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O que é auditoria de marca e por que ela é importante para o seu negócio?
17 de janeiro de 2022

Dizer que a concorrência está difícil hoje em dia não é o bastante, especialmente no mundo digital.

Ter um mix de produtos e serviços matador a seu favor não é mais suficiente para manter você à frente dos demais.

A sua concorrência mais próxima também tem isso a seu favor, então só há realmente uma maneira de se destacar: cultivar uma marca diferente de tudo o que existe no momento.

Mas grandes marcas são coisas vivas, o que significa que precisam mudar e se adaptar com os tempos para se manterem relevantes.

O que funcionou para sua campanha de branding no ano passado pode não funcionar tão bem neste ano ou no próximo, por isso é essencial auditar sua marca periodicamente para garantir que tudo esteja funcionando como deveria.

A seguir você verá o que precisa saber para começar a sua auditoria de marca.

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O que é uma auditoria de marca?

Uma auditoria de marca é um processo detalhado desenvolvido para verificar o quão bem seus clientes acham que sua marca está.

Embora os detalhes do que envolve esse trabalho variem de uma empresa para outra, uma auditoria de marca normalmente investigará todos os fatores que constroem uma marca em primeiro lugar .

Os exemplos incluem, mas não se limitam a:

Consciência de marca e posição no mercado.Storytelling e outros aspectos de marketing visual.Cliente ideal e público-alvo.Eficácia e inovação no mix de produtos atual.Experiência do usuário e nível de satisfação.Estratégias de marketing contínuas e seu alinhamento com os objetivos de longo prazo.

O objetivo da auditoria de marca é avaliar de forma completa a saúde de sua campanha de branding atual.

Ela revelará o que está funcionando e mostrará quais estratégias você deve seguir. No entanto, também apontará fraquezas e obstáculos que podem estar impedindo a sua marca de atingir todo o seu potencial.

Por que é importante fazer uma auditoria de marca?

Mesmo empresas muito bem-sucedidas sempre podem melhorar um pouco mais quando se trata de branding. As marcas crescem, os tempos mudam e os gostos de um público-alvo evoluem. 

Uma auditoria de marca ajuda você a descobrir o que está funcionando em sua estratégia de marca e o que pode ser aprimorado.

Entre outras coisas, sua auditoria de marca ajudará você a:

avaliar com precisão os atuais pontos fortes e fracos da sua marca;saber como seu público-alvo (e o público em geral) realmente percebe sua marca;aprender como alinhar melhor sua marca e mix de produtos com as expectativas dos seus clientes;descobrir onde a sua marca se posiciona no mercado no sentido macro e como você pode melhorá-la.

Pense em uma auditoria de marca como um exame de saúde para sua estratégia de branding.

Fazer isso regularmente (mesmo achando que precisa ou não) é uma ótima maneira de garantir que sua campanha atual esteja no caminho certo.

É também a melhor maneira de detectar possíveis problemas antes que eles tenham a chance de se tornarem maiores.

É claro que você também pode e deve realizar auditorias adicionais quando sentir que sua marca não está atendendo às expectativas.

Quando você deve fazer uma auditoria de marca?

Por mais que não existam regras rígidas e rápidas sobre quando uma empresa deve realizar uma auditoria de marca, é uma boa ideia fazer isso pelo menos uma vez por ano, mesmo se você tiver certeza de que não há problemas.

Você também pode querer considerá-la em condições como as que estão abaixo, já que são sinais de que você já tem problemas em curso ou pode se deparar com alguns em breve.

O mercado está mudando

O mundo e a sociedade estão em mudança constante.

E à medida que as necessidades e prioridades das pessoas mudam, o mercado também se transforma, então as empresas precisam ficar à frente da disputa se quiserem permanecer relevantes.

Preste muita atenção nas mudanças de mercado que afetam diretamente a relevância de suas principais ofertas.

Por exemplo, considere o impacto que a ascensão da tecnologia de streaming teve no setor de mídia doméstica ao longo dos anos.

A Netflix ficou à frente do mercado mudando as suas ofertas para se adequar aos tempos, eventualmente evoluindo de enviar DVDs físicos pelo correio para oferecer um dos serviços de streaming mais populares do mundo.

