E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Como as marcas levaram marketing virtual para o Coachella com pagamentos sem dinheiro, NFTs e o Metaverso
22 de abril de 2022

Depois de uma pausa de dois anos em razão da pandemia, o Coachella Valley Music and Arts Festival voltou em abril deste ano, representando uma oportunidade extraordinária para as marcas alcançarem seus consumidores novamente com experiências de marketing presencial. Mas como elas estão aproveitando isso?

Parece que este ano os profissionais de marketing optaram pelo poder das experiências digitais, incluindo pagamentos sem dinheiro, tie-ins no Metaverso, NFTs, objetos virtuais e muito mais. O marketing presencial volta a ganhar força com o mundo digital, e as marcas estão apostando nele como nunca.

Neste artigo, vamos falar sobre como as marcas estão combinando ferramentas de marketing da vida real e virtual em festivais como o Coachella para marcar seus públicos de forma duradoura e a importância do marketing de engajamento na era pós-pandemia.

Vamos lá?

E se você quiser receber artigos como este em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter interativa abaixo!

Marcas estão apostando no patrocínio de festivais novamente

A indústria da música ao vivo teve uma queda de quase 30% na receita de patrocínio para eventos nos últimos anos, em decorrência da pandemia. No entanto, agora que os festivais de música estão de volta, a receita de patrocínio está aumentando novamente.  

Empresas de setores emergentes, como o das criptomoedas e de transportes, a exemplo da Coinbase, estão voltando a patrocinar festivais como o Coachella.

Experiências ao vivo são poderosas e as marcas sabem disso

Os profissionais de marketing estão aproveitando o poder das experiências ao vivo mais do que nunca, combinando ferramentas da vida real e de marketing virtual para oferecer uma experiência superior ao seu público.

Fonte: Epic Games

Um exemplo claro disso é a parceria entre o Fortnite da Epic Games e o Coachella. O jogo trouxe roupas inspiradas em festivais que os jogadores podem comprar durante o evento. Além disso, as músicas dos artistas do Coachella deste ano ficaram disponíveis em uma rádio no jogo, para que os jogadores pudessem ouvi-las enquanto dirigiam seus carros.

Marketing no Metaverso

As marcas também estão usando o metaverso para dar vida a novos recursos.

A Absolut Vodka criou uma experiência no Decentraland, um mundo virtual 3D chamado “Absolut.Land”, em conjunto com uma experiência para os participantes presenciais do festival. No Metaverso, havia uma réplica virtual do Coachella onde as pessoas podiam jogar, colecionar wearables NFT e até ganhar ingressos para a segunda semana do festival. Incrível, não é?

A marca investiu 10% do seu orçamento anual de marketing para a campanha do Coachella e 80% foi para o digital, o que reflete seus esforços para se firmar como uma empresa inovadora.

Marcas que estão encontrando caminhos para entrar no marketing no Metaverso se destacam entre seus concorrentes, pois conseguem proporcionar experiências simultâneas, atingindo um público mais amplo.

Além disso, o Metaverso oferece infinitas possibilidades para as marcas darem vida a novos elementos e experiências.

A ascensão dos NFTs

EM 2021, vimos o boom dos NFTs. De acordo com estatísticas do mercado de NFT, o valor de todas as transações globais de NFT atingiu US$ 10,7 bilhões somente no terceiro trimestre de 2021.

Os profissionais de marketing estão percebendo o potencial de usar NFTs para construir e atender uma comunidade, e é por isso que eles estão trazendo esse conceito para experiências ao vivo.

E o Coachella não estava por trás disso. O festival lançou três coleções de NFTs que incluíam 10 tokens que concedem aos proprietários acesso vitalício a um fim de semana do festival todo mês de abril, além de experiências virtuais do Coachella para sempre.

Mas este não é o único festival que está criando experiências com NFTs. O Lollapalooza anunciou recentemente que está se unindo ao Bored Ape Yacht Club para lançar crachás NFT chamados POAPs (Proof of Attendance Protocol). São tokens para atestar a presença ou participação em um evento que, além de ser uma recordação virtual, permite o acesso a determinadas comunidades e surpresas.

Outra marca que planeja usar POAPs em festivais como Governor’s Ball, Stagecoach e Lollapalooza é a Bud Light Selterz. O principal objetivo dela é aproveitar esses recursos para criar interações contínuas com os clientes e aumentar a fidelidade à marca.

Marcas como a Cîroc também estão usando NFTs para vender produtos como sua nova Vodka Spritz, dando aos consumidores a chance de acessar eventos virtuais com artistas famosos para promover a marca e levando seu produto a um público totalmente novo.

E não vamos nos esquecer da Verizon, que também planeja oferecer NFTs que podem ser trocados por benefícios em casas de shows.

Pagamentos sem dinheiro

Transações sem dinheiro vêm aumentando em todo o mundo e, neste ano, elas desempenharam um papel importante em festivais de verão como Coachella, Lollapalooza e BottleRock Napa Valley.

Marcas como PayPal e Venmo estão oferecendo pulseiras RFID cash-free que contêm um chip vinculado às contas PayPal e Venmo do participante para permitir pagamentos sem dinheiro. Rápido e fácil!

Inove e crie experiências significativas

Com o retorno gradual dos grandes eventos e a retomada das atividades presenciais, as marcas apostam em aliar a vida real e o marketing virtual para oferecer experiências marcantes ​​e atingir um público maior.

Inovações como o Metaverso, NFTs, recordações virtuais e filtros em Realidade Aumentada serão os principais ativos para as campanhas de marketing nos próximos anos. Embora essas ferramentas funcionem muito bem sozinhas, elas têm um impacto maior quando combinadas em uma estratégia de marketing experiencial: elas permitem uma identificação clara da marca e atingem os consumidores de maneira significativa.

A união faz a força, e isso também vale para o marketing!

The post Como as marcas levaram marketing virtual para o Coachella com pagamentos sem dinheiro, NFTs e o Metaverso appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.