E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

O que são links recíprocos? Eles são bons ou ruins para o seu SEO?
1 de fevereiro de 2022

O link building tem um papel estratégico no marketing digital, e pode ser altamente benéfico para o seu negócio. No entanto, isso não significa que todo tipo de link sempre valha a pena. Os links recíprocos, muitas vezes, confundem se realmente fornecem valor ou não.

A teoria ou expectativa por trás do uso desses links é que eles levam a ganhos ao SEO e à autoridade do site. Mas será que isso é mesmo verdade?

Por mais que o link building deva ser parte de sua estratégia de marketing de SEO, links recíprocos são uma consideração separada, que pode ser boa ou ruim, dependendo da sua abordagem. Se usados ​​corretamente, os links recíprocos podem beneficiá-lo. Se usados ​​incorretamente, eles podem prejudicá-lo.

Essencialmente, links recíprocos podem ter um papel em sua estratégia e até agregam valor, mas tudo dependerá das razões por trás desses links. Continue lendo para aprender mais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que são links recíprocos?

Links recíprocos acontecem quando duas ou mais partes concordam em criar links entre si em seus sites. Essa é uma troca entre proprietários de sites, com cada um dizendo essencialmente para o outro: “faça um link para mim, que eu faço um link para você”.

Esses links conectam a página ou recurso de uma parte a outra, em troca de um link de volta em um site ou guest post. A intenção por trás dessa troca de links, geralmente, é beneficiar o SEO e a autoridade do site de cada proprietário.

Embora possa parecer benéfico para ambas as partes, links recíprocos resultam em uma pulga atrás da orelha, para os céticos. Afinal, pode parecer um plano com a intenção de enganar os consumidores de que um relacionamento existe, quando não é o caso.

Porém, não os descarte totalmente ainda. Nem todos os links recíprocos são ruins. Links recíprocos que ocorrem naturalmente podem ser benéficos, especialmente, para seus clientes em potencial, e podem ser importantes para sua estratégia de marketing digital.

Links recíprocos beneficiam sua estratégia de SEO?

O link building pode desempenhar um papel essencial na sua estratégia de SEO. Quando utilizados ​​da maneira correta, até links recíprocos podem ser benéficos.

No entanto, o objetivo é garantir que você esteja aprimorando a experiência do cliente enquanto ele estiver em seu site. Aqui estão os benefícios dos links recíprocos para sua estratégia de SEO.

Melhoram a experiência do (potencial) cliente

O uso de links recíprocos pode melhorar a experiência do cliente em seu site. Dessa forma, o link pode levar a um maior engajamento com o seu conteúdo, o que fará com que ele seja notado pelos algoritmos dos mecanismos de buscas.

Posicionam você como uma autoridade confiável

Links recíprocos podem ajudar a estabelecer você e seu site como uma autoridade confiável. Ao oferecer acesso a mais recursos relacionados aos clientes e clientes em potencial, isso mostra que você entende os usuários e seus problemas, e está confiante o suficiente no que oferece para enviá-los a outras fontes de informações.

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa reconhecem isso. Como resultado, você pode subir nos resultados da SERP.

Aumentam o tráfego do site

Links podem aumentar o tráfego do seu site, atraindo clientes em potencial que, talvez, ainda não conheçam o que você tem a oferecer. Esse aumento no tráfego do site é outro fator que alerta os mecanismos de pesquisa de que você está recebendo cada vez mais atenção, colocando você na lista de resultados da página de pesquisa.

No entanto, embora ter links externos em seu site possa ser benéfico para o seu SEO, eles não são a força por trás dos rankings SERP. Você pode usá-los para beneficiar clientes e potenciais clientes, e isso, por sua vez, pode levar a um maior engajamento com sua marca, o que terá um efeito mais positivo no SEO. 

Links recíprocos podem ser ruins para o seu SEO?

Embora links recíprocos possam ser benéficos, eles também trazem riscos, tornando-os ruins para o SEO em circunstâncias mais específicas. De todas as técnicas de fazer links, os links recíprocos são aquela com maior risco de abuso.

