E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Outreach marketing: um guia completo para construir uma estratégia impactante e promover sua marca online
25 de janeiro de 2022

Reconhecimento de marca e relações-públicas são duas áreas diferentes de um negócio que muitas vezes se cruzam, mas nem sempre são consideradas na mesma estratégia.

No entanto, há uma forte conexão entre construir sua marca, aumentar sua reputação e encontrar as pessoas e organizações certas que podem contribuir para facilitar a crescente conscientização de seus produtos e serviços.

As empresas bem-sucedidas têm fortes defensores que colaboram para elevar a marca ao próximo nível. Para construir relacionamentos com esses grupos, uma técnica chamada Outreach Marketing pode ser uma ajuda significativa.

Também conhecido como marketing de alcance, esse termo tem sido usado com frequência nos círculos de marketing digital. Mas o que ele é exatamente e como funciona sua estratégia?

Neste guia, discutiremos os benefícios de um plano de Outreach Marketing, as etapas para criar uma estratégia impactante, os melhores canais para divulgação e como monitorá-lo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é uma estratégia de Outreach Marketing?

Outreach Marketing é uma estratégia que envolve colocar a sua empresa, marca, produtos, serviços ou mensagens diante de fontes influentes que estão conectadas com seu mercado-alvo e podem promover o seu negócio a seus seguidores.

Isso significa que outro termo para o Outreach Marketing é marketing de influenciadores. Quando você pode construir relacionamentos com líderes do setor, influenciadores de redes sociais, blogueiros e outros que têm muitos seguidores em sua área de negócios, você pode usar essa conexão para encontrar maneiras de promover suas próprias marcas.

O Outreach Marketing é o processo de se posicionar diante desses influenciadores para que você possa começar a usar táticas de marketing de influenciadores. Uma estratégia de Outreach Marketing é o planejamento e execução de táticas que ajudarão você a alcançar as pessoas mais influentes que podem levar a sua empresa ao próximo nível.

Cada estratégia de Outreach Marketing começa com uma conexão inicial com um influenciador, depois continua a desenvolver e trabalhar para fortalecer esse relacionamento usando diferentes práticas e técnicas para convencer sua fonte influente de que vale a pena promover a sua marca.

Quais os benefícios de um plano de Outreach Marketing?

Criar um plano de Outreach Marketing pode trazer vantagens diferentes para o seu negócio. Quando você dedica tempo para planejá-lo, pode obter mais controle sobre o processo de encontrar influenciadores importantes e melhorar seu planejamento geral de marketing. Conheça alguns dos principais benefícios!

Elevar sua reputação online

Quando você encontra fontes e parceiros influentes que podem promover a sua marca, serviços e produtos, é possível aumentar o alcance de sua reputação online. E você pode não apenas elevar sua autoridade, mas também melhorar a qualidade dessa reputação usando a confiança já incorporada às plataformas de seus influenciadores.

Quando um parceiro promove a sua marca para seus seguidores leais, eles podem se tornar defensores da sua empresa. Isso significa que não só a sua audiência cresce, mas sua rede de promotores aumenta ao mesmo tempo.

Construir colaborações e relacionamentos poderosos

Encontrar um influenciador não significa fazer parceria com uma grande celebridade ou estrela de rede social com milhões de seguidores. As melhores colaborações são aquelas que preenchem as lacunas em seu alcance de marketing e permitem que você construa relacionamentos fortes e duradouros que sejam impactantes para seus negócios.

Trabalhar com pequenas empresas e influenciadores locais ou criar parcerias com pessoas ou organizações que podem usar sua ajuda é um resultado final valioso do Outreach Marketing.

Criar conteúdo de melhor qualidade

Atrair as pessoas certas para o seu site e marca exige que você examine de perto as suas produções. Ao focar na qualidade do seu conteúdo e da mensagem que está sendo compartilhada, você pode melhorar sua produção geral de conteúdo e atrair mais visitantes para suas páginas.

Avaliar suas estratégias de conteúdo para que elas se alinhem ao seu programa de Outreach Marketing contribui para melhorar os materiais sobre seus produtos e serviços e pode ajudá-lo a alcançar não apenas uma audiência mais ampla, mas um público que tem mais influência em seu setor.

