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Como empresas podem combater a sobrecarga de informações e ajudar clientes em potencial?
3 de fevereiro de 2022

O acesso à informação está em todo lugar. Os clientes podem inserir uma busca e, em segundos, ser direcionados a centenas de recursos que podem ajudá-los a chegar a uma conclusão ou encontrar a resposta de que precisam.

Embora isso, a princípio, pareça positivo, com muita frequência, os consumidores ficam sobrecarregados ou paralisados, ​​devido ao que é chamado de sobrecarga de informação. Tal fenômeno não é novo.

Variações de sobrecarga de informação remontam ao longo da história, particularmente, aparecendo no Renascimento e na Revolução Industrial. No entanto, hoje, isso continua a crescer, graças à acessibilidade online, e não mostra sinais de desaceleração tão cedo.

Por que sua empresa deve se preocupar com a sobrecarga de informações? Os consumidores podem experimentar, consciente ou inconscientemente, vários níveis de estresse devido a isso ou, até mesmo, sofrer de ansiedade por conteúdo. Na maioria dos casos, isso é causado pela enorme quantidade de conteúdos irrelevantes disponíveis, e não pelo volume de dados em si.

Como empresa, você pode ajudar a combater a crescente sobrecarga de informação e ajudar seus clientes, reexaminando e refinando sua própria estratégia de marketing digital. Descubra como, neste post:

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O que é sobrecarga de informação?

Gerenciar a quantidade de informações a que somos expostos diariamente é um desafio para quase todos. Você tem acesso a email, páginas da web, mídia social, aplicativos móveis e muito mais, fornecendo uma explosão de informações em potencial para todas as áreas de sua vida.

A sobrecarga, portanto, é um volume excessivo de conteúdos disponíveis para um cliente para ajudá-lo a tomar uma decisão, concluir uma tarefa ou responder a uma pergunta. Como resultado, esse excesso dificulta o processo de tomada de decisão, e até causa níveis crescentes de estresse e ansiedade.

Em outras palavras, a sobrecarga de informação, geralmente, resulta em procrastinação, atrasos nas escolhas e declínio na qualidade das decisões tomadas. Muito conteúdo pode afetar a capacidade de uma pessoa de processar dados e tomar as melhores decisões para ela.

O que causa a sobrecarga de informação?

Existem muitas causas para o estado atual de sobrecarga de informações. As mais comuns, no entanto, incluem os tópicos a seguir.

Mentalidade de quantidade, no lugar de qualidade

Hoje, a pressão sobre empresas e marcas para competir pela atenção dos consumidores e fornecer os conteúdos que eles desejam e precisam continua a aumentar. Isso está resultando em um efeito de quantidade, sobrepondo qualidade, e é um grande impedimento para que seus clientes em potencial encontrem você e sigam para conversão.

Quantidades massivas de novas informações estão sendo criadas constantemente, pois o marketing de conteúdo continua sendo essencial para uma marca nos vários canais disponíveis.

Fácil acessibilidade

É mais fácil do que nunca criar e compartilhar conteúdo online, e isso está aumentando a sobrecarga de informação e seus efeitos debilitantes. Muitos canais oferecem formas simplificadas de acessar dashboards e divulgar conteúdo pela internet. Qualquer um pode fazer isso, e os consumidores estão percebendo e ficando sobrecarregados.

Aumento do número de canais de informação

Enquanto antes havia apenas algumas formas de levar informações à população, hoje, existem várias, tanto online quanto offline. Mídia impressa, televisão, podcasts, emails, sites, mídias sociais, aplicativos móveis, ebooks e feeds RSS se combinam para oferecer acesso a conteúdos para qualquer pessoa no planeta.

Inclusão de dados históricos online

Com a nova tecnologia, os dados históricos estão sendo adicionados online para a conveniência dos consumidores. Embora isso pareça uma vantagem, também acumula a quantidade de informações disponíveis, enquanto os dados históricos exigiam pesquisa física, se realmente necessário.

Falta de medidas de controle de qualidade

Os modos de informação carecem de estrutura, verificações e nivelamentos simples para determinar qual conteúdo é repetitivo, contraditório, conflitante ou impreciso. Na corrida para alcançar o maior número de consumidores, muitas empresas criam materiais para serem vistas, pensando que os mecanismos de busca as notarão mais se incluírem altos volumes de conteúdo online.