Por outro lado, a Blockbuster, anteriormente uma das maiores concorrentes da Netflix, acabou falindo porque não conseguiu fazer o mesmo.

A auditoria de marca ajuda você a garantir que sua empresa se torne uma Netflix e não uma Blockbuster diante das transformações nas tendências de mercado.

Seus concorrentes estão evoluindo

Ficar por dentro das tendências do mercado e expectativas dos consumidores em transformação são apenas algumas partes do que significa administrar uma marca de sucesso.

Você também precisa estar à frente da concorrência, por isso é essencial ficar de olho no que as outras empresas do seu mercado estão fazendo.

Se um ou mais de seus concorrentes mudaram suas ofertas recentemente ou criaram algo que poderia mudar o mercado, esse é um excelente momento para reavaliar sua própria marca.

Tomar as atitudes corretivas certas no momento certo pode ajudar você a se manter na disputa, e uma auditoria de marca oportuna permite que você faça isso acontecer.

Você mudou seu mix recentemente 

Mais cedo ou mais tarde, toda empresa muda o seu mix de produtos para melhor atender às suas metas de negócios, e a sua certamente não é diferente.

Você acrescenta novos produtos ao seu catálogo enquanto retira os antigos. Você se expande para outros segmentos ou alcança novas fatias de público, e isso é ótimo. Mas você precisa garantir que sua marca evolua junto com tudo o que você está lançando.

Uma auditoria de marca pode ajudar você a determinar se sua marca ainda está em sintonia com a imagem pública da sua empresa e o mix de produtos atual.

Se não estiver, você pode fazer as alterações mais adequadas antes que as discrepâncias comecem a prejudicar seus resultados.

Seus esforços não estão atendendo às expectativas

Às vezes, apesar de seus melhores esforços, você simplesmente não obtém os resultados que estava esperando.

Por exemplo, talvez uma campanha de marketing que você imaginava que teria sucesso obteve um desempenho inferior. Talvez suas margens de vendas estejam um pouco baixas, seu tráfego na web tenha caído ou seus e-mails não estejam conquistando as taxas de abertura que você estimava.

Problemas como esses são sinais de que pode estar na hora de uma reformulação de marca, e uma auditoria pode ajudar você a descobrir onde está errando.

Talvez esteja na hora de fazer alguns ajustes ou até mesmo criar um plano de rebranding.

Como realizar uma auditoria de marca?

Se você está planejando uma auditoria de marca para controlar problemas que já conhece ou simplesmente quer ter certeza de que sua estratégia atual está correta, o procedimento básico permanece o mesmo.

Tenha a mente aberta e siga o processo até o fim, mesmo quando achar que já identificou o problema. Auditorias completas levam a marcas saudáveis ​​com poder de permanência.

1. Considere o propósito da sua auditoria

Todas as auditorias de marca precisam começar de algum lugar, e isso deve ser uma avaliação honesta do motivo pelo qual você a está planejando.

Por exemplo, é uma auditoria preventiva para garantir que tudo esteja em ordem? Ou algo específico está causando preocupação, como o seu alcance nas redes sociais ou alguma funcionalidade do seu site?

Em seguida, crie uma estrutura para sua auditoria que inclua uma lista de temas para debater  com a sua equipe. Decida como você abordará cada problema e em qual ordem você os discutirá.

Lembre-se, se você estiver fazendo uma auditoria de marca completa, deverá abordar:

os pontos fortes e fracos de seus produtos;seus concorrentes e onde você posiciona em comparação a eles;as funcionalidades e a finalidade do seu site;o seu nicho e mercado desejados;o que torna sua marca diferente (por exemplo, preço ou qualidade do serviço);tendências de marketing atuais e futuras.

2. Estabeleça metas claras para sua auditoria

Antes de descobrir como você está se saindo em relação aos seus esforços de branding, você precisa definir o que espera alcançar.

Então, comece identificando as suas metas de marketing e suas prioridades para o futuro.

