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Profissionais de Marketing focam demais em táticas, mas devem ser mais estratégicos para avançar na carreira
1 de junho de 2022

Recentemente, a Unsupervised entrevistou 748 profissionais de Marketing com o objetivo de entender melhor suas preferências em relação a ferramentas, aspirações profissionais e objetivos.

No entanto, duas questões de pesquisa me chamaram a atenção:

1) As competências mais fracas dos departamentos de marketing.

2) Metas e aspirações: as principais áreas de crescimento desejado.

Por isso resolvi escrever este artigo falando um pouco mais sobre ser um profissional de Marketing estratégico e sobre habilidades essenciais de Marketing.  

As habilidades mais fracas dos departamentos

De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados disseram que Email Marketing e redação são as habilidades mais fracas dos departamentos.

Os resultados referentes a Email Marketing são muito preocupantes, principalmente se observarmos que 68% dos entrevistados eram profissionais do segmento B2B.

O Email Marketing ainda é um dos canais de maior sucesso quando feito corretamente.

Quando se trata de habilidades de escrita, é um pouco mais assustador, pois é uma habilidade básica que ajuda os profissionais com quase todas as outras iniciativas de Marketing.

É difícil pensar em um bom profissional de mídia sociais com habilidades de escrita fracas. Essa é uma competência avaliada em todos os cargos de Marketing que temos na Rock Content.

A área de crescimento mais desejada

Se você perguntar a um profissional de Marketing, que está apenas começando, no que tem mais interesse, essa pessoa provavelmente dirá mídias sociais.

A pesquisa mostrou que o Marketing para redes sociais é a área de crescimento mais desejada por 48% dos entrevistados.

A mídia social, sendo uma área tão atrativa, pode levar os profissionais a tomarem decisões estratégicas incorretas ou negligenciar outras habilidades importantes.

Pensar nas mídias sociais como uma habilidade-chave pode levar a uma carreira extremamente orientada a ferramentas, tornando-o um profissional menos valioso.

Não me entenda mal. As mídias sociais também não devem ser um canal a ser negligenciado, mas devem ser tratadas como outro canal importante, não como a maior habilidade a ser desenvolvida dentro de um departamento de Marketing.

Então, como alguém se torna um profissional de Marketing estratégico?

Talvez você esteja se perguntando o que o pensamento estratégico tem a ver com as habilidades que os profissionais de Marketing mais desejam desenvolver.

Ser estratégico pode ajudar alguém que está começando a progredir na carreira, além de auxiliar os gestores a tomarem decisões melhores.

Em resumo, ser estratégico significa identificar mudanças e cenários, além de saber desenhar uma forma de lidar com o desafio da mudança. Como explicamos neste artigo sobre a Estratégia Kernel para profissionais de Marketing, uma boa estratégia essencial tem esses três elementos:

diagnóstico;política orientadora;conjunto de ações coerentes.

Seguindo esse modelo, um plano de mídia social faria parte do terceiro ponto: ações/canal de algum plano estratégico.

Dito isso, você deve estar pensando em quais habilidades você deve dominar para ser um profissional de Marketing de destaque, que vá além da tática e saiba entregar bons resultados em qualquer área. É isso o que eu vou te explicar agora.

As habilidades essenciais de Marketing que você deve dominar

Aqui estão algumas habilidades que, se você desenvolver e seguir o modelo estratégico, deixarão você mais próximo de ser um profissional estratégico.

Pesquisa

Também listada no levantamento como uma das habilidades mais fracas, esta é necessária para qualquer área tática no Marketing.

Para construir uma campanha, criar novos conteúdos, desenvolver peças de capacitação ou qualquer outra iniciativa, fazer uma boa pesquisa ajudará você a identificar desafios, benchmarks e chegar na melhor abordagem possível.

Em qualquer área de Marketing, fazer uma boa pesquisa melhorará a qualidade do seu trabalho.

Storytelling

Contar uma boa história vai te ajudar a fazer as pessoas clicarem em uma peça de Email Marketing para que você possa convencê-las a comprar o produto da sua empresa, por exemplo.

Se você é um bom contador de histórias, você é um bom profissional de Marketing.

Tente aplicar o storytelling até nos conteúdos mais simples que você está criando e verá os resultados crescendo.

Habilidades analíticas

Não estou dizendo que você precisa ser altamente especializado em ferramentas de análise de dados. Mas é claro que você pode aspirar a ser um especialista nessa área.

Ser analítico está mais relacionado a entender a causa e o efeito de suas iniciativas e tomar decisões com base em evidências.

Se você quer focar na área de mídias sociais, é melhor entender profundamente as métricas dessas plataformas. E se você quer trabalhar com Email Marketing, precisa saber tudo sobre os KPIs importantes dessa área.

Compreensão profunda do negócio em que está

Este é o conselho final, valioso para qualquer profissional, não apenas de Marketing. Você sempre será um recurso valioso para a empresa se entender profundamente o negócio em que está.

Qual é o posicionamento da sua empresa?Quais são os benchmarks do setor?

E, melhor ainda: se você conseguir conectar os pontos entre suas iniciativas de Marketing e os KPIs da empresa, poderá trazer oportunidades muito boas.

Como suas estratégias e iniciativas estão ajudando a empresa em todo o funil?

AquisiçãoAtivaçãoRetençãoIndicaçãoReceita

Mesmo que a iniciativa tenha um impacto de longo prazo, sempre tente conectar os pontos.

É claro que existem várias habilidades diferentes nas quais você pode se especializar para ser um profissional de Marketing melhor, dependendo da carreira específica que deseja seguir.

No entanto, ter essas habilidades e se concentrar em ser estratégico em vez de apenas tático ajudará você a dar o próximo passo em suas aspirações de carreira.

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