O lado negativo disso é que, embora o SEO seja essencial, adicionar muita informação pode prejudicar os rankings de resultados do mecanismo de pesquisa.

Não ter um plano de marketing de conteúdo

Sem um plano de marketing de conteúdo robusto, uma empresa pode divulgar informações sem levar em consideração como tudo isso pode funcionar em conjunto para ajudar os clientes a evitar se sentirem sobrecarregados.

Muitos fatores levam à sobrecarga de informação, e esses são apenas alguns dos principais a considerar ao procurar maneiras de se conectar com mais eficiência com seu público-alvo.

Quais os riscos da sobrecarga de informação?

A sobrecarga de informação, e o estresse e a ansiedade que ela pode causar, não afetam apenas os consumidores, mas também, podem gerar um impacto negativo nos seus negócios. Essencialmente, o cérebro pode perder parte de seu poder de processar todos os conteúdos disponíveis. Isso leva à estafa e pode até impedir seus clientes de agir, que é o que você não quer.

Com a entrada constante de informações e a tarefa de armazenar tudo isso, o cérebro está em constante atividade. Sem períodos de inatividade, a eficiência cognitiva é alterada e pode afetar as habilidades de concentração e contemplação do consumidor. Isso pode levar a atrasos ou ao impedimento da tomada de decisões.

Além disso, a sobrecarga de informações está levando a condições semelhantes ao transtorno de déficit de atenção, ou TDAH. Como resultado, os consumidores estão sentindo níveis crescentes de esgotamento e depressão.

Outro risco da sobrecarga de informação é que ela pode afetar os indivíduos tornando-os menos produtivos e menos inovadores. Eles também podem sofrer de queixas psicossomáticas, como interrupções respiratórias, pois contemplam todo o conteúdo disponível diante deles. Todos esses riscos podem afetar diretamente seus clientes em potencial e, por sua vez, os resultados de sua empresa.

Como uma empresa pode combater a sobrecarga de informação?

A sobrecarga de informações precisa ser uma preocupação para todas as empresas. Mas como combater esse problema e ajudar os clientes em potencial ao longo do caminho?

Comece criando conteúdo que corresponda melhor às necessidades de seu público-alvo e mantenha a experiência do cliente positiva, em vez de confusa ou assoberbante. A seguir, confira várias práticas com as quais sua empresa pode ajudar a combater essa sobrecarga de informação e conquistar novos clientes.

1. Melhore o site com o conteúdo certo

Comece a combater a sobrecarga de informação revisando e melhorando o site da sua própria empresa. Você quer a quantidade certa de conteúdo em suas páginas da web. Ou seja, suficiente para torná-lo relevante, mas que não leve à sobrecarga de informação para os espectadores.

Além disso, torne o site fácil de navegar. Considere incluir páginas principais para agregar conteúdo para todas as necessidades de seus clientes e ajudá-los a encontrar exatamente o que precisam para resolver um problema ou responder a uma pergunta, sem precisar ir a outro lugar.

2. Reavalie suas personas

Dê uma olhada de perto em suas personas atuais. Elas ainda são eficazes ou precisam ser revistas, de alguma forma? Ao reformular e repensar suas personas, você pode garantir que está compartilhando informações relevantes para o público certo, e não apenas adicionando mais conteúdo.

3. Faça uma auditoria e remoção de conteúdo

Realize uma auditoria de conteúdo nas suas ofertas atuais e considere maneiras de melhorar sua estratégia. O que você está compartilhando? Alguma coisa está desatualizada? Você pode atualizar algo para torná-lo mais relevante para os consumidores de hoje?

O próximo passo é uma “poda” de conteúdo. O que pode ser excluído, combinado ou redesenhado? Aprimore seu conteúdo para atender melhor aos clientes em potencial sem sobrecarregá-los com informações.

4. Use mais conteúdo interativo

Uma maneira útil de combater a sobrecarga de informação é criar conteúdo interativo. Esse tipo de material relevante é mais fácil de consumir, e beneficia o engajamento de forma divertida.

Considere pesquisas interativas, questionários, calculadoras e outros conteúdos que estimulem o engajamento. Existem opções de software que podem ajudar a criar esse tipo de conteúdo de forma mais fácil e rápida, economizando o tempo e o dinheiro da sua empresa.

O conteúdo interativo traz um toque pessoal, e os clientes em potencial podem ser direcionados para suas ofertas de informação, em vez de muitos outros que oferecem apenas conteúdo estático.

