E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Plataforma de influenciadores: conheças as 7 principais
27 de dezembro de 2021

O marketing digital tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas, seja para comprar um serviço ou produto, seja para ter opinião sobre determinada empresa. Nesse cenário, já não é mais possível ignorar a importância desses formadores de opinião, e encontrar aquele que mais tem afinidade com a sua marca é possível, com a ajuda da plataforma de influenciadores.

Com o uso dessas ferramentas, você consegue encontrar os influenciadores digitais que mais tenham afinidade com o seu negócio. Com isso, é possível otimizar os investimentos em marketing, além de gerar mais resultados.

Quer saber mais sobre plataforma de influenciadores digitais e quais são as principais? Então, continue a leitura! Aqui, você vai encontrar:

O que é plataforma de influenciadores?

A plataforma de influenciadores é uma ferramenta que busca conectar e avaliar os influenciadores digitais, e a aderência deles a determinada marca. Assim, a partir de um dashboard personalizado, é possível filtrar a procura por influenciadores, segmentando por gênero, idade e alcance. Mas essa não é a única vantagem!

É possível contar com outros recursos, a exemplo de verificar o relacionamento com os seguidores e fazer a mensuração de resultados. Algumas plataformas oferecem recursos em que é possível acompanhar o engajamento do influencer, acessando as publicações realizadas com a sua marca e analisando os dados da campanha.

As ferramentas também concedem acesso aos Stories e postagens realizadas pelo influenciador em um único ambiente online, de forma prática e bastante intuitiva.

Para que as plataformas de influenciadores servem?

As plataformas de influenciadores servem para buscar influenciadores digitais cujo perfil é ideal para sua campanha. Utilizando os filtros de busca das ferramentas, é possível iniciar seu processo de planejamento.

Assim, de acordo com cada campo da plataforma, é possível analisar a melhor maneira de se comunicar com o público-alvo, encontrando o perfil do influencer que melhor converse com as suas estratégias de marketing de influência.

As plataformas de influenciadores estão se tornando cada vez mais estratégicas para as campanhas de marketing digital, visto que oferecer uma boa experiência para o consumidor é fundamental para atrair e reter clientes. Por esse e por outros motivos, a escolha do influenciador digital deve ser criteriosa e eficiente.

Nesse cenário, também é importante avaliar que tipo de influenciador digital será mais alinhado com os objetivos da campanha de marketing digital. Por exemplo, o influenciador macro, que vai fortalecer a consciência da marca, ou o micro, que tem foco em um nicho, e que poderá converter mais em vendas.

Todas essas questões devem ser avaliadas no momento de escolher a rede social, os objetivos da campanha e o influenciador certo para executar a estratégia de marketing de influenciadores.

Por que usar plataformas de influenciadores?

Com a ajuda das plataformas digitais, fica mais fácil reconhecer aqueles influenciadores capazes de impactar o maior número de pessoas de acordo com o objetivo da campanha. Ainda, é possível se comunicar melhor com determinadas comunidades, a exemplo de LGBTqia+, moda, turismo, culinária, maternidade, entre outros.

Para tanto, é fundamental reconhecer a relevância que o influenciador tem dentro do nicho. Afinal, ele pode ter grande influência no mundo do turismo, mas não quer dizer que terá audiência com a comunidade de moda, por exemplo.

Como elas podem ajudar a encontrar um bom influenciador?

As plataformas de influenciadores ajudam a encontrar o digital influencer mais aderente ao seu segmento, e são usadas para analisar se o conteúdo é interativo. Além disso, de acordo com pesquisa da SocialChorus, campanhas que utilizam os influenciadores digitais têm engajamento 16 vezes maior do que propagandas veiculadas em outros veículos de comunicação.

Portanto, contar com uma plataforma de influenciadores é um recurso que merece muita atenção de todos os gestores de marketing que desejam ver suas marcas se expandirem.

Quais características precisam ser avaliadas na hora de escolher um influenciador?

Um influenciador pode ser local ou macro. A escolha do melhor para a sua campanha leva em consideração a área de abrangência do negócio.

Com isso em mente, é hora de analisar com atenção o perfil dos influenciadores digitais que podem ser os escolhidos. Dê atenção aos seguintes aspectos:

número de seguidores: faça um acompanhamento do perfil do influenciador escolhido e verifique se esse número de seguidores é crescente, se reduziu ou se mantém estagnado;alcance das postagens e foco de atuação: esses dados são essenciais para o sucesso da campanha;região: caso a sua campanha seja local, é importante verificar se existe um alcance grande naquela região;engajamento: caso o influenciador tenha muitos seguidores, mas tenha poucas curtidas/comentários em seus posts, é bom desconfiar;faixa etária: busque por influenciadores que se comuniquem com a idade média do seu público. Com isso, você aumenta as chances de engajamento com a sua marca. Para tanto, é importante que o seu negócio tenha uma persona bem definida.

Quais são as principais plataformas de influenciadores?

Agora que você já sabe o que é plataforma de influenciadores e como elas podem ser utilizadas para otimizar o marketing digital do seu negócio, veja quais são as principais ferramentas disponíveis no mercado!

1. Upfluence

A Upfluence é uma plataforma de influenciadores digitais que tem como foco os principais canais sociais, e isso inclui o Instagram. O grande atrativo dessa ferramenta é que tem um baixo custo, principalmente, se comparada aos concorrentes.

Por isso, é bastante utilizada por pequenas e médias empresas. Mas não se engane. Gigantes do mundo corporativo, como a Microsoft, também utilizam a ferramenta, pois seu banco de dados de influencers é surpreendente.

Seu algoritmo é capaz de indexar mais de 500 milhões de itens de conteúdo e analisa cada peça para alcance e engajamento. O que isso significa? Que você pode procurar influenciadores digitais fazendo uso de qualquer palavra-chave que puder imaginar.

2. Influency.me

Empresas como Centauro, Rappi, e Nuvemshop utilizam a Influency.me para encontrar os influenciadores mais aderentes às suas campanhas. A ferramenta é completa e, além de todo o trabalho de mensuração, localização e gestão dos influencers, ela também oferece apoio para as organizações que não contam com uma equipe especializada no gerenciamento desse tipo de campanha.

3. Digital Influencers

A plataforma Digital Influencers trabalha com foco em influenciadores que têm um número de seguidores entre 3.000 e 200.000 usuários. Sua base de influenciadores digitais é mundial, e ela também é ideal para campanhas mais específicas, a exemplo daquelas feitas para microrregiões.

4. Squid

A Squid é pioneira no Brasil no segmento de plataforma de influenciadores digitais. Fundada em 2014, a ferramenta opera como facilitadora para conectar influencers e empresas.

Um dos seus diferenciais é que ela oferece suporte na criação de projetos, na gestão dos resultados e na automatização de processos, sendo ideal para empresas que não tenham um time de especialistas interno para executar a função.

5. Kuak

A Kuak é uma ferramenta completa, focada em encontrar produtores de conteúdos digitais, os influencers. Com ela, você tem acesso a dados importantes sobre o público-alvo do influencer, como idade, gênero e localização dos seguidores.

A ferramenta ainda conta com recursos de acompanhamento, capazes de mensurar o impacto da estratégia para as marcas.

6. Airfluencers

Para quem deseja usar o marketing de influência como estratégia, o Airfluencers é mais uma boa opção. Com esse recurso, você tem acesso a o cálculo de métricas como curtidas e interações e comentários.

Essa plataforma de influenciadores ainda acompanha a performance de outros influenciadores que atuam no mesmo nicho, o que torna possível uma escolha mais certeira para a sua empresa.

7. Infleux

A Infleux é uma plataforma de influenciadores autosserviço, cujo objetivo é conectar marcas e influenciadores. Entre os seus diferenciais estão a disponibilização de relatórios com gráficos em tempo real, que mostram o desempenho do seu perfil no Instagram.

Assim, é possível verificar a média do número de seguidores adquiridos por período da campanha, quantos posts foram feitos no último mês, a frequência de postagem, além dos posts e Stories postados no Instagram.

Todos esses dados são apresentados e você pode escolher entre os produtores de conteúdo mais alinhados com os objetivos da campanha de marketing de influência.

Como usar as plataformas de influenciadores?

As plataformas de influenciadores digitais trazem possibilidades variadas para a sua campanha, e você ainda pode contar com relatórios para embasar as tomadas de decisão. Vale lembrar que o mercado digital evolui muito rápido, e é preciso estar aberto a novas ideias, assim como seguir as tendências.

Também é válido ouvir a opinião do influenciador digital escolhido, pois ele pode dar importantes contribuições para a sua campanha de marketing de influência.

Viu como contar com uma boa plataforma de influenciadores pode fazer toda a diferença para elevar o resultado das suas campanhas de marketing de influência? Para isso, escolha a plataforma mais adequada às necessidades da sua empresa. Caso não tenha na equipe pessoas especializadas, vale optar por contratar aquelas que oferecem esse serviço.

Afinal, de nada adianta contratar a ferramenta se não souber usar com eficiência, não é mesmo? Assim, ao alinhar todas as expectativas envolvendo a plataforma de influenciadores, você eleva as chances de sucesso das suas campanhas no ambiente online.

Se você gostou deste artigo sobre plataforma de influenciadores, confira também qual é o papel dos influenciadores de inteligência artificial na estratégia de Marketