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Como fazer marketing para energia solar e atrair mais clientes
22 de junho de 2022

Com a expansão do mercado de energia fotovoltaica no Brasil, gestores e empreendedores buscam por soluções e estratégias de Marketing para energia solar com o objetivo de ajudar as suas empresas a atrair mais clientes e investidores.

Diferentemente de outras tecnologias baseadas em geração de energia por meio de fontes renováveis, a energia solar tem uma forte presença no mercado B2C, ou seja, na comercialização de produtos e serviços para consumidores finais.

Isso se dá porque o seu preço é viável em relação a outras opções da categoria, tornando a solução muito interessante também para residências e pequenas empresas. Soma-se a isso o grande apelo global por mudanças em estrutura e estilo de vida para evitar alterações climáticas irreversíveis.

Tudo indica que esse é o momento da energia fotovoltaica brasileira, mas para tirar o máximo proveito desse cenário, é preciso tomar as atitudes certas.

Continue a leitura e aprenda a fazer Marketing no setor de energia solar! Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:

Vale a pena investir em Marketing no setor de energia solar?

Não só é importante, como é imprescindível investir em Marketing nesse setor. Mercados muito aquecidos costumam inspirar a falsa ideia de que os negócios crescem “sozinhos”, apenas com a força da demanda, o que é um engano.

Partindo do princípio de que o Marketing, em essência, é estratégia de mercado, podemos dizer que toda empresa faz Marketing de alguma forma. Entretanto, as que se saem melhor são sempre aquelas que desenvolvem ações estruturadas baseadas em pesquisa e planejamento.

O mercado de energia solar é realmente promissor. Os investimentos em 2021 somaram R$21,8 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. E os números não param por aí. O setor:

gerou 153 mil novos empregos no Brasil no ano passado;gerou R$5,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos;e já computa 13 gigawatts (GW) de potência instalada (valor próximo ao da usina hidrelétrica de Itaipu).

Os resultados expressivos são também favorecidos pela concorrência. O mercado já conta com os mais variados tipos de negócio.

De grandes franquias a pequenos prestadores de serviço da área. Há espaço para empreendimentos de todos os tamanhos, técnicos, consultores e, inclusive, educadores. Até os cursos online sobre o tema estão em alta.

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Como o Marketing se insere nesse setor e qual é a sua importância?

É fundamental enxergarmos o Marketing além da Publicidade, que é apenas um dos seus eixos. Você, certamente, precisa anunciar, mas o que é ainda mais fundamental é trabalhar a sua marca. Afinal, como dito, estamos falando de um mercado em alta e que continua atraindo muitos empreendedores.

Entretanto, o ponto que mais merece destaque em setores que estão em processo de consolidação é a educação do mercado e do consumidor. Embora o tema tenha conquistado muita popularidade nos últimos anos, há muitas pessoas que ainda não conhecem os reais benefícios de investir nessa tecnologia.

É aí que entram estratégias especiais, como o Marketing de Conteúdo, que consiste em atrair potenciais clientes por meio da publicação de conteúdos em blogs e mídias sociais.

Existe um universo de dúvidas e anseios que rondam a mente dos consumidores, e a sua empresa tem muito a ganhar fornecendo respostas para cada uma das suas dúvidas.

E não é só isso, por meio dessa interação, você é capaz de conduzir o seu cliente, educando-o, de modo que a solução que a sua empresa oferece torne-se cada vez mais nítida em sua mente.

Além disso, é possível inseri-lo nessa temática e motivá-lo a propagar essas ideias.

O que não pode faltar em uma boa estratégia?

Não existe receita de bolo nos negócios, muito menos no Marketing para energia solar. Entretanto, há elementos que fazem parte de qualquer estratégia de sucesso. Confira-os a seguir!

Construção de buyer personas

Buyer personas são personagens semifictícios — isto é, são baseados em dados reais — que representam o cliente ideal do seu negócio. Elas são geralmente construídas por meio de pesquisas e análises de mercado e são extremamente úteis para direcionar as suas ações de Marketing.

Diferentemente das clássicas definições de público-alvo, esse conceito nos permite enxergar as pessoas de um modo mais pessoal. Dessa forma, conseguimos nos aproximar mais das pessoas e entregar conteúdos e soluções que se encaixem melhor no que elas realmente buscam.

Branding

O Branding reúne todos os esforços voltados para o posicionamento e para a consolidação de determinada marca no mercado. É a base para a sua estratégia de divulgação e deve ser executado com bastante cautela, uma vez que as pessoas procuram por empresas com ações consistentes.

Entenda que a marca é muito mais que um logotipo ou um nome. Ela também simboliza, representa e resgata conceitos e sentimentos. É preciso trabalhar esses elementos para que ela se torne memorável e aceitável para o público.

Presença digital

As pessoas estão na internet, isso é inegável. Até negócios que atuam exclusivamente offline precisam estar presentes no ambiente online. É na web que o consumidor moderno aprende, esclarece as suas dúvidas, busca e compara soluções.

Só não pense que simplesmente criar um site ou um perfil nas redes sociais é o suficiente. É necessário entregar valor às pessoas de maneira consistente para que a sua marca se mantenha presente em suas mentes, e fazemos isso por meio de publicações, anúncios, campanhas e demais ações dentro do Marketing Digital.

Experiência do cliente

Outro fator que não pode ser deixado de lado é a experiência do cliente. Isso parte do princípio da empatia, ou seja, se colocar no lugar do consumidor para tentar entender como ele enxerga a sua marca e suas atitudes.

As pessoas estão em busca de experiências, não apenas soluções diretas. Por meio do atendimento, da entrega do serviço e do atendimento, é fundamental fazer com que o cliente se sinta, honestamente, satisfeito.

Isso não apenas contribui para a fidelização, como também beneficia o buzz, o boca a boca sobre o seu negócio.

Ferramentas de pesquisa e otimização

O Marketing Digital conta com um verdadeiro universo de soluções para ajudar empresas a conhecerem o seu público e melhorem os resultados das suas ações de Marketing de maneira contínua. Entre essas ferramentas, podemos destacar:

plataformas de SEO: não apenas auxiliam o planejamento da produção de conteúdo, como também nos permitem acompanhar com muita precisão as ações e os resultados da concorrência;serviços de automação: integram dados, simplificam o gerenciamento e permitem automatizar e otimizar resultados de campanhas em todos os seus canais de comunicação. Alguns exemplos são as ferramentas de CRM, email Marketing e redes sociais;ferramentas de publicidade: permitem criar anúncios e campanhas de remarketing com uma enorme precisão, devido aos seus avançados recursos de segmentação de público. Alguns exemplos são as plataformas como o Google Ads e o, agora, Meta Ads.

Pesquisa aponta que 91% das pessoas querem marcas que demonstrem ações positivas sobre o planeta. Entenda a necessidade do Marketing Verde!

Quais os benefícios de investir em Marketing na energia solar?

Se está acompanhando a leitura até aqui, já deve ter entendido que investir em Marketing no setor de energia solar não é uma questão de obter vantagens. É uma necessidade!

Você precisa desenvolver um trabalho muito planejado se deseja abocanhar uma boa fatia desse mercado. Veja alguns benefícios de fazer esse investimento!

Atração de clientes

Uma das maiores vantagens de investir em marketing energia solar é o crescimento do número de clientes. Existem muitas pessoas que poderiam se interessar em investir nessa tecnologia, mas para conquistá-las, precisamos investir em boas táticas de atração e segmentação.

Redução do CAC

Outro ponto importante é que desenvolvendo um bom trabalho de marca, fazemos com que os próprios clientes espalhem as ideias e soluções da empresa.

Esse movimento pode reduzir significativamente o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes), além de contribuir para a expansão do seu negócio no mercado.

Fortalecimento da marca

Entre outros benefícios, porém, algo que o Marketing realmente agrega às empresas é a informação. Coletando dados e monitorando o comportamento do público e do setor, os gestores são capazes de conduzir o negócio com mais segurança e desempenho, fortalecendo a imagem do negócio no mercado.

Quais são as estratégias mais indicadas para esse setor?

Por fim, apresentamos estratégias que, com certeza, farão toda a diferença no Marketing de energia solar. Anote ai!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing de Conteúdo que busca atrair um público e segmentá-lo por meio de um Funil de Vendas.

Enquanto na publicidade tradicional a empresa vai até o cliente por meio de anúncios, nesse caso é o cliente que busca a empresa de maneira natural, realizando pesquisas e interagindo com os seus conteúdos na internet.

Além de ser uma forma muito menos invasiva de abordar o consumidor, essa estratégia funciona como a ferramenta perfeita para tornar a sua marca uma educadora do setor.

Por meio desse caminho, a sua empresa ganha autoridade no mercado e tem muito facilidade em fidelizar os clientes.

Brand personas

Enquanto as buyer personas têm como base o cliente, a brand persona é focada na empresa, seus princípios, sua linguagem e seus valores. A ideia é criar uma personagem — que pode ser um fundador da empresa, colaborar ou influenciador — para promover a marca e transmitir as suas características.

Isso é uma forma de humanizar a sua comunicação e estreitar o relacionamento com o público, mas é algo que deve ser feito de maneira estratégica.

Vale destacar que quando uma pessoa é lançada como brand persona, há também uma enorme responsabilidade sobre suas falas e ações que, a partir dai, passarão a ser sempre associadas à empresa.

Relações Públicas

O papel da área de Relações Públicas é construir, divulgar e preservar a boa imagem de uma empresa, beneficiando-se dos canais públicos.

A proposta aqui é fazer com que a sua marca esteja presente em jornais, revistas e eventos do setor, colocando-a na mira do público e de potenciais investidores.

É possível e recomendável desenvolver um trabalho de Marketing de Conteúdo integrado à Assessoria de Imprensa, de modo que a percepção da sua marca na internet e em outros ambientes seja sólida e coerente.

Um bom começo é investir em publieditoriais, as seções para conteúdo pago em portais de notícias, o que pode também trazer ganhos para o seu blog em termos de SEO.

Marketing Verde

O Marketing Verde é focado na promoção de empresas e atributos relacionados à sustentabilidade e à preservação de recursos naturais. Para além das legislações vigentes, há um forte apelo do mercado por marcas que tomam atitudes relevantes a favor do meio ambiente.

Esse é um excelente gancho para desenvolver o Marketing para energia solar, especialmente no B2B (vendas para empresas). Várias organizações têm interesse em investir em energia fotovoltaica para se posicionarem nessa temática.

O seu trabalho, como fornecedor, é ajudar os gestores desses negócios a perceberem a vantagem de investir em uma imagem sustentável.

Como você pode perceber, fazer Marketing para energia solar não é tão diferente de trabalhá-lo em outras áreas, mas existem muitas faces dessa temática que podem ser aproveitadas para ajudar a sua marca a ganhar destaque no mercado.

Pode parecer difícil inovar dentro de um setor que é inovação por si só, entretanto, existem muitas formas de impactar o público e que nem sempre são aproveitadas pelas empresas. É possível fazer a diferença investindo em pequenas coisas que os demais não fazem.

Falando em inovação, que tal conferir como que um dos maiores estudiosos do Marketing moderno enxerga o futuro da área? Continue conosco e saiba tudo sobre o Marketing 5.0, a nova era cunhada por Philip Kotler!

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