5. Incorpore técnicas de marketing empáticas

As gerações mais jovens estão procurando marcas nas quais confiar e que as tratem mais como indivíduos do que como potencial de lucro. Ao incorporar técnicas de marketing empáticas em seu conteúdo, você pode capturar a atenção dessas pessoas e, ao mesmo tempo, fornecer informações valiosas.

Para começar, responda a essas perguntas sobre sua persona:

Qual é o problema (ou problemas) que precisa ser resolvido?O problema específico pode ser desmembrado de alguma forma?Que tipo de informação é necessária para resolver o problema definido e encontrar a melhor solução?

Ao se colocar no lugar do seu cliente em potencial e ver o problema pelos olhos dele, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo que atenda às necessidades e desejos de forma mais eficaz.

6. Desenvolva uma matriz de conteúdo

Em vez de permanecer reativo às últimas tendências, ou fornecer informações desconectadas para clientes em potencial, desenvolva sua própria matriz de conteúdo para manter sua empresa no caminho certo.

Uma matriz de conteúdo fornece uma estrutura para ajudar a direcionar seus esforços de marketing e inclui um plano para abordar todas as etapas da jornada do consumidor. É uma forma de planejar e organizar seu material, evitando repetições e preenchendo eventuais lacunas de informação relevantes para seu público-alvo.

7. Monitore o comportamento do visitante

Para identificar até que ponto seu conteúdo atende às necessidades de clientes em potencial, monitore o comportamento do usuário no site. Os visitantes ficam tempo suficiente para ler a página inteira ou saem do site por completo depois de apenas alguns segundos? Eles estão clicando em links recomendados ou se envolvendo com seu conteúdo de alguma forma?

Use o que você aprendeu com esses dados para revisar o conteúdo do seu site, a estratégia de link building e qualquer outra coisa que possa levar a uma menor sobrecarga de informação.

8. Varie seus tipos de conteúdo

Nem todos os consumidores têm tempo para ler dezenas de posts, artigos ou páginas da web para encontrar respostas. Hoje, diferentes tipos de conteúdo estão atendendo a suas necessidades com mais eficiência, incluindo vídeos e podcasts.

Lembre-se disso ao determinar a melhor forma de alcançar um público em particular, e varie seus tipos de conteúdo para encontrar o que funciona melhor.

Combater a sobrecarga de informação demanda comprometimento de sua parte e da equipe de marketing e gestão. Todas as ações mencionadas podem beneficiar você e seus potenciais clientes nessa luta.

Elas também podem fornecer pistas sobre o valor do seu conteúdo e ajudar a diminuir os efeitos da sobrecarga de informação que os consumidores estão vivenciando. Outra maneira pelas qual a empresa pode combater a sobrecarga de informação é ter as seguintes diretrizes em mente:

mantenha o conteúdo relevante para seus clientes;priorize a clareza em todo o conteúdo, deixando explícito o que o material fornece e para quem;apresente menos conteúdo, garantindo que ele seja simples e de fácil compreensão;inclua dados de suporte de maneira concisa;tenha equilíbrio em sua apresentação, para que os leitores não precisem procurar informações em outros lugares;inclua maneiras fáceis para estimular o cliente realizar a ação preferencial.

Essencialmente, se você fornecer a um cliente em potencial tudo o que ele precisa, de forma sucinta e completa, sem assoberbá-lo, as decisões podem ser tomadas e a sobrecarga de informações é evitada.

Os consumidores precisam tomar decisões diariamente e, quando há muita informação disponível, pode ser prejudicial à sua capacidade de agir sobre o que aprendem. Mesmo quando agem, as escolhas que fazem podem não ser as mais vantajosas para eles, devido a essa superabundância de conteúdos.

Embora as causas da sobrecarga de informação variem, desde uma lógica de quantidade sobre qualidade até a facilidade de acesso a mídias novas e em expansão, existem maneiras de aliviar a tensão que seus clientes em potencial enfrentam. Como empresa, você pode ajudar a combater esse problema de várias maneiras, incluindo fornecer conteúdo mais interativo para ajudar ao longo da jornada do consumidor.

Para saber mais sobre isso e como fazê-lo funcionar para o seu negócio, confira nosso guia completo e detalhado sobre conteúdo interativo, que vai ajudar você a encontrar o caminho certo.

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