante desenvolver habilidades técnicas (hard skills) e as habilidades comportamentais (soft skills) atreladas ao mercado e ao setor do marketing digital.

No dia 12 de julho, às 16 horas, o CMO da Rock Content, Vitor Peçanha, fará um super bate-papo sobre as principais habilidades e conhecimentos que você deve investir se quiser ter uma carreira de sucesso no Marketing Digital.

Essa é a chance de você compreender mais sobre as áreas mais promissoras do Marketing e quais as habilidades mais procuradas pelas grandes empresas.

Além disso, neste mesmo bate-papo, você receberá em primeira mão a notícia que pode mudar o rumo do seu desenvolvimento profissional com a Rock University.

Garanta sua vaga aqui e nos vemos no dia 12 de julho!

The post Vagas em Marketing Digital estão aquecidas no mercado de trabalho. Veja como se destacar! appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.