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Mostrar benefícios do produto pode ser melhor do que emoções em um título de SEO, mostra um estudo da Moz
15 de março de 2022

Você já se perguntou se os clientes são mais propensos a clicar em resultados orgânicos com títulos que incluem palavras como “grátis” ou “melhor valor”?

A Moz, uma das melhores plataformas de SEO para fazer benchmarks e planejamentos, fez um estudo interno chamado “Comercial vs. Funcional vs. Emocional: um estudo de caso de teste de SEO do título da página” para analisar uma hipótese e ver qual tipo de copy funciona melhor quando o assunto é CTR (Click Through Rate).

A empresa descobriu que falar sobre os benefícios dos produtos e serviços pode levar a mais conversões do que ser mais emocional. Quer saber mais sobre suas principais descobertas e como aplicar isso para melhorar seus próprios resultados? Vamos nos aprofundar no assunto!

Sobre o estudo

O estudo consistiu em atualizar os títulos das páginas em uma variedade de páginas de produtos para celulares que apareceriam nas SERPs para seus clientes. O KPI para medir os resultados foi o CTR.

Eles realizaram o teste em todos os produtos no site da Three (um dos provedores de telecomunicação móvel na Irlanda) por seis semanas. Os dados de controle do CTR, que foram usados ​​para comparar os resultados, foram coletados seis semanas antes da atualização nos títulos das páginas. Portanto, todo o estudo usou um período de 12 semanas de dados.

Usando a funcionalidade ‘teste de grupo’ da SEOtesting.com, eles criaram três grupos de conteúdo:

títulos comerciais para páginas de conteúdo: focados em aspectos financeiros de uma compra;títulos funcionais para de páginas de conteúdo: focados nas características e funcionalidades dos produtos;títulos emocionais para páginas de conteúdo: focados em apelar para as emoções da compra do produto.

Exemplos desses tipos de títulos são:

Após o prazo final, eles encontraram alguns resultados bastante interessantes.

Títulos funcionais são melhores para o CTR!

Ao final do período de seis semanas, o grupo com conteúdo funcional teve um aumento de 9% no CTR, apresentando a melhor resposta dos clientes. Já o conteúdo com foco mais suave e “emocional” foi rejeitado pela maioria dos usuários, apresentando uma redução de 31% no CTR.

Esses resultados mostraram a importância da coleta de dados para orientar ações de melhoria. Ao mudar os títulos para o grupo comercial, eles tiveram um aumento de apenas 1% no CTR.

Teste, faça mudanças e, então, teste novamente

O que podemos aprender com este estudo? Embora ele tenha descoberto que títulos funcionais para páginas funcionaram melhor para o site da Three, que vende celulares, não podemos tomar isso como garantido para todos os mercados. Todos trabalhamos em diferentes setores com produtos direcionados a consumidores específicos, portanto, testar e coletar dados é a lição mais importante aqui.

Os resultados de um determinado produto podem ser muito diferentes de outro, razão pela qual o teste é essencial. O que funciona para uma empresa de tecnologia pode ser muito diferente para uma empresa de alimentos. Além disso, o mercado está sempre mudando, o que funcionava antes pode não ser o melhor agora. Então sempre questione e faça testes.

Não desenvolva suas estratégias apenas com base no que você acha que funciona para seus clientes, mas em dados reais sobre seus critérios para selecionar soluções e tomar decisões.

E, finalmente, nunca subestime o poder do copywriting! As palavras que você usa são decisivas na condução da ação. O copywriting de conversão começa com os dados, por isso é essencial que você entenda as motivações de seus usuários. Não foque apenas na conversão de vendas, as microconversões acontecem o tempo todo! Aproveite todas as oportunidades que tiver.

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