Aprender mais sobre abordagens personalizadas de marketing

Assim como aprimorar o conteúdo do seu site melhorará o tráfego que chega ao seu negócio, você também pode trabalhar na personalização de suas mensagens para criar uma abordagem melhor e mais honesta para atingir seu público-alvo.

Quando você dá um toque humano às suas mensagens e comunicação com influenciadores-alvo, é possível melhorar a reputação da sua marca.

Impulsionar seu ranqueamento em SEO

Ao construir relacionamentos com influenciadores que têm uma forte presença online, você tem uma chance muito maior de obter backlinks e tráfego de referência chegando ao seu site.

Esse aumento no tráfego de outra fonte confiável aumentará seu ranqueamento de SEO, pois os algoritmos do mecanismo de busca terão mais confiança na autoridade da sua marca.

Quais as etapas necessárias para construir um planejamento Outreach Marketing poderoso?

Antes de implementar táticas específicas para alcançar influenciadores, você precisa definir as bases para sua estratégia de Outreach Marketing. Vamos dar uma olhada em algumas das etapas importantes que você precisa seguir para construir os alicerces para que a sua estratégia gere os melhores resultados. Acompanhe!

1. Identifique os influenciadores certos

O primeiro passo para construir qualquer programa de Outreach Marketing é identificar as pessoas ou organizações influentes com as quais você deseja construir conexões.

Assim como a sua empresa deve ter perfis de compradores ideais, você pode começar a delinear os perfis de influenciadores mais adequados ao seu negócio e que podem ajudar a orientar suas equipes a encontrar as melhores fontes influentes.

Por exemplo, você deve considerar:

o número de seguidores que esses influenciadores têm;a sua reputação no seu nicho de mercado;a frequência que eles postam recomendações;o mix de posts profissionais e pessoais;a evolução do seu número de seguidores;a existência de qualquer caso público negativo com o qual o influenciador tenha se envolvido;as outras marcas que eles promovem;o tipo de engajamento deles, se é positivo ou negativo;o nível de engajamento que eles recebem em suas postagens;o quão comunicativo o influenciador é com seus seguidores.

Você também deve considerar o tamanho e o alcance do seu influenciador. Como mencionado acima, às vezes a pessoa com o maior número de seguidores não é a melhor escolha para a sua marca. Portanto, se você é uma empresa de menor porte, considere trabalhar com influenciadores locais ou menores para começar.

2. Elabore mensagens impactantes

Geralmente, alcançar a fonte influente começa com um e-mail ou mensagem nas redes sociais. Em ambos os casos, a primeira linha de mensagem e o assunto que você cria são incrivelmente importantes.

Afinal, esse é o primeito contato que você tem com alguém com quem deseja construir uma parceria, o que significa que a mensagem precisa ser impactante e comunicar o valor que você pode fornecer.

3. Personalize sua abordagem de divulgação

Embora a automação e os templates sejam ótimos para a maioria dos tipos de marketing, quando se trata de Outreach Marketing, você deve provavelmente considerar uma abordagem personalizada. Afinal, ao se conectar com um influenciador, você quer que ele sinta que é levado a sério como indivíduo e que a sua empresa aprecia a sua influência.

Ao enviar apenas mensagens prontas, muitos influenciadores provavelmente não o levarão a sério e podem até colocá-lo no grupo das mensagens de spam. Por isso, dedicar um tempo para entender o influenciador e criar uma mensagem pessoal aumentará as chances de uma resposta.

4. Acompanhe suas fontes influentes

Outro passo importante de um planejamento de Outreach Marketing é acompanhar a comunicação com seus influenciadores. Se você apenas enviar uma única mensagem e nunca faz um follow-up, corre o risco de perder uma conexão. Às vezes, as mensagens são perdidas ou passam despercebidas. Por isso, acompanhá-las é uma prova de que você valoriza o relacionamento.

Embora follow-ups sejam importantes, fique atento para não parecer irritante para o influenciador. Seja consistente em seu acompanhamento, mas não envie mensagens diárias. Deixe passar algum tempo entre suas mensagens de follow-up e permita que o influenciador pense nas decisões, em vez de pressionar demais para fechar um acordo.

5. Prove seu valor para os influenciadores

Você quer ser capaz de demonstrar valor para as fontes influentes que você alcança. Afinal, quando a sua empresa comprova um valor claro, é mais provável que um influenciador queira criar uma parceria com a sua marca.

