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Como você pode usar o Digital Storytelling na sua estratégia de negócios?
18 de janeiro de 2022

A tecnologia é uma parte cada vez mais importante de quase tudo que as pessoas fazem na era digital. Os usuários contam com ela para manter contato com seus entes queridos, trabalhar e se divertir nas horas vagas. Ela representa uma grande parcela de como as pessoas organizam, contam e compartilham suas narrativas essenciais, inclusive, em todo o mundo do marketing.

Dito isso, os consumidores de hoje querem mais do que apenas produtos incríveis para comprar e serviços que facilitem suas vidas. As pessoas desejam se sentir conectadas às marcas das quais compram, e um storytelling agradável é a chave para dar isso a elas.

O Digital Storytelling combina o poder de uma boa história de marketing com ferramentas modernas e inovadoras para atingir o público-alvo em um novo nível. Aqui está o que você precisa saber para integrá-lo à sua estratégia de negócios:

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O que é Digital Storytelling?

O storytelling tradicional, como existe há anos, usa ferramentas e materiais físicos para transmitir informações e uma mensagem. Pense em canetas ou lápis, papel, discos, fitas, filme físico, obras de arte originais e assim por diante. Digital Storytelling entrega a mesma coisa, só que por meio de ferramentas, materiais e métodos de comunicação digitais.

É claro que muitos métodos de Digital Storytelling usam elementos esperados, como vídeo, imagens digitais, texto escrito e áudio. No entanto, eles também podem incluir material de redes sociais, como tweets ou Stories do Instagram, além de conteúdo interativo.

As melhores histórias digitais são projetadas para ser altamente envolventes e emocionalmente atraentes, para melhor estabelecer uma conexão com um público-alvo. Elas também podem abranger uma ampla gama de temas e informações, e incluir muitos formatos — desde histórias fictícias de hipertexto até experiências interativas elaboradas para explicar conceitos sociais complexos.

Quais são os principais elementos de um Digital Storytelling?

Embora um Digital Storytelling possa ser aplicado em muitos contextos práticos diferentes, ainda há certos elementos que devem ser mantidos em mente, como sugerido pelo pioneiro do conceito, Joe Lambert. Ele e outros especialistas em Digital Storytelling não acreditam em aderir a uma fórmula que não deixe espaço para criatividade.

No entanto, os sete elementos do Digital Storytelling, apresentados pelo Center for Digital Storytelling (CDS) em Berkeley, Califórnia, fornecem uma excelente base para começar.

1. Ponto de vista

Toda boa história contém um pequeno toque do ponto de vista pessoal do seu criador. É isso o que separa uma ideia que foi abordada muitas vezes das outras, e dá impacto a ela. O ponto de vista único do autor também fornece uma estrutura convincente para os conceitos que o público deve perceber ao final da narrativa.

2. Questão dramática

Toda grande história digital inclui uma pergunta dramática como peça central. Seu objetivo é capturar e manter a atenção do público ao longo da narrativa. Então, é claro, a pergunta é respondida no final, como parte da recompensa por ter ficado até ali. Contadores de histórias talentosos, muitas vezes, procuram manter a narrativa emocionante, evitando expectativas estabelecidas associadas à questão dramática.

3. Conteúdo emocional

As pessoas adoram histórias que as tornam vivas em um nível mais profundo. Então, a emoção é parte integrante de qualquer história digital de sucesso.

Todos podem se identificar com lutas e jornadas fundamentais inevitáveis — como amor e perda, vida e morte, solidão e conexão. Histórias que incluem esses elementos de maneira significativa prendem o público e o faz dar toda sua atenção à narrativa, do início ao fim.

4. Voz do contador da história

Em uma época em que muitas pessoas escolhem mensagens de texto ou instantâneas, em vez de chamadas telefônicas com um bate-papo pessoal, ouvir uma voz é uma experiência poderosa. Dito isto, uma história notável contada verbalmente, na própria voz do narrador, tem uma qualidade pessoal que é difícil de obter de outra maneira.

Tom, entonação, timbre e todas as outras pequenas qualidades pessoais que uma voz individual pode ter ressaltam o significado da história e ajudam a estabelecer uma conexão mais profunda com o público.

