E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Não sabe o que colocar na bio para o Twitter? Confira 6 ideias criativas
14 de junho de 2022

Pensar em uma ótima descrição de bio para Twitter é o primeiro passo para se comunicar bem com o público-alvo da marca, conquistar mais seguidores e, consequentemente, clientes. Além disso, a descrição da biografia do Twitter serve para reafirmar o posicionamento da empresa no mercado, e tudo isso deve ser feito em 160 caracteres ou menos.

Além de um bom texto de copywriting, ainda é possível usar recursos como humor e emojis para deixar a comunicação mais empática com o público. A importância de saber se posicionar na bio do Twitter se dá pelo fato de que é nesse espaço que os usuários serão despertados para continuar consumindo o conteúdo dessa rede social.

Para ajudar você a saber o que colocar na bio do Twitter, preparamos este artigo. Nele, você vai conferir:

Boa leitura!

O que é Twitter?

Similar a um blog, o Twitter é uma rede social que surgiu em 2006 com a proposta de oferecer um espaço para interação social, em que as pessoas pudessem se comunicar de forma rápida. Os usuários são convidados a responder à pergunta: “O que está acontecendo?”.

Nessa rede social, as mensagens são chamadas de “Tweet” e, atualmente, não podem ultrapassar 280 caracteres. Dessa forma, você só tem que escrever o seu texto e publicar o “Tweet” para que a publicação seja espalhada para os usuários.

A proposta do Twitter é que as mensagens sejam bastante rápidas e dinâmicas e, por isso, é preciso ser objetivo. No início das atividades da plataforma, o Twitter disponibilizava apenas 140 caracteres para as pessoas se comunicarem.

Com o passar dos anos, a ferramenta passou por várias atualizações, inovando a maneira de se comunicar. O Twitter também é um meio de comunicação bastante utilizado por veículos de comunicação e jornalistas, que conseguem por meio dessa rede social pautar os jornais e lançar notícias em primeira mão.

Para que serve o Twitter?

Com a sua proposta de comunicação rápida, o Twitter serve para aproximar todos os usuários, não importando se são organizações, celebridades ou pessoas anônimas. Isso acontece porque as interações são liberadas, o que permite que você possa entrar em contato com qualquer usuário da rede social, com exceção dos usuários bloqueados.

Nesse cenário, o Twitter conquistou espaço como rede social ideal para fazer o compartilhamento de fatos e momentos que estão acontecendo em tempo real.

Também repercutem eventos que acontecem em veículos de comunicação de massa, como a televisão, conteúdos pessoais e memes.

Qual é a importância da bio do Twitter?

Quando você cria uma boa bio para Twitter, ajuda as pessoas que estão pesquisando sobre as soluções que a sua marca oferece, a encontrá-la. Assim, na hora de conquistar mais seguidores nessa rede social, a lógica é a mesma.

Além disso, a bio para Twitter é extremamente importante para aumentar o engajamento nessa rede social e, ainda, é a responsável por destacar a sua marca diante dos seguidores. Afinal, a bio é o local em que o usuário, seja marca ou pessoa física, pode personalizar a conta.

No caso das empresas, a bio para Twitter deve ser usada para destacar as suas soluções e, para isso, você pode usar palavras-chave que se relacionem da melhor forma com o negócio. Dessa forma, você eleva as chances de ser encontrado nas ferramentas de busca. Assim, é possível aumentar a base de seguidores e crescer com o engajamento.

Separamos aqui alguns artigos que podem te interessar:

Quer saber como utilizar o Twitter para crescer sua empresa? Clique aqui e confira!Que tal aprender a fazer marketing no Twitter? Clique aqui e baixe o nosso guia completo!

Como escrever uma boa bio para Twitter?

A bio do Twitter serve para apresentar marcas e pessoas aos usuários dessa rede social. Mas, como o espaço é pequeno, é preciso ser objetivo e bastante claro, já que é crucial para as marcas. Nele, você pode incluir links, o que é fundamental para gerar tráfego para o site da companhia, por exemplo.

