E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Agência de SEO: o que faz e qual é o momento para contratar uma
28 de fevereiro de 2022

Uma agência de SEO pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência no Google. Como isso acontece? Ao utilizar o buscador, o usuário opta pelas primeiras respostas. Dessa forma, fica mais fácil atrair leads, além de aumentar a credibilidade da sua marca.

Por esse e outros motivos, é muito importante que as empresas contem com mecanismos de otimização de busca, para que seus conteúdos estejam entre os primeiros resultados. Essa tarefa é missão da agência de SEO, que consegue promover, por meio de estratégias, um melhor rankeamento do seu site, garantindo engajamento para a marca.

Neste post, vamos explicar melhor o que é SEO, qual o momento certo para contratar uma agência especializada e como escolher uma parceira confiável. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca. Trata-se do conjunto de técnicas utilizadas para conquistar um bom posicionamento das páginas de um site no Google e em demais buscadores, promovendo um tráfego orgânico.

Essa metodologia, comumente, é divida entre tecnologia, conteúdo e autoridade, visando a alcançar os primeiros resultados. Com o SEO, sites, blogs e páginas na web são otimizados e mais bem rankeados. Além disso, oferecem um conteúdo confiável, com as palavras-chave corretas, atendendo à demanda do usuário, sem que ele precise recorrer a novas buscas acerca do mesmo assunto.

O que faz uma agência de SEO?

O papel de uma agência de SEO é identificar, qualificar e criar conteúdos excepcionais para aprimorar e alavancar o rankeamento de sites, páginas e blogs. Ela promove um planejamento estratégico bastante complexo e que demanda várias etapas de trabalho, desde a definição do seu objetivo até o passo a passo para alcançá-lo.

A primeira função da agência de SEO é conhecer o motivo pelo qual é interessante para o usuário ser bem rankeado nos mecanismos de busca. Seja para aumentar as vendas, seja para disseminar uma marca, site, blog ou loja virtual, o primordial é ter o objetivo bem definido.

Para obter essa resposta, é feita uma auditoria inicial, a fim de identificar os pontos positivos e de melhoria da empresa. Após isso, iniciam-se os estágios do projeto, que são:

definição do público-alvo (personas);seleção de palavras-chave;otimização On-Page;Marketing de Conteúdo;otimização Off-Page;divulgação do conteúdo;monitoramento.

Com o conhecimento adequado, muitas dessas etapas podem ser feitas de forma autônoma. Contudo, existe uma infinidade de ferramentas e informações para esse monitoramento, o que pode gerar muita confusão e demanda de tempo.

Ou seja, ao tentar reduzir o investimento, o gestor acaba angariando mais tarefas e obtendo menores resultados. Por isso, é fundamental contar com o suporte de uma agência de SEO para que as estratégias sejam eficientes e estejam alinhadas. Dessa maneira, sobra tempo para realizar outras funções da empresa, e todos os benefícios do SEO serão aproveitados e postos em prática por uma equipe especializada.

Qual é o momento certo para contratar uma agência?

Vimos que contar com uma agência de SEO é bastante relevante para o sucesso das técnicas. No entanto, qual é o momento ideal para contratá-la?

Sempre que esses profissionais estiverem em contato com o seu negócio, a probabilidade é de que haja melhoria. Contudo, é fundamental que existam objetivos definidos de forma clara para que a estratégia seja bem direcionada e alcance os resultados mais viáveis à sua empresa.

A seguir, vamos pontuar alguns cenários ideais para entrar em contato com uma agência de SEO e buscar suporte. Confira!

Criar estratégias atualizadas

Os mecanismos de busca e rankeamento são modificados e aprimorados a cada dia para atender às demandas do mercado, que também passam por muitas metamorfoses. Portanto, é comum que uma metodologia que estava promovendo resultados positivos se torne, rapidamente, obsoleta e pare de gerar o mesmo sucesso de sua fase inicial.

Isso significa que há necessidade de criar novas estratégias e, para isso, é necessário estudar e conhecer as novas exigências do público. Por exemplo, se antes a publicação de fotos em uma rede social gerava muito engajamento, hoje, os vídeos estão roubando a cena, e as imagens estáticas estão sendo ignoradas pouco a pouco.

Nesse momento, é imprescindível contar com uma agência de SEO para que as ações se mantenham alinhadas ao mercado e haja estabilidade de alcance.

Melhorar classificação nos motores de busca

Existem muitos aspectos a serem levados em conta para que a classificação nos motores de busca esteja otimizada. Desde palavras-chave, tags, confiança na informação, alinhamento ao perfil do consumidor, até mesmo, o compromisso ético com os dados que estão sendo transmitidos.

