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E-commerce quebra recordes de vendas: 4 coisas que podemos aprender com a temporada de Natal 2021
19 de janeiro de 2022

Com a temporada de festas chegando ao fim, é comum que as empresas olhem para as maiores tendências do ano que passou e pensem em como podem melhorar suas estratégias para o próximo ciclo.

Para ajudar o mercado de e-commerce nesse sentido, a Adobe acaba de lançar o Holiday Shopping Trends and Insights, um relatório sobre as tendências de compras de fim de ano de 2021.

Mas por que razão a temporada 2021 foi tão especial para as compras online? Bem, foi o ano em que o e-commerce bateu o recorde de vendas online; os americanos gastaram US$ 204,5 bilhões entre novembro e dezembro.

Aqueles que já compravam na Internet estão se tornando mais exigentes a cada ano. Ao mesmo tempo, há uma nova base de consumidores que surgiu como resultado da pandemia de COVID-19.

Portanto, se você quiser descobrir como expandir sua participação nesse mercado próspero, continue lendo enquanto te guiamos por alguns dos pontos-chave deste relatório da Adobe.

#1. Planeje com muita antecedência

A pesquisa mostrou que os consumidores começam a fazer as compras para a temporada de festas no início de novembro, o que pode significar que muitos já estão procurando o que pretendem comprar em setembro e outubro.

Se você quer se destacar em 2022, não comece sua campanha 20 dias antes do Natal.

Além disso, ao iniciar mais cedo e acompanhar os resultados de suas estratégias de marketing, você terá mais insights sobre o comportamento do seu público-alvo e poderá criar projeções de vendas mais confiáveis.

#2 SEO

Provavelmente muitos dos seus clientes virão do Google ou de outros motores de busca. Portanto, preste atenção à velocidade de sua página e à qualidade das imagens dos seus produtos.

Você também pode usar a pesquisa de palavras-chave para analisar quais produtos estão sendo mais pesquisados ​​em seu nicho e, em seguida, concentrar sua estratégia nessas long tails.

E só um lembrete: sua página não vai ranquear nas primeiras páginas do Google da noite para o dia, certo? Este é um processo de médio/longo prazo. Então, novamente: vá em frente e comece a pensar agora em suas estratégias para a temporada de festas de 2022.

Aqui você pode ver como realizar uma auditoria de SEO para explorar mais sobre esse tema e garantir que seu site esteja atualizado com as táticas mais eficazes para atrair novos clientes com tráfego orgânico.

#3. Experiência do cliente

Conforme o relatório da Adobe, os desktops continuam sendo os dispositivos mais utilizados para comprar online, com as melhores taxas de conversão. No entanto, os telefones celulares representaram 43% das vendas totais no período.

De fato, os dados mostraram que, sem contar o tempo do sono, passamos um terço do nosso dia em nossos dispositivos móveis em 2021. Isso é algo que precisamos considerar.

Portanto, junto com o SEO, é importante proporcionar uma boa experiência do usuário nas suas páginas para ambos os dispositivos, tornando-os responsivos para qualquer tipo e tamanho de tela que seus clientes usem.

A personalização também é fundamental para melhorar a experiência do cliente: usando questionários e avaliações que orientam os visitantes pelos seus produtos e serviços, você pode conduzi-los pelo processo de compra mais rapidamente.

#4. Curbside Pick-up

Este sistema, que consiste em comprar online e levantar no local indicado pelo vendedor sem ter de sair do carro, representou quase um quarto de todas as vendas online na época natalina de 2021.

Sem dúvida, você poderá impulsionar suas vendas na Internet e se diferenciar dos competidores utilizando abordagens diferentes, como:

Curbside Pick-up;BOPIS — “buy online pick up in-store”, em português “compre online, retire na loja”;BNPL — “buy now, pay later”, em português “compre agora, pague depois”;comércio nas redes sociais;entre outros.

Lembre-se de educar sua base de clientes sobre cada uma dessas soluções e identificar quais realmente se encaixam na estratégia do seu negócio.

Então, pronto para agitar o seu e-commerce em 2022?

Mesmo com 6 bilhões de mensagens de “produto esgotado” enviadas aos compradores, as vendas de e-commerce atingiram um novo recorde em 2021, mostrando que as pessoas estão realmente engajadas com as compras online.

No entanto, podemos esperar que as empresas estejam mais preparadas em 2022, com uma cadeia de suprimentos melhor planejada e prontas para vender ainda mais este ano.

Então, não se esqueça:

estude as tendências, fique atento ao que está mudando no comportamento do consumidor, comece seus planos mais cedo e, claro, meça tudo o que você faz para saber o que funciona e o que precisa ser melhorado.

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Aproveite esse crescimento nas compras online para gerar bons resultados de receita na sua empresa.

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