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Profissionais de marketing podem transformar o mundo com diversidade (veja o porquê)
14 de fevereiro de 2022

Os profissionais de marketing podem exercer um papel significativo na transformação do mundo. Eles podem fazer isso educando o mercado, compartilhando a mensagem certa e, além disso, ajudando as organizações a criar uma mentalidade inclusiva duradoura e a promover um comportamento inclusivo, enquanto transmitem a mensagem com representatividade e autenticidade.

Atualmente, estamos vivendo em um mundo onde a maioria das pessoas não demonstra fidelidade às marcas. Mais de 80% dos entrevistados da pesquisa do McKinsey Institute for Black Economic Mobility disseram que estavam dispostos a mudar de marca se outra tivesse uma representatividade melhor.

Porém, a pesquisa também apontou que os consumidores negros estão dispostos a pagar até 20% a mais pelos produtos e serviços certos que atendam às suas necessidades.

Como os dados de mercado estão nos mostrando, as empresas que levam o assunto a sério e têm uma abordagem real, possuem uma maior probabilidade de ter uma rentabilidade acima da média, atrair e reter clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, melhorar as condições do mundo.

Vamos ver como você pode trazer esse pensamento para sua marca com responsabilidade e ação (e não apenas fazer marketing sobre o assunto), com alguns bons exemplos de empresas do mundo real que já estão fazendo isso.

Diversidade para marcas

A primeira coisa que as empresas devem considerar ao incluir a diversidade em suas diretrizes é que uma marca representa o que a empresa é em termos de crenças, comportamentos, visão, características — como a personalidade e a história de vida de uma pessoa.

Assim, da mesma forma que acontece com uma pessoa, se você tentar anunciar algo que não é ou em que não acredita, estará no caminho do fracasso.

Antes de incluir a diversidade na sua marca, comece a incluí-la no seu negócio, nas conversas dos funcionários, nos treinamentos, entendendo a diversidade dentro da sua cultura interna.

Só então, você pode passar para o próximo passo de trabalhar com diversidade para sua marca e marketing — o que é incrível, e eu te encorajo totalmente a fazer, não me entenda mal. Implementar a diversidade na sua marca e negócios será ótimo para a experiência de seus funcionários, receita de negócios e, claro, para construir um mundo melhor. De acordo com a análise da McKinsey, as empresas que têm minorias culturais e étnicas em suas equipes têm 36% mais chances de obter rentabilidade líder do setor.

Inspirando-se com iniciativas de diversidade no mundo dos anúncios

Recentemente, a Publicis Media anunciou o lançamento de um marketplace para aumentar a representatividade, oferecendo a seus clientes a oportunidade de acessar um inventário aprovado de editores que atendem comunidades sub-representadas, com foco em aumentar o alcance de públicos diversificados.

Chamado de Diverse and Inclusive Media Exchange (DIME), o mercado será exclusivo para clientes da Publicis e teve como objetivo oferecer um conteúdo mais inclusivo, de acordo com a CEO da Publicis Media UK, Sue Frogley.

Tomando como inspiração um dos espaços publicitários mais caros, os anúncios do Super Bowl têm encantado o público nos últimos anos com diversos elencos e narrativas da vida real.

De acordo com Jon Evans, diretor de marketing da System1, eles encontraram três maneiras principais de empregar a diversidade como estratégia, embora seja importante entender que existem muitas consequências e pontos de análise do uso de cada uma, que diferem de marca para marca e entre campanhas. São elas:

mostrar várias cenas com uma variedade de pessoas;expor um problema que afeta uma minoria;usar diversos castings mesmo quando não é obrigatório, de forma menos explícita.

Agências de marketing e de conteúdo, como acontece na Rock Content, têm um potencial de impacto ainda maior. Como elas lidam com a comunicação e a estratégia de vários clientes, elas têm o poder de dar vida à diversidade em campanhas e educar vários clientes em diversos setores sobre o tópico e como as pessoas querem se sentir representadas pela mídia.

Cada cliente representa uma oportunidade de educação e o quanto ela é fundamental para a diversidade em qualquer negócio. Da próxima vez, esperamos que seja o cliente a pedir por isso no briefing, e não o contrário.

Como começar com a diversidade

Comece com um plano, é o que eu sempre digo. Além disso, inicie com o que você pode fazer hoje. Pode não ser muito, mas é alguma coisa, e isso é melhor que nada. Não procure o complexo ou ousado, lembre-se de que você só quer começar a fazer as coisas:

compartilhe a ideia com um pequeno grupo de pessoas, faça um brainstorming do tema;traga as lideranças a bordo e para perto de você;faça uma pequena pesquisa para entender como sua empresa está se saindo com a diversidade até agora, o que seu público interno gostaria de ver sendo feito e quais são as oportunidades de melhoria;use as respostas das pesquisas para criar uma visão de sucesso para o projeto;liste alguns dos primeiros passos para chegar lá, compartilhe com o mesmo grupo, revise e comece.

Conclusão: essa é a coisa inteligente e certa a fazer

Profissionais de marketing podem se beneficiar ao aprender como desenvolver uma estratégia de diversidade e inclusão. Isso melhora o estado do mundo enquanto aprimora os resultados de negócios tangíveis para as empresas.

Mas lembre-se:

comece olhando internamente, assuma o compromisso real de incluir a diversidade nos valores e na cultura do seu negócio, pois isso é fundamental para ter uma comunicação coerente ao compartilhá-la fora da empresa;em seguida, expanda para os seus produtos e serviços, garantindo que sejam acessíveis a todos e com representação diversificada, principalmente quando estamos falando da influência e do impacto escalável que as agências e as empresas de marketing têm ao moldar a mensagem.

O segredo é essencialmente começar fazendo as coisas e aproveitar esse caminho cheio de aprendizados e desenvolvimentos.

Leia aqui para saber mais sobre o compromisso da Rock Content com a diversidade e o impacto global.

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