Quais são as principais necessidades, valores e desafios do seu público-alvo?O quão consciente da sua marca é esse público e como eles percebem a sua empresa?O quão bem a percepção pública da sua marca se alinha com a percepção desejada?Como está o market share da sua empresa no momento? Existem maneiras de expandir ou problemas que impeçam o progresso que você poderia estar aproveitando?

Depois de responder perguntas como as acima, você pode começar a identificar as suas metas.

Considere de quais maneiras a percepção da sua marca não é o que você deseja e também como ela pode ser ajustada.

Pense se sua marca pode estar pronta para expandir para outros mercados ou buscar uma fatia maior do segmento em que ela já está.

Em seguida, considere o que é realista no que diz respeito à rapidez com que você pode atingir esses objetivos.

Quais metas podem ser alcançadas prontamente e quais provavelmente levarão mais tempo? Considere também quais objetivos gerarão o retorno mais significativo do seu investimento quando alcançados.

3. Interaja com o seu público

Uma marca só é realmente tão forte quanto seu público diz que ela é, então o que os outros pensam é um fator essencial a ser considerado ao realizar uma auditoria de marca.

Conecte-se com seu público-alvo e comece a fazer perguntas sobre a sua marca. Essa é a melhor maneira de identificar quaisquer lacunas entre onde você está e onde deseja estar com a identidade da sua marca.

Tenha atenção aos detalhes ao decidir com quem interagir durante essa fase da sua auditoria de marca. Você vai querer entrevistar stakeholders internos, como líderes da empresa, consultores e outros integrantes importantes da equipe.

Em seguida, aborde seu público externo, incluindo seus clientes, parceiros e quaisquer influenciadores envolvidos em sua campanha.

4. Analise seus dados

Mais de 80% dos consumidores modernos pesquisam suas opções on-line antes de fazer uma compra específica, então, verifique suas métricas digitais para obter informações significativas sobre o desempenho do seu site.

Por exemplo, o seu site está causando a impressão certa em seu público-alvo? O quão bem seus canais estão direcionando tráfego para seu site e você está atraindo os clientes que realmente deseja?

Dê uma boa olhada em seus dados de redes sociais também. Use ferramentas de dados demográficos em sua plataforma de escolha para entender melhor seu público.

Os seus esforços atuais de branding de mídia social estão atraindo as pessoas que você deseja atrair? Como todos esses números estão alinhados com seus dados de vendas?

Observar os números associados aos seus esforços de branding e os comparar com o que você aprende conversando diretamente com seu público lhe dirá muito sobre sua imagem de marca pública.

A partir daí, você terá uma ideia de como destacar melhor os pontos fortes da sua marca e responder às expectativas do seu público-alvo.

5. Crie um plano de ação e acompanhe seus resultados

O objetivo de uma auditoria de marca é descobrir pontos fracos em sua campanha de branding e avaliar se você está obtendo ou não os resultados desejados de seus esforços atuais.

A próxima prioridade deve ser montar um plano de ação. Decida como você abordará cada uma das áreas problemáticas reveladas pela sua auditoria. Defina um cronograma completo com marcos para cada tarefa.

Por fim, monitore cuidadosamente seu progresso o tempo todo para avaliar a eficácia de seu plano de ação. Essa é a melhor maneira de saber se seu novo plano está funcionando como deveria.

Faça alguns ajustes ao longo do curso do plano, se necessário, e continue a acompanhar os acontecimentos.

Assim que sua campanha de ação for concluída, você pode repetir a auditoria inicial para mensurar as melhorias.

Conclusão: uma campanha de branding forte é tudo

Embora seja necessário muito para construir um negócio de sucesso, nada substitui uma identidade de marca reconhecível.

A sua marca é o coração do seu negócio — a parte do que você faz com o qual seus clientes se identificam.

Construir uma marca robusta na qual as pessoas possam acreditar é a chave para a fidelidade duradoura do cliente, e auditorias de marca regulares podem ajudar você a chegar lá.

Você também deve verificar se alcançou com sucesso a relevância da marca.

Com que facilidade seus produtos e serviços vêm à mente quando seu cliente ideal está pronto para fazer uma compra?

Descubra ao consultar o nosso guia completo sobre relevância de marca, como alcançá-la e como mensurá-la!

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