Quando usado apenas para melhorar o SEO, sem nenhum relacionamento envolvido, o resultado, geralmente, é spam, e incômodo para os consumidores que tentam seguir os links. Além disso, o uso excessivo de links recíprocos afetará negativamente o SEO. Veja de que maneiras trocar links de forma descuidada pode ser ruim para a estratégia e a autoridade do seu site.

Penalização do site pelo Google

Links recíprocos, quando utilizados de forma descuidada, podem fazer com que o site seja penalizado pelo Google porque isso vai contra as diretrizes documentadas do mecanismo de buscas. De acordo com as orientações para webmasters do Google, links recíprocos que estão em vigor para tentar manipular os resultados da pesquisa serão punidos rapidamente.

Isso é bem importante, então, vamos aprofundar um pouco mais o assunto. As diretrizes para webmasters do Google tratam, especialmente, de táticas de trocas de links com o objetivo de burlar o PageRank ou as classificações de resultados de pesquisa.

Como seria uma penalidade nesse tipo de situação? Existem duas possibilidades, incluindo:

fazer downgrade do site nos resultados de pesquisa;desindexar o site (para os casos mais recorrentes).

As penalidades e o impacto negativo no SEO podem ocorrer devido às seguintes ações:

compra e venda de links que passam PageRank;links recíprocos em excesso;criação de páginas de parceiros com conteúdo de qualidade inferior apenas para fins de troca de links;automatização do processo de geração de backlinks para seu site (por exemplo, usando serviços de automação para aquisição de links).

Risco de perder a confiança do mecanismo de pesquisa

Com links recíprocos mal posicionados, você corre o risco de perder a confiança dos mecanismos de busca. Isso pode ocorrer de algumas maneiras concretas:

você inclui vários links one-to-one em seu site;o texto âncora de seus links é recorrentemente suspeito ou totalmente não relacionado ao seu conteúdo.

Diminuição da autoridade do site e ranking nas SERP

Links para sites externos que não são de alguma forma relevantes para seus clientes ou conteúdo podem levar a diminuições drásticas na autoridade e nas classificações nas SERP. A maneira de evitar isso é sempre garantir que o conteúdo ao qual você vincula de forma recíproca seja relevante.

Embora o outro site nem sempre precise ter alta autoridade, quanto mais frequente isso for, menos poderá diminuir a autoridade ou o ranking do seu site.

Potencial para aumentar o SEO do concorrente, e não o seu

Embora links recíprocos precisem ser com um site que ofereça um tema ou conteúdo semelhante, você deverá evitar vincular a um site concorrente. É possível que um site similar utilize as mesmas palavras-chave ou frases que o seu, mas, na maioria das vezes, vincular a eles não criará um link recíproco.

Você estará apenas impulsionando o SEO do seu concorrente, não o seu. Certifique-se de pesar cuidadosamente todos esses riscos ao considerar incluir links recíprocos em sua estratégia de SEO. Negligenciar um deles pode causar estragos em seus planos de otimização. 

Melhores práticas de links recíprocos: como utilizá-los?

Por mais que o uso de links recíprocos possa, às vezes, parecer uma aposta, existem maneiras de adotá-los em seu benefício. Siga as práticas recomendadas para garantir que você esteja usando a estratégia corretamente e observe como ela potencialmente leva a um aumento no seu SEO.

1. Certifique-se de que o link é para conteúdo relevante

Para cada link que você considerar, primeiro, faça as seguintes perguntas:

Esse link é contextualmente relevante?O link recíproco teria um encaixe natural para nós?Será que vai combinar com nossa estratégia de marketing de conteúdo de alguma forma benéfica?

A resposta a essas perguntas deve ser sempre um enfático “sim”. Ao vincular a sites de alta qualidade que são, de alguma forma, importantes para seu conteúdo específico, isso não apenas melhorará a experiência do seu cliente, como também, aumentará o engajamento e o SEO.

Por outro lado, fazer links para conteúdo irrelevante transmitirá uma imagem negativa para seus clientes e clientes em potencial.

2. Certifique-se de que o conteúdo do link agregue valor

Ajude seus leitores a resolver um problema ou saber mais sobre determinado assunto, vinculando a conteúdos que agregam mais valor para eles. Em outras palavras, evite focar apenas seus rankings de SEO e SERP e, em vez disso, concentre-se no consumidor e em como fornecer valor real com conteúdo de qualidade  de outro site.

