E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Ser digitador de marketing online é seguro? Saiba a resposta e como se tornar um
14 de junho de 2022

Se você é freelancer e se interessou pela função de digitador de marketing online, mas ainda não conhece muito sobre o assunto, pode estar com uma série de dúvidas sobre as principais funções e benefícios em ingressar na área. 

Sabemos que o surgimento de novas tendências no marketing digital é comum, o que gera a necessidade de “criar” novos cargos e funções.

Um exemplo: quem é que pensava em vender cursos online — com a possibilidade de ganhar altos valores — há alguns anos? Bem menos gente do que hoje em dia.

Mas assim como qualquer área que surge de forma orgânica e recente, é preciso tomar cuidado para não cair em nenhuma promessa tentadora, porém vazia. Por isso, hoje vamos te ajudar no processo de decisão ao explicar o que faz um digitador de marketing online, além de avaliar a segurança dessa carreira. 

Neste artigo vamos abordar:

O que é um digitador de marketing online?

O termo “digitador de marketing online” surgiu recentemente em anúncios de vagas freelancers pela internet. Geralmente, vem acompanhado de um discurso tentador, não exigindo experiência e apontando a possibilidade de ganhar valores consideráveis todo mês.

Isso levantou a necessidade de profissionais de marketing pesquisarem as propostas com o objetivo de entendê-las e fazer uma avaliação segura.

Chegamos no consenso de que um digitador de marketing online é aquele profissional que executa pequenas tarefas na internet, como responder pesquisas ou deixar comentários em posts de marcas nas redes sociais. 

É possível que as atribuições de um digitador de marketing online também incluam:

digitar materiais (como o próprio nome já adianta);tirar fotos;fazer avaliação de páginas online, deixando comentários além da nota;realizar pequenas ações de suporte nas redes sociais, como a resposta de dúvidas de clientes. 

Freelancer full time: como saber se você pode deixar o emprego CLT

Como identificar uma proposta segura?

Agora que você já entendeu o que faz um digitador de marketing online, é hora de identificar possíveis golpes ou famosas “furadas”. Não é difícil, basta ter atenção e tomar cuidado para não se enganar com promessas tentadoras. 

1. Entenda o escopo do trabalho

O termo “digitador de marketing” pode abranger uma série de tarefas, como já apontamos no início do conteúdo. Por isso, fique atento ao escopo do trabalho e entenda se as atribuições fazem sentido com o que você está procurando.

2. Leia relatos de outros freelancers

Plataformas de serviço freelancer, geralmente, oferecem um espaço para outros prestadores deixarem comentários sobre o pagamento, qualidade do projeto e confiabilidade do contratante. Sempre que possível, tente conversar com pessoas que conseguem apontar a segurança do projeto.

3. Descubra o valor pago pelo trabalho

Desconfie de valores altíssimos, principalmente quando eles são “garantidos” pelo anunciante. Além disso, fuja daquelas oportunidades que pedem para o candidato depositar qualquer valor monetário, mesmo que irrisório! 

4. Se possível, converse diretamente com o anunciante

Muitas vagas são publicadas sem a identificação do anunciante. Pode ser um banner que apareceu no seu Facebook, por exemplo, ou o relato de um desconhecido que ganhou muito dinheiro e fez carreira.

O ideal é que você tente contato direto com a empresa que está solicitando o serviço de digitador de marketing. Dessa forma, haverá espaço para tirar dúvidas e conhecer melhor a proposta. 

É fácil ser digitador de marketing online? 

Analisando as funções do trabalho — na teoria — podemos dizer que sim, é fácil ser digitador de marketing online. Isso porque não é preciso ter um contexto prévio, como cursos superiores ou especializações. As tarefas são básicas e bem simples.

No entanto, o mais complicado é encontrar propostas sérias e que oferecem a possibilidade de ganhar algum dinheiro de maneira recorrente. Apesar dos discursos que podem dar uma sensação de abundância, tome cuidado sempre que encontrar aquelas ofertas “simples” demais.

Afinal, o que faz um digitador de marketing online sério?

Um digitador de marketing sério executa todas as tarefas que apontamos no início de conteúdo. Pode ser uma pessoa que transcreve áudios de entrevistas para um jornalista, por exemplo. Ou alguém que foi contratado para responder os comentários de uma página no Instagram.

Esse tipo de função é comum no mercado freelancer e não deve ser 100% desacreditada. O cuidado, na verdade, deve estar presente na hora de aceitar qualquer trabalho. 

Separamos aqui alguns artigos que podem te interessar:

Freelancer de Marketing Digital: saiba como se tornar um agora mesmo!Quais são as 9 principais áreas do Marketing e como trabalhar nelas?

