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SEO para Pinterest: aprenda a fazer com estas 8 técnicas
23 de junho de 2022

Você sabe o que é SEO para Pinterest? A otimização para os mecanismos de busca e suas estratégias de aperfeiçoamento, ou SEO, pode ser usada nessa plataforma e em outras redes sociais.

O Pinterest, que se tornou um grande site de inspiração de diversos assuntos, se aperfeiçoa a cada momento para que as marcas, além dos usuários, tenham boas experiências na plataforma.

Com seu mundo paralelo de conteúdos, o Pinterest conta com mais de 475 milhões de usuários ativos todos os meses.

E você tem muito mais chances de ser encontrado por lá se tiver um perfil adequado com as técnicas de SEO. Por esse motivo, preparamos este artigo. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

Boa leitura!

Saiba o que é o Pinterest

Diferentemente do que muitos usuários classificam, o Pinterest não é considerado uma rede social.

Na fala da Líder de Marketing Brasil, Bruna Tuni, o Pinterest é uma plataforma de pesquisa visual. Um site de mídia social, mas não uma rede social. 

Seja qual for a melhor definição, o site é para quem busca inspiração e ideias por meio de imagens. Ele funciona como um imenso painel de desejos, dividido por inúmeras categorias, que vão de inspiração de decoração, até desenhos de tatuagens.

Para os seus negócios é uma ótima oportunidade de criar conteúdos de forma orgânica e ter bons resultados. Quer um lugar para compartilhar seus conteúdos inspiradores? Saiba que poderá ter um público de cerca de 475 milhões de ativos no mundo todos os meses.

Veja como funciona o Marketing no Pinterest

Enquanto as redes sociais são imediatistas, o Pinterest é para o futuro e seu conteúdo passa a ser muito mais valorizado na plataforma, já que nunca deixa de ser visto. 

As pessoas planejam coisas para fazer ou ideias de decoração de curto a longo prazo, e isso são os números do próprio site falando, já que 78 milhões de pastas foram criadas no Brasil em 2020. Essa ação ajuda as marcas a terem um conteúdo sempre útil, independente do tempo de postagem. 

Porém, não espere um retorno da postagem imediato, ele vem com o tempo, de acordo com as necessidades de quem vai salvá-lo. Mas saiba que, mesmo algunas anos após o compartilhado, ele ainda vai ser visto pelos usuários. No Pinterest, o conteúdo da sua marca é para sempre, ainda mais se ele for criado para inspirar pessoas.

Saiba que 93% dos usuários planejam compras a partir do uso do Pinterest, sendo que 90% deles toma decisões de compras a partir da plataforma. Assim, é essencial investir em SEO para que os seus conteúdos e/ou produtos sejam desejados pela maioria dos compradores que usam a ferramenta. 

Mas, como mencionamos, não é apenas SEO para Pinterest que ajuda os seus conteúdos a serem vistos de forma orgânica. É possível que todos os seus canais estejam em alinhamento e com qualidade.

E saiba que você pode ter resultados positivos sem a necessidade de investir em mídia paga para isso. É o que vamos explicar a seguir.

Conheça o conceito de SEO

A otimização para os mecanismos de busca ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias de aperfeiçoamento de blogs e sites.

Você deve estar se perguntando: mas para que serve o SEO? Justamente para melhorar o posicionamento da sua marca (por meio de páginas na web) nos mecanismos de buscas, como o Google. 

Porém, não é somente isso. É possível ter boas otimizações dentro do Pinterest para que o seu conteúdo saia na frente e seja visto pelos usuários de forma orgânica. Seja por meio de aperfeiçoamento de perfil ou pelo uso adequado das keywords.

Saiba como funciona o SEO no Pinterest

A busca principal de um usuário nos mecanismos de busca é por meio de palavra-chave e, no Pinterest, funciona da mesma forma.

As pesquisas podem ser: “inspiração tatuagem”, “decoração sala fácil”, “ideias de quadros”, entre outras milhares de opções. Além disso, se o seu conteúdo tiver dentro do grupo de keywords buscadas, aparecerá rapidamente uma imagem ou vídeo aos usuários.

Além disso, a sua marca tem chances de ser cada vez mais lembrada. Isso porque os consumidores podem salvar ou pinar os seus produtos nas suas pastas pessoais.

Só em 2020, o site contou com mais de 3 bilhões de pins salvos no Brasil. E esses conteúdos podem variar de públicos que vão dos 15 aos 44 anos, sendo que 53% deles são mães — uma ótima oportunidade se o seu negócio tem esse público alvo. 

Mas, afinal, como funciona o SEO no Pinterest? Como a plataforma é utilizada para mecanismos de busca, nada melhor do que otimizar texto, imagem e vídeo que a sua marca coloca dentro do perfil profissional criado para o site.

Saiba de forma prática como fazer SEO no Pinterest nos tópicos a seguir. 