5. Ritmo

Grandes histórias são como grandes canções, em que cada uma tem um ritmo particular. Na verdade, o próprio Joe Lambert considera o fluxo e o ritmo como o ingrediente secreto para um Storytelling bem-sucedido.

Usar uma combinação de habilidade e elementos audiovisuais bem selecionados pode ajudar a controlar o ritmo de uma história, acelerando ou desacelerando conforme necessário, para uma experiência completa e eficaz.

6. Trilha sonora

Falando em como os efeitos de áudio adequados podem melhorar a forma como uma história digital se desenrola, é crucial considerar a trilha sonora. A música e os efeitos sonoros podem adicionar muita profundidade a uma narrativa e criar pistas emocionais poderosas, que ajudam o público a responder da maneira que você gostaria.

Muitos contadores de histórias digitais acham que adicionar a trilha sonora no final do processo é a melhor abordagem.

7. Economia

Uma das chaves para um ótimo Digital Storytelling é saber a diferença entre ser minucioso e sobrecarregar o público com muita informação. As histórias digitais mais eficazes são curtas e usam elementos visuais com sabedoria para criar narrativas ricas, que permanecem acessíveis do início ao fim.

A economia não apenas mantém a execução prática da história gerenciável, mas também, incentiva os contadores de histórias a se concentrarem apenas nos elementos mais cruciais de um projeto.

Quais são os benefícios do Digital Storytelling?

Embora o Digital Storytelling seja, sem dúvida, uma maneira moderna e contemporânea de transmitir suas mensagens de marketing, as vantagens vão muito além de estar em sintonia com os novos tempos. Confira, aqui, alguns dos benefícios mais importantes.

Humaniza sua marca

Enquanto os consumidores, sem dúvida, desejam excelência e conveniência nos produtos e serviços que compram, eles também buscam algo mais. Eles querem comprar de marcas com as quais sentem uma conexão pessoal — que os fazem sentir que sua decisão de compra tem um significado real.

Digital storytelling é uma maneira poderosa de responder às perguntas mais urgentes do seu público e, ao mesmo tempo, humanizar sua marca.

Gera conteúdo altamente compartilhável

Se você realmente deseja produzir histórias épicas que vão longe, não basta capturar e prender a atenção do seu público. Você também precisa inspirá-lo a compartilhar seu conteúdo com outras pessoas.

As histórias digitais permitem que você crie conteúdo ideal para plataformas mais diferentes, além de envolver as pessoas no nível necessário para fazê-las esmagar o botão de compartilhamento.

Entrega valor genuíno ao seu público

Uma das coisas mais inovadoras que uma marca pode fazer para conquistar seu público-alvo é se destacar como uma fonte de conteúdo valioso. Digital storytelling não oferece apenas uma maneira de convencer as pessoas de que elas devem comprar de você, ao informar os benefícios do seu portfólio de produtos de uma maneira que faça sentido. É também um meio pelo qual você pode empoderar, informar e inspirar seu público.

É um impulsionador eficaz de SEO

Manter seu site corretamente otimizado para mecanismos de busca está naturalmente entre suas principais preocupações como gestor de uma empresa ou profissional de marketing. Digital storytelling oferece um poderoso impulso nesse contexto ao:

incentivar compartilhamento social bem difundido;fortalecer seu catálogo contínuo de backlinks de qualidade;preencher seu site ou blog com um fluxo constante de conteúdo multimídia valioso.

Diferencia você de todos os demais

O conteúdo ainda é muito o rei da era digital, mas ser um gênio em produzir conteúdo incrível que entrega valor não é suficiente para catapultar sua marca para o topo. Sua concorrência mais acirrada também é boa na produção de conteúdo. Mas eles não têm sua identidade única de marca ou voz para storytelling.

Essas são as únicas coisas que podem realmente diferenciar um produtor em um mar de conteúdo, e o digital storytelling é a maneira perfeita de demonstrá-las.

Estimula o senso de comunidade

As pessoas são animais sociais. Mesmo aquelas muito introvertidas, às vezes, querem estar conectadas aos outros, e precisam sentir que pertencem a algum lugar. Digital storytelling é uma maneira poderosa de atender a essas necessidades críticas de seus clientes.

Portanto, considere o espaço que você gostaria de criar para o seu público (ele é privilegiado, ambientalmente responsável, socialmente consciente?). Em seguida, use histórias digitais para associar sua marca a esses valores.