A bio do Twitter ainda contribui para identificar a sua conta e apresentá-la para outros usuários que ainda não a seguem. Com isso em mente, veja como escrever uma boa bio para Twitter!

Crie e avalie ideias

Para fazer a bio ideal para o Twitter da sua empresa, você pode começar fazendo vários rascunhos de diferentes ideias. Em seguida, é importante discuti-las com a equipe para escolher aquela que melhor represente os objetivos e valores do negócio.

Esse brainstorm é importante para que todas as possibilidades sejam discutidas e novas ideias possam surgir. Lembre-se de que é fundamental escolher as palavras e a linguagem que seja capaz de refletir a imagem que a marca deseja passar para o público-alvo.

Uma dica importante é explorar o Twitter para verificar o que os seus concorrentes estão fazendo. Assim, é possível identificar o conteúdo com melhor desempenho e se inspirar nele.

É possível usar ferramentas como o Statusbrew para acessar a análise do Twitter. Com isso, você pode ter acesso a informações detalhadas da demografia do público e também personalizar a sua pesquisa com o Statusbrew Reports Lab.

De posse das informações, é possível verificar qual conteúdo está com melhor desempenho. Dessa forma, você pode optar por uma bio com o tom mais adequado para a marca em questão.

Faça a sua apresentação

Na bio do Twitter, é importante dizer aos seguidores em potencial qual é a solução da sua empresa. É possível fazer isso introduzindo uma breve descrição dos seus produtos ou serviços, compartilhar qualidades importantes sobre sua marca ou dizer às pessoas o que esperar quando elas seguirem você.

Ocupe o espaço necessário

As biografias do Twitter são breves, com no máximo 160 caracteres. Portanto, ocupe todo o espaço necessário para transmitir informações essenciais.

Além disso, uma pesquisa revelou que mais personagens em sua biografia equivalem a mais seguidores. Portanto, fique atento às personas do negócio para otimizar esse espaço.

Os usuários incluem links e hashtags em suas biografias para aproveitar ao máximo os 160 caracteres. Veja mais dados.

Mostre a sua personalidade

Seja qual for a personalidade da sua marca — engraçada, séria, gentil — é preciso evidenciá-la na biografia do Twitter. Dê às pessoas um gostinho do sabor do seu conteúdo.

Inclua palavras-chave

Uma das vantagens da bio para Twitter é que elas são pesquisáveis. Em outras palavras, as biografias dessa rede social são indexadas por mecanismos de busca como Google. Logo, é importante colocar as suas habilidades de SEO em prática para otimizar o conteúdo, e para isso você pode incluir palavras-chave relevantes.

Adote o storytelling

Você pode aproveitar o espaço na bio do Twitter para, resumidamente, contar a história da empresa. Parece impossível? Então, veja como a Faber-Castell Brasil aproveitou bem o espaço para contar a história da marca!

Em 2011, completamos 250 anos. Somos uma das mais antigas empresas em atuação no mundo e o maior fabricante de lápis de madeira reflorestada”.

Disse tudo e ainda focou a sustentabilidade.

Fale sobre as soluções da empresa

Falar sobre as soluções da empresa, sejam produtos ou serviços, é fundamental para despertar o interesse dos usuários na compra dos itens da marca. Com essa descrição, é possível incluir um forte apelo à ação. Você pode fazer as pessoas seguirem sua conta, comprar seus produtos ou visitar seu site/blog. 

E se você pensa que incluir um CTA na bio é complexo, está bem enganado. Pode ser tão simples como “visite nosso site para conferir a coleção de outono/inverno” ou “siga-me para as últimas atualizações tecnológicas”.

Seja autêntico

Devido à contagem limitada de caracteres na biografia do Twitter, muitos usuários dessa rede social usam palavras únicas que resumem toda a sua personalidade. É uma forma eficaz de criar a sua própria identidade nas redes sociais.

Mas, ao escrever ideias de biografia no Twitter, evite usar frases prontas. Isso porque essas frases podem ser usadas por muitos usuários da plataforma. Com isso, há uma chance de você se perder na multidão. 

Ainda não sabe como conquistar os melhores resultados em cada rede social? Não perca mais tempo! Clique aqui e confira!

Como criar uma bio criativa?

Agora que você já tem uma boa noção do que escrever na bio para Twitter, veja como tornar a descrição mais criativa com essas 6 dicas abaixo!

1. Use emojis

Na era da transformação digital, um emoji vale mais que mil palavras, não é mesmo? É por isso que eles podem ajudar a aumentar a efetividade da mensagem na bio do Twitter, aproveitando o espaço limitado de caracteres da biografia. E eles podem adicionar um toque de cor e personalidade à descrição da página.

2. Coloque hashtags

As hashtags podem ser usadas para atrair mais seguidores e para aumentar o engajamento com a página. Por isso, é importante estar atento a elas também na descrição da bio.

Se você tiver dificuldade para criar uma hashtag, pode usar a ferramenta Twitter Bio Generator . Embora seja sempre melhor que você escreva a sua biografia, esse bot pode ajudar você a começar com novas ideias.

3. Utilize fontes diferentes

Uma forma eficiente de diferenciar a bio para Twitter é por meio do uso de fontes diferentes. Para isso, você pode usar apps gratuitos como Uniconsole Lite ou iFont.

Eles transformam a fonte regular da rede social em qualquer outra que o usuário desejar.

 4. Destaque as suas conquistas

Promover as conquistas da marca é fundamental para cativar os usuários. Por isso, comunicar na bio para Twitter sobre prêmios, classificações ou marcos alcançados é uma boa. O cuidado aqui é para não exagerar.

5. Adicione provas sociais

É possível utilizar pequenas frases de seus clientes e outros parceiros de negócios na bio do Twitter para reforçar a excelência da marca. Fazer isso de forma objetiva pode ser um desafio e tanto, mas não é impossível.

6. Use o humor

O humor pode ser um grande diferencial para a bio do Twitter, principalmente se a sua marca estiver relacionada a entretenimento e lazer.

Apenas tome cuidado para não ofender ninguém e evite palavras com duplo sentido ou de baixo calão. 

Quais são as vantagens de investir em uma boa bio para Twitter?

Uma boa bio para Twitter serve para destacar a marca na mente dos usuários. Além disso, pode ser otimizada para ser reconhecida pelos mecanismos de busca, o que eleva as chances de conversão de seguidores em clientes. 

A vantagem do Twitter sobre outras redes sociais é que ele, diferente do Facebook e Instagram, não tem as dificuldades de entrega geradas por seu algoritmo — pois não existe limitação feita para aparecer na timeline dos seguidores.

Ou seja, se você postar um conteúdo, todos os seus seguidores o recebem, não importando se interagem com frequência com a página ou não. Contudo, devido ao grande volume de mensagens nessa rede social, pode acontecer de o seu tweet ficar perdido na timeline.

Uma boa biografia ainda pode ser uma forte ferramenta para reforçar as soluções da empresa, além de contribuir para a construção de um negócio coeso e extremamente forte. Ainda pode ser usada para aumentar o engajamento dos seguidores e promover a empresa de forma positiva.

Como vimos ao longo desta leitura, a bio para Twitter é mais uma oportunidade da marca se posicionar no mercado, especialmente no ambiente online, o que contribui para transformar seguidores em leads.

Se você gostou deste artigo sobre bio para o Twitter, confira também capa para Twitter: o que colocar, como fazer e qual é o tamanho adequado?

The post Não sabe o que colocar na bio para o Twitter? Confira 6 ideias criativas appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.