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O fenômeno dos podcasts: gastos com anúncios em podcasts nos EUA atingiram US$ 590 milhões em 2021
4 de fevereiro de 2022

Segundo o Podcast Insights, 24% da população americana (68 milhões de pessoas) ouve podcasts semanalmente. Além disso, pesquisadores mostraram que, em 2021, os anúncios de podcast atingiram quase US$ 590 milhões, e as expectativas são de que esse número continue aumentando nos próximos 2 anos.

Diante desse cenário, há uma grande oportunidade para os criadores de conteúdo, que podem aproveitar esse momento único e utilizar esse formato de mídia para divulgar suas marcas e se destacar com essa nova estratégia. Podcasts podem ser revolucionários para aumentar o brand awareness e o engajamento. Então, está na hora de os profissionais de marketing prestarem atenção nessa tendência.

A popularização do podcast

Formatos de áudio não são uma novidade, assim como posts de blog. Nos anos 80, as pessoas já gravavam suas experiências em formato de áudio para compartilhar com outras, e isso sem usar muitos recursos. Então, não havia edição, nem muito investimento em equipamentos.

Com o lançamento do iPod, as pessoas começaram a transferir seus blogs de áudio para esse formato, que se tornou mais conhecido. No entanto, o nome ainda não era muito popular; então, é assim que os usuários optaram por combinar “broadcasting” e iPod, dando lugar ao termo “podcasting” em 2004.

Com o tempo, os podcasts se popularizaram, mas foi só em 2019 que o boom realmente aconteceu: cerca de 155 milhões de pessoas da população americana incluíram esse novo formato de conteúdo em seus estilos de vida.

É curioso que, desde então, a Apple e o Spotify começaram a competir de verdade pelo primeiro lugar. E, mesmo a Apple sendo a pioneira, o Spotify ganhou muita popularidade e agora lidera esse mercado.

Fonte: Statista

As vantagens dos podcasts

No início da era do conteúdo, tínhamos apenas alguns formatos disponíveis, e o material escrito era o principal. Mas agora, com as plataformas sociais, temos muito mais a explorar. O vídeo se tornou mais popular do que nunca; e agora, chegou o momento dos podcasts.

Conforme o mundo evolui, as pessoas se tornam cada vez mais ocupadas. Assim, em um contexto em que as 24 horas do dia não são mais suficientes, os podcasts são uma mão na roda, já que por se tratar de um formato apenas de áudio, você consegue ouvir o seu podcast enquanto realiza outras tarefas.

O interessante é que os podcasts são extremamente versáteis. Assim, eles não são apenas uma forma de entretenimento, mas também um canal para ensinar, conectar e inspirar outras pessoas. Para os profissionais de marketing, eles são uma ótima maneira de criar reconhecimento e engajamento da marca.

Atualmente, existem mais de 700.000 podcasts ativos e 29 milhões de episódios de podcast disponíveis nos Estados Unidos. Há podcasts para todos os perfis, com assuntos variados: tecnologia, cultura pop, política, opiniões, comédia e muito mais.

Cenário de marketing

Os early adopters já sabem que milhões de pessoas ouvem podcasts todos os dias e não perderam a chance de transformar isso em oportunidades para suas marcas. De acordo com a Insider Intelligence, foi criada uma projeção para 2022 de 424,2 milhões de ouvintes de podcast em todo o mundo. Também é esperado que os gastos com anúncios de podcast nos EUA aumentem 30,2% em 2022, ultrapassando a marca de US$ 2 bilhões.

É por isso que, considerando esses números, se você ainda não está pensando em podcasts para sua marca, está na hora de mudar a sua visão. Isso porque as pessoas adoram ouvir e se conectar verdadeiramente com o criador do conteúdo.

Dessa forma, podcasts permitem que o público se envolva com o conteúdo. E nada melhor para um profissional de marketing do que alguém que está ouvindo e prestando atenção ativamente, não é mesmo?

Os podcasts são bem direcionados ao seu público e capazes de gerar uma conexão. Pesquisas mostram que 80% dos ouvintes terminam quase todo o episódio do podcast, o que é uma ótima notícia para os profissionais de marketing que estão gastando muito dinheiro em anúncios.

Fonte: MediaRadar

No gráfico, podemos ver que alguns setores já estão migrando para esse novo formato. Então, por que você ainda está esperando para iniciar uma nova estratégia em sua empresa?

Criando um podcast

Eu já citei como os podcasts estão se tornando populares, mas se você ainda não sabe por que deve iniciar uma estratégia de podcast para sua empresa, aqui estão 10 bons motivos:

você pode criar conteúdo longform;os custos iniciais são mínimos;você pode reaproveitar seu conteúdo;consegue segmentar seu público diretamente;há menos concorrência em comparação com outras formas de mídia (até agora);podcasts podem alcançar novos leads, aumentando a geração de tráfego e melhorando as conversões;podcasts são pessoais, por isso engajam bastante;podcasts podem aumentar o brand awareness entre 24% e 79%;eles são mais interativos do que outros tipos de conteúdo;podcasts criam autoridade e permitem que você se torne líder de pensamento do seu setor.

Não importa onde a sua empresa esteja, está na hora de analisar essa nova estratégia e explorar seus benefícios.

Para começar você precisa planejar, criar um nome, formato, duração e conceito. Depois disso, você deve escolher o equipamento e o software. Então, está tudo pronto para gravar seu primeiro podcast. Lembre-se de sempre planejar seus temas com base nas personas que você está tentando segmentar e criar conexões reais e pessoais. São esses elementos que vão fazer a diferença.

Agora você aprendeu mais sobre o mercado de podcasts e como você pode se beneficiar com ele. Portanto, se você acha que sua empresa está pronta para o próximo passo, não perca essa tendência!

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