Tente se colocar no lugar do seu público e pense em quais experiências o ajudarão mais. Técnicas empáticas de marketing podem ajudar nesse sentido, oferecendo pistas sobre qual conteúdo será valioso para seus clientes.

Ao criar links para conteúdo de alta qualidade, você recebe o benefício adicional de se tornar um recurso confiável. Se receber um link recíproco, isso é um bônus, e continua a posicionar seu site como uma fonte de informações com credibilidade.

3. Verifique as métricas de SEO do outro site

Para aumentar a eficácia dos seus links recíprocos e impactar positivamente o SEO, analise as métricas de otimização do outro site. Se você encontrar bons resultados, significa que tem alta autoridade, e vincular para ele pode beneficiar você.

Considere usar ferramentas online gratuitas, como o Free Backlink Checker, ou opte por uma avaliação gratuita do Monitor Backlinks para localizar e filtrar sites para priorizar, dependendo de determinados fatores de SEO. Defina o que será mais importante para você, como aqueles sites com alta autoridade de domínio ou outro fator que aparecerá nessas métricas.

4. Construa relacionamentos autênticos

O segredo para links recíprocos bem-sucedidos é a construção de relacionamentos autênticos como primeiro passo. Você pode iniciar esse processo ao se conectar com outra fonte, sem esperar nada em troca.

Você escolhe um link para o site porque ele oferece conteúdo relevante, que será de valor para seus leitores. Em algum momento, o outro site pode criar um link para você, solidificando um relacionamento autêntico.

5. Entre em contato com blogueiros e influenciadores

O alcance de blogueiros e influenciadores é outra estratégia para incorporar em suas atividades de links recíprocos. Mantenha a intenção de construir um relacionamento e agregar valor para seus leitores, e não, simplesmente, gerar backlinks.

6. Identifique maneiras de construir potencial de backlinks

Revise a sua estratégia de marketing digital e identifique mais maneiras de construir o potencial de backlinks. Isso pode, eventualmente, levar a links recíprocos. Crie esses backlinks por meio de promoção de conteúdo, guest blogging, participando de podcasts e organizando eventos para discutir um tema específico.

7. Evite links para sites concorrentes

Quando os links não são bem pensados, podem levar os concorrentes a um ranking mais alto nos resultados de pesquisa, graças às suas ações. Sempre confirme que quem você está vinculando não é um concorrente direto. Evite links para as mesmas palavras-chave de destino.

Se você fizer um link para eles, raramente receberá um link recíproco. Em vez disso, ajudará a aumentar o tráfego do site deles e a colocá-los nas classificações dos mecanismos de pesquisa.

8. Avalie as solicitações de links recíprocos

Em algum momento, você provavelmente começará a receber solicitações de links recíprocos. Antes de concordar, sempre avalie esses pedidos e como eles podem afetar o SEO e a autoridade do seu site.

Determine o seguinte, antes de concordar com links recíprocos:

É um esquema de links para burlar o sistema do Google?É algo que se encaixa naturalmente no nosso negócio?Oferecerá valor para nossos clientes ou clientes em potencial?Essa relação de links pode levar a um aumento no tráfego do site?Queremos que o Google nos associe a esse outro site?

Se você determinar que o relacionamento será mutuamente benéfico, siga em frente. 

Acrescentar links recíprocos à sua estratégia de marketing pode ser um sucesso ou um fracasso. Contanto que você entenda o que está envolvido, como usar as melhores práticas e o que pode acontecer se você não usá-los corretamente, esses links podem aumentar o SEO, bem como a autoridade do seu site.

Tudo começa com planejamento. Construir relacionamentos autênticos, linkar apenas para conteúdo relevante, que agregue valor, evitar concorrentes e analisar sites de alta qualidade pode tornar esses links benéficos para sua estratégia geral de SEO.

Um bom começo para melhorar as ações é descobrir a sua maturidade em SEO do seu site. Confira com a nossa ferramente gratuita, o Stage Analyzer.

The post O que são links recíprocos? Eles são bons ou ruins para o seu SEO? appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.