Veja 8 técnicas de SEO para Pinterest

Não é apenas de keywords que um perfil terá boas práticas de otimização, algumas outras técnicas podem ajudar a sua marca. Acompanhe!

1. Tenha um perfil business

É fácil e grátis criar uma conta profissional no Pinterest e, com ela, ter informações essenciais para seu negócio ter sucesso na plataforma. Além de contar com ferramentas exclusivas do perfil business.

Se você já tem uma conta pessoal, pode migrar para a profissional junto com os pins já criados, apenas faça os ajustes necessários para SEO.

Algumas das exclusividades que você pode ter na conta business são: agendamento e organização das postagens direto no site e o Pinterest Analytics para a mensuração de dados valiosos para seu negócio. 

2. Use keywords na biografia da sua página

Além da possibilidade das pessoas encontrarem os seus conteúdos por pins, elas podem localizar a sua marca diretamente pelo seu perfil.

Portanto, usar termos relacionados às suas postagens na biografia da sua página profissional também vai ajudar nas boas práticas de SEO para Pinterest. 

3. Organize as pastas

Pastas organizadas têm o objetivo de separar os pins por finalidade e público. Os pins, nada mais são do que as postagens. Com isso, estruturá-los de forma adequada vai ajudar os usuários a irem direto ao ponto. 

Além disso, esses ajustes são excelentes oportunidades de SEO no Pinterest, uma vez que podem ser categorizadas por palavra-chave, facilitando a busca posteriormente pelas pessoas. Isso vale tanto para o título quanto para a descrição das pastas, que também têm a possibilidade de usar hashtags como forma de pesquisa.  

4. Conecte os perfis da sua marca

Também como parte do SEO para Pinterest, a conexão dos perfis de redes sociais ou sites é essencial para o seu negócio. Isso porque você pode ter os dados dos pins salvos e reportados por meio do Analytics.

Por exemplo, se uma pessoa salvou o seu pin e ainda assim foi até o seu perfil do Instagram, você consegue mensurar essas informações. Além disso, pode criar estratégias ou analisar quais dos seus outros canais trazem mais resultados.

Diferente de algumas redes sociais, o seu conteúdo não vai perder qualidade, ser banido ou sofrer penalidades de engajamento. Então, quanto mais perfis ativos e com bons conteúdos fora tiver, melhor para o SEO. 

5. Crie pins de 3 a 4 vezes na semana

Assim como nas redes sociais, é essencial que a constância de postagem seja frequente no Pinterest. Isso porque você vai estar praticando as técnicas de SEO em cada pin criado, o que aumenta as chances do seu negócio ser visto organicamente. 

Não espere por resultados milagrosos se você não tem posts atrativos semanalmente. Quanto mais postar, mais chances de ser visto. E com o diferencial de que o seu post nunca fica velho, como em redes sociais.

E se você está pensando que não tem tempo para postar em mais um local, além das redes sociais que já usa, saiba que é possível programar as postagens de forma gratuita dentro da própria ferramenta.   

6. Use imagens e vídeos atraentes sempre

Se o Pinterest é uma plataforma de busca visual é imprescindível que os seus conteúdos sejam de qualidade e atraentes, com informações importantes logo de cara.

E você nem sempre precisa criar algo exclusivo para o Pinterest. É possível subir imagens direto das suas redes sociais ou capa de blog, por exemplo. 

Mas, caso o seu interesse seja em diferenciação, também pode criar direto na plataforma, com a integração de sites de design, como Canva. 

7. Tenha títulos atraentes dos seus Pins

A publicação da sua marca é o cartão de visitas dela no site. Por isso, é essencial para o SEO no Pinterest que trabalhe com títulos atraentes para atingir o objetivo de ser salvo pelos usuários ou até mesmo gerar venda pelo site. 

Para isso, outras técnicas de marketing e comportamento do consumidor podem ser usadas, como os gatilhos mentais. 

Se você quer saber mais sobre como fazer títulos atraentes, confira esses conteúdos que separamos sobre o assunto: 

Comece aqui: gatilhos mentais no Marketing!Descubra o copywriting e use para vender maisCrie histórias que conectem com seu público

8. Utilize ferramentas de análise e criação do próprio Pinterest

A criação de ferramentas de análises do Pinterest foram elaboradas para que você tenha tudo o que precisa para produzir e analisar postagens do seu negócio no mesmo lugar, justamente para facilitar o seu trabalho. Portanto, use para seu crescimento.

Conheça algumas das ferramentas que podem ajudar na estruturação de conteúdos voltados ao SEO

Analytics;Pinterest Ads;integração com ferramentas de criação.

Além disso, tenha em mente que o trabalho de SEO para Pinterest deve ser constante. Porém, é importante que seja mensurado para que sejam realizados ajustes ou melhores sempre que for preciso.

Se você quer saber mais sobre como fazer marketing de conteúdo e SEO com qualidade, aproveite e veja o material que preparamos sobre o assunto.

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Fonte do artigo:

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