Constrói fidelidade duradoura

Fazer com que os clientes voltem é tudo quando o assunto é fazer com que sua marca seja um sucesso. Ser excessivamente promocional ou egocêntrico pode parecer o caminho para se dar bem. Porém, embora isso possa conquistar algumas vendas inicialmente, não promove relacionamentos duradouros com os clientes, nem cultiva a verdadeira lealdade.

Digital storytelling nutre essas conexões, ajudando seu público a se sentir apoiado e empoderado, em vez de explorado.

Como construir uma estratégia de Digital Storytelling?

Grandes histórias digitais, definitivamente, começam com ideias igualmente ótimas, mas isso não é tudo para construir uma estratégia associada que produza resultados. Aqui estão algumas dicas para garantir que suas histórias ressoem com seu público e impulsionem sua marca para o sucesso.

Seja genuíno

Sua campanha de Digital Storytelling é a chance de sua empresa se destacar de todas as maneiras que a levarão à vanguarda do cenário de marketing digital. As histórias digitais são melhores quando são autênticas, genuínas e vêm diretamente do coração.

Use suas narrativas não apenas para transmitir as mensagens mais importantes da sua marca, mas também, para adicionar profundidade e nuances emocionais a elas. Você pode fazer isso tanto com humor quanto com seriedade, o que preferir. Apenas certifique-se de que seja, também, de forma genuína.

Priorize a otimização para vários dispositivos

Não se prenda tanto ao processo de contar sua história a ponto de esquecer os detalhes do que ajuda o conteúdo a ter sucesso no ambiente digital. Embora muitas pessoas ainda acessem conteúdos por meio de desktops ou laptops padrão, o celular é cada vez mais preferido em muitas demografias.

Certifique-se de que suas histórias digitais sejam fáceis de visualizar e interagir em vários dispositivos, incluindo smartphones e tablets. Conteúdo que não é exibido corretamente (ou nem é exibido) no dispositivo de escolha de uma pessoa pode deixá-la com uma má impressão da marca por trás dele.

Permita que os dados sejam o seu guia

Como em qualquer outro tipo de campanha de marketing, uma estratégia de Digital Storytelling sempre cresce a partir do embasamento em dados. Uma história digital dá muito espaço para a criatividade, mas não deixe que isso ofusque os fatos que você já conhece sobre seu público existente ou potencial.

Quem é sua persona? Que tom, linguagem e estilos de comunicação se mostraram mais eficazes com ela no passado? Quais são seus interesses, sonhos, dores e valores? Sempre adapte suas histórias ao público escolhido. Elas estarão muito mais propensas a fazer sentido da maneira que você deseja.

Seja realista

Novamente, não há nada de errado em alcançar as estrelas ou ultrapassar os limites do que você deseja que sua marca alcance. Mas é essencial ser realista, também.

Sempre dimensione suas histórias para que sejam factíveis dentro do prazo e orçamento alocados. Uma história mais eficiente, mais curta ou mais simples será infinitamente mais eficaz do que uma história mais longa e elaborada, mas que pareça apressada ou incompleta porque a equipe por trás dela ficou sem tempo ou recursos.

Acompanhe seus resultados

Não importa quão criativa ou inovadora, toda boa campanha de marketing tem um objetivo claramente definido em seu centro. O que você espera alcançar com sua estratégia de Digital Storytelling? Quais métricas você usará para determinar se ela foi ou não bem-sucedida?

Considere testar suas ideias de histórias usando várias versões das mesmas. Aplique diferentes ferramentas, plataformas e abordagens para cada uma, conforme necessário. Em seguida, compare seus resultados e deixe-os ser seu guia para projetos futuros.

Esteja você oficialmente pronto para lidar com histórias digitais atraentes, ou ainda ajustando os detalhes das suas iniciativas existentes de marketing, há uma habilidade que sempre fará a diferença, no final — a capacidade de contar uma história incrível. Contar histórias é uma habilidade que deve ser aprendida e dominada.

Dê o próximo passo hoje e confira nosso extenso guia sobre como criar histórias interativas incríveis que ressoam com seu público-alvo e geram resultados. Você aprenderá tudo, desde os benefícios do storytelling interativo até os detalhes de como começar.

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