Como trabalhar com digitação de marketing online de forma segura?

Veja as melhores formas de se sentir seguro o suficiente para aceitar o trabalho de digitação de marketing online. 

1. Cuidado com empresas que oferecem promessas 

Aqui entra qualquer tipo de promessa, mas destacamos duas bem famosas: a de que o digitador vai ganhar entre X e Y reais e a que vai garantir um emprego em grandes empresas, como Google ou Facebook.

Essas são iscas extremamente populares e conseguem chamar a atenção de quem está em busca de um emprego com urgência. Em tempos de instabilidade financeira, a mente já está programada para encontrar formas rápidas e eficientes de melhorar os rendimentos. Nesse cenário, tendemos a tomar decisões mais emocionais e menos racionais. 

A promessa ou garantia é uma espécie de gatilho mental usado em discursos de vendas duvidosos. Sempre que ler esse tipo de anúncio, dê um passo para trás e não tome decisões precipitadas.

Não existem garantias de ganhos, já que a profissão não será executada em um regime CLT e, na maioria das vezes, não tem nenhum contrato de prestação de serviço com valores preestabelecidos.  

2. Fique atento aos cursos que são vinculados com o trabalho

O processo é bem simples. Geralmente, o anúncio começa com aquele discurso tentador. “Ganhe dinheiro sem sair de casa, de maneira simples e rápida!”. O interessado avança e logo percebe que para começar a ser digitador, precisará fazer um curso pago antes. 

Esses cursos, geralmente, fazem um tutorial sobre como se cadastrar em plataformas de freelancer. Ou seja: você não vai terminar o processo com um trabalho de digitador e, provavelmente, só acabou deixando o processo mais lento e custoso para o seu bolso. 

O X da questão vem agora: no final do curso, geralmente, o aluno recebe um link de afiliado. Com ele, é possível ganhar dinheiro em cima dos novos cadastros. Esse processo acaba virando uma cascata e um material que não ajuda em nada será distribuído em grande escala ao redor da internet. 

3. Verifique a autenticidade da empresa

Essa ação é necessária em qualquer tipo de tomada de decisão nos dias de hoje. Isso porque golpes usando a promessa de trabalho fácil se tornaram extremamente populares e, infelizmente, muita gente acaba se comprometendo e tendo prejuízos financeiros ou emocionais.

Uma forma simples de começar o processo de verificação é buscando pelo CNPJ da empresa. Veja se ele está devidamente cadastrado na Receita Federal ou outros órgãos oficiais de controle. Outra maneira é procurar pelo nome da empresa que oferece o trabalho no Google. 

Caso se trate de algum tipo de golpe, é provável que outras pessoas já tenham reportado. No entanto, essas ações estão cada vez mais profissionais e alguém que foi exposto pode, rapidamente, mudar os dados e começar novamente.

Uma outra forma de verificar a autenticidade é analisando a necessidade de pagar algum valor antes de começar a trabalhar. Esse é um forte sinal de golpe, afinal, quem é que paga para prestar o serviço? Não deveria ser o contrário?

Convertendo leitores em leads: como otimizar blogposts para geração de leads

Existem alternativas ao trabalho de digitador de marketing online?

Se por algum motivo você entendeu que esse tipo de proposta não faz sentido para a sua carreira — ou está desacreditado após cair em algum tipo de golpe — não se preocupe. O mercado de marketing digital está aquecido e existe espaço para quem deseja prestar serviços de freelancer com segurança.

1. Redação para blogs

Uma das funções mais comuns é a de redator para blogs. Apesar de não ser tão simples quanto a execução de pequenas tarefas na internet, com esforço e dedicação você pode aprender as melhores técnicas de escrita e começar a oferecer o serviço para empreendedores.

2. Assistente de marketing

Essa é uma ótima forma de entrar no mercado de marketing. Com o tempo, é possível transitar entre as áreas que você se interessa e crescer na carreira. 

3. Marketing de afiliados

Apesar de existirem exemplos negativos sobre o marketing de afiliados, essa é uma carreira com possibilidade de sucesso. Construa uma audiência interessada no material que será vendido e execute as melhores estratégias de divulgação. 

Chegamos ao final do conteúdo com a expectativa de que você tenha entendido o que precisa saber sobre essa oportunidade, criando um senso de percepção para possíveis golpes. 

Mas não pare por aqui! Além da discussão sobre a “profissão” de digitador de marketing online, vale refletir sobre outros tipos de trabalho remoto.

Leia nosso conteúdo que discute os impactos naturais dessa função que cresceu tanto em meio à pandemia

The post Ser digitador de marketing online é seguro? Saiba a resposta e como se tornar um appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.