Você pode demonstrar valor ao:

ser uma fonte confiável;mostrar os impactos de seus produtos ou serviços;oferecer outros benefícios para suas parcerias.

Esteja pronto para provar os benefícios dos produtos e serviços da sua marca ou um histórico de sucesso com outros influenciadores. Dessa forma, você pode sustentar o valor que agrega sem parecer arrogante ou exagerado.

Quais estratégias e técnicas utilizar para executar o Outreach Marketing?

Agora que você entende o que é o Outreach Marketing e como construir a base para suas estratégias, vamos dar uma olhada nas táticas e técnicas específicas que você pode colocar em prática para alcançar os influenciadores com os quais deseja se conectar.

Ao implementar essas estratégias, você pode obter resultados mais rapidamente e comprovar o impacto do seu planejamento de marketing. Acompanhe!

Use guest blogging

Guest blogging ajuda você a se conectar com públicos específicos em seu setor. Ele também contribui para obter backlinks importantes para sua página e atingir usuários existentes em outros sites com seu conteúdo de qualidade.

Combine o Outreach Marketing com E-mail Marketing

O e-mail marketing é outra tática que envolve se posicionar diretamente diante do público. Quando você é capaz de combinar Outreach Marketing com E-mail Marketing, consegue melhorar sua mensagem e personalizações.

Experimente formatos visuais para engajar influenciadores

Um simples e-mail ou mensagem social pode ser chato aos olhos do seu grupo de candidatos influentes. Por isso, é importante utilizar imagens, infográficos e vídeos pode criar uma conexão mais exclusiva com os influenciadores.

Aproveite as menções sociais

Em vez de apenas enviar e-mails, você pode tentar usar menções sociais para alcançar os influenciadores com os quais deseja criar conexões. Isso também permite que você alcance o público de um influenciador nas redes sociais.

Não tenha medo de fazer uma abordagem

Muitas vezes, as empresas, principalmente as menores, têm receio de irritar os influenciadores do seu ramo. Isso significa que elas perdem oportunidades de vender a sua marca. Portanto, não tenha medo de procurar grandes nomes no seu nicho. O pior que podem dizer é “não”.

Compartilhe histórias dos clientes

Uma grande parte do Outreach Marketing é a construção de confiança com o seu público. Isso significa que avaliações positivas, referências e compartilhamento de histórias de sucesso dos clientes são táticas importantes que podem construir sua autoridade e melhorar sua confiança.

Use os eventos de networking a seu favor

Você não precisa confiar apenas nos meios digitais para alcançar influenciadores em sua área. Ao participar de eventos de networking, sejam presenciais ou virtuais, você pode fazer conexões pessoais com influenciadores sem depender de uma linha de mensagens para iniciar o relacionamento.

Como medir o impacto da sua estratégia de Outreach Marketing?

Medir o impacto da sua estratégia de Outreach Marketing em todo o seu planejamento de marketing leva tempo. Um dos maiores erros que as marcas cometem é pensar que os resultados aparecerão em um curto período de tempo. Pelo contrário, marketing de alcance exige que você seja paciente. Afinal, leva tempo para construir relacionamentos fortes com pessoas influentes e criar conexões suficientes para que os influenciadores promovam a sua marca.

No entanto, quando isso acontecer, você poderá ver a quantidade de tráfego proveniente de outras fontes, menções sociais e reconhecimento de marca para medir o impacto de suas estratégias.

Conclusão

O Outreach Marketing ajuda você a construir relacionamentos com pessoas e organizações influentes que podem promover a sua marca, serviços, produtos e negócios para seus públicos. Criar uma estratégia de marketing de alcance permite que você assuma o controle de quem vê a sua marca e como você os convence a trabalhar com sua empresa.

Um planejamento de Outreach marketing bem-sucedido inclui táticas e canais eficazes para alcançar os melhores influenciadores possíveis para passar sua mensagem específica. Isso significa que ele anda de mãos dadas com estratégias de marketing de influenciadores e relações-públicas digitais (digital PR).

Se você deseja melhorar a sua visibilidade online e aprender como aumentar a autoridade da sua marca, confira nosso post sobre digital PR. Você aprenderá como o digital PR difere do PR tradicional e obterá dicas e truques sobre como planejar e executar uma estratégia de sucesso.

The post Outreach marketing: um guia completo para construir uma estratégia impactante e promover sua marca online appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.