E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Como a Aliat Universidades aumentou seu tráfego em 80% no México
20 de maio de 2022

A fórmula usada por muitas empresas na hora de desenvolver sua estratégia de Marketing Digital é quase sempre a mesma: além de ter um site informativo ou e-commerce, são criados perfis nas redes sociais, e depois passam a criar anúncios de atração, para que o público conheça a marca, ou de prospecção, para direcionar tráfego para o site e gerar compras.

É claro que considerar as redes sociais como parte da estratégia de posicionamento digital de uma empresa, assim como os anúncios, é bom, desde que não sejam o único canal pelo qual é desenvolvida uma estratégia.

Embora geralmente como usuários passamos a maioria do nosso tempo em nossas redes sociais — indo do Facebook para o Instagram e do Instagram para o Twitter —, a realidade é que quando temos dúvidas sobre algo específico, geralmente vamos ao “Santo Google” para pesquisar.

Então, por que não desenvolver uma estratégia que, além de fornecer conteúdo valioso para seu lead, ajude você a melhorar seu posicionamento na web?

Este foi o início da palestra em que Edgar Higuerey (Executivo de Contas) e eu, Lupita Pérez, participamos representando a Rock Content no Congresso Nacional de Marketing, Empreendedorismo e Comércio Digital, no México. Foi organizada pelo Conselho CEA, que é um aliado das universidades para promover a formação dos alunos através de eventos educacionais.

Essa foi uma ótima oportunidade de passar o conhecimento que a Rock Content possui como uma empresa global de Marketing de Conteúdo, com forte presença nos mercados do Brasil, México e Estados Unidos.

Hoje em dia, posso dizer que após meus 5 anos de experiência trabalhando em Marketing Digital, notei que uma grande prioridade é dada à criação de conteúdo para redes sociais e a geração constante de anúncios. Mas também é verdade que muitas empresas se esquecem de criar uma estratégia de posicionamento web, para aumentar as possibilidades de serem encontradas pelos clientes através do Google.

Como o apagão do Facebook afetou as empresas no México

Há menos de um ano (4 de outubro de 2021), ocorreu o conhecido “Facebook Blackout”. Segundo dados de algumas mídias, redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp ficaram paradas por mais de cinco horas.

Apesar de muitos usuários terem ido a outras redes sociais para continuar interagindo, isso teve um impacto para as empresas. Segundo dados da plataforma de segurança cibernética NetBlocks (em espanhol), a queda global causou ao México uma perda de 265 milhões de pesos.

Dessa forma, podemos dizer que durante essas mais de cinco horas, muitas empresas mexicanas perderam vendas, visibilidade, leads e seus clientes ficaram frustrados porque não encontraram uma resposta direta de um outro canal que não fosse o social. 

Uma estratégia fora das mídias sociais ou anúncios

Já falei bastante sobre como criar estratégias de posicionamento na web, mas qual estratégia as empresas devem implementar para serem encontradas em outros canais fora das redes sociais ou anúncios?

Para responder a esta questão, podemos considerar uma estratégia como o Inbound Marketing, que se baseia em poder ajudar os usuários a resolver as suas dúvidas ou problemas, de tal forma que seja possível obter a permissão para nos comunicar com o lead de maneira mais direta, criando assim uma relação mais duradoura.

Isso significa que, em vez de atingir leads por meio de anúncios que podem até ser intrusivos ou apenas ganhar visibilidade pelas redes sociais, a ideia é atraí-los por meio de conteúdos que sejam de interesse dos clientes, os mesmos que estarão focados em resolver seus principais problemas ou dúvidas. Nesse caso, o Marketing de Conteúdo é o melhor aliado dessa metodologia.

O Marketing de Conteúdo e sua incorporação no México

Segundo o estudo SEO Trends 2020 desenvolvido pela Rock Content em conjunto com a Semrush, 35% das empresas da América Latina não fizeram nada relacionado ao Marketing de Conteúdo.

Como podemos ver, esses dados são de 2020, enquanto nos Estados Unidos, segundo o Content Marketing Institute, desde 2014, 93% das empresas daquele país já realizavam estratégias de Marketing de Conteúdo para fazer branding.

Por outro lado, 91% das empresas na Espanha, também um país de língua espanhola, desde 2017 (3 anos antes do México), já utilizavam o Marketing de Conteúdo para gerar oportunidades de negócios, segundo a empresa de pesquisa Hoyreka. Isso se refletiu em seu III Relatório de Marketing de Conteúdo daquele ano.

Então, por qual motivo a maioria das empresas no México ficou para trás na implementação dessa estratégia?

Muito tem a ver com a capacidade das equipes de Marketing, que dão pouca prioridade ao Marketing Digital e continuam a apostar nos canais tradicionais. Por outro lado, há pouca cultura sobre a importância do Marketing Digital para a geração de vendas ou clientes, e há um grande desconhecimento em relação aos papéis ou áreas que uma equipe de Marketing deve ter.

A boa notícia é que existem muitas empresas que, percebendo que não possuem equipe suficiente para implementar essas estratégias, optam por terceirizar o serviço para empresas que dominam o assunto e possuem uma equipe treinada e especializada em desenvolver estratégias de Marketing de Conteúdo.

Case: Inbound e Marketing de Conteúdo para universidades

Neste caso específico, a Aliat Universities decidiu desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdos; já que uma estratégia como essa é o “match” perfeito para educar o consumidor ao invés de convencê-lo.

Foi a partir de 2018 que Aliat Universities e Rock Content iniciaram sua aliança, na qual construíram uma estratégia de inbound e de conteúdo para alcançar maior visibilidade da marca e, sobretudo, ajudar potenciais alunos a sanar suas dúvidas sobre carreiras universitárias, currículos e diversidade de disciplinas.

Após 1 ano, Aliat conseguiu posicionar mais de mil palavras-chave, o que gerou 80% das visitas ao blog de forma orgânica, sem investir nenhum dinheiro em anúncios, nem mesmo nas redes sociais.

Atualmente, o Aliat ocupa o 2º lugar no ranking orgânico de conteúdo educacional acima de alguns de seus principais concorrentes.

O que é necessário para que mais empresas no México implementem o Marketing de Conteúdo?

Essa foi uma das perguntas que nos fizeram ao final da palestra. Posso dizer que 3 coisas precisam ser colocadas em prática:

conhecimento;disciplina;paciência.

Conhecimento em relação à estrutura de equipes de Marketing. Quantas pessoas são necessárias e quem é responsável pela execução de cada atividade.

Disciplina e paciência, pois como não se trata de uma estratégia de publicidade paga — onde os resultados podem ser obtidos em menos de 24 horas—, a equipe deve ter paciência o suficiente para aguardar resultados a médio prazo, para que as palavras-chave que estão usando em sua estratégia apareçam entre os primeiros lugares. Além disso, ser constante e disciplinado para continuar publicando e fornecendo informações ao nosso público potencial.

Por enquanto, vamos continuar compartilhando conhecimento e esperamos que em alguns anos possamos dizer que 90% das empresas no México estão implementando uma estratégia de Inbound e de Marketing de Conteúdos.

The post Como a Aliat Universidades aumentou seu tráfego em 80% no México appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.