Ou seja, deve-se ter visão sistêmica para obter êxito no momento de falar sobre a sua marca, produto ou serviço. Logo, podemos concluir que é um trabalho que carece de estudo e tempo, algo que os gestores normalmente não têm disponível, uma vez que estão focados em outras questões do negócio.

Por isso, é relevante contar com o apoio de uma agência de SEO, que fará essas pesquisas e construirá estratégias alinhadas ao mercado, com potencial de alavancar a classificação e o alcance da empresa rapidamente.

Aumentar o alcance da marca

Mesmo que haja uma equipe responsável por sempre disseminar o nome da marca, chega um momento em que há estagnação. Muitos gestores podem até pensar que não existem mais clientes dispostos a conhecer e consumir o seu produto, ou que a oferta não é mais tão interessante.

Claro que o produto ou serviço pode se tornar obsoleto, por isso, a necessidade de sempre se reinventar. No entanto, na maioria dos casos, o que ocorre é a falta de uma abordagem autêntica, que explicite o diferencial existente na marca.

Nesse momento, é recomendável contratar uma equipe especializada para conhecer a singularidade do que é oferecido e destacar seus pontos fortes, bem como melhorar seus pontos fracos. Dessa maneira, a marca terá maior alcance e credibilidade para o público-alvo que, consequentemente, vai consumir mais.

Ter conteúdos relevantes para seu público

Com a infinidade de assuntos sempre em pauta na mídia, parece simples ter conteúdos relevantes para o público, não é mesmo? Ledo engano! Essa é uma das tarefas mais complexas do dia a dia das empresas, que acabam se tornando repetitivas ou se posicionando de maneira exagerada sobre questões que levantam críticas e polêmicas.

Por isso, é necessário ter uma gestão de temas a serem abordados e fugir dos assuntos complicados, a menos que seja extremamente necessário expor o ponto de vista da empresa sobre o assunto. Para essa tomada de decisão, é fundamental contratar uma agência de SEO que saberá exatamente o que é ou não pertinente ser abordado, e quais assuntos são mais relevantes ao público-alvo da companhia.

Como escolher uma agência de SEO?

A agência de SEO estará em contato direto com aspectos extremamente importantes da sua empresa, ou seja, o trabalho dela terá impacto irreversível em seus resultados futuros. Por isso, é necessário observar alguns pontos antes de escolher a companhia que vai prestar essa consultoria.

Listamos, abaixo, as questões principais que devem ser levadas em conta antes de contratar uma agência de SEO. Confira!

Defina os serviços necessários com base em seus objetivos

Nem todos os serviços oferecidos por uma agência de SEO são necessários para a sua empresa. Por isso, opte pelos atendimentos que estejam alinhados ao seu intuito ao contratar a companhia.

Consulte o histórico e a reputação da agência de SEO

Para que a agência seja capaz de fazer sua marca crescer e ser notada, é fundamental que ela já tenha uma posição de respeito no mercado. Ou seja, é indispensável consultar o histórico e a reputação da empresa. Dessa forma, você se alia somente com corporações éticas e com credibilidade no mercado.

Observe a viabilidade da localização da companhia

Se a agência for muito distante ou estiver em um local de difícil acesso e perigoso, o trabalho pode ser prejudicado. Afinal, o intuito é que haja uma imersão no dia a dia do negócio para que as melhores estratégias sejam tomadas.

Dialogue com outros clientes sobre suas experiências

Uma das melhores maneiras de conhecer o trabalho de uma empresa é conversar com outros clientes sobre suas experiências. Portanto, peça a opinião de outros consumidores e observe se, de fato, a agência cumpriu o que prometeu.

Conheça os profissionais da agência

É indispensável contar com uma equipe qualificada, comprometida, que saiba se comunicar e esteja engajada a promover melhoria contínua. Dessa forma, o trabalho da agência em sua empresa será completo e de qualidade, garantindo a ascensão dos seus resultados e a satisfação dos consumidores.

Como vimos, contar com a prestação de serviço de uma agência de SEO é muito importante para garantir o sucesso da empresa. Com ela, sua marca estará bem rankeada em todos os mecanismos de busca, promovendo maior captação de clientes, competitividade no mercado e estabilidade.

Além disso, a imagem da companhia será bem trabalhada, evitando mal-entendidos e envolvimento em polêmicas. Portanto, não deixe de contar com uma equipe especializada para otimizar suas páginas para mecanismos de busca.

The post Agência de SEO: o que faz e qual é o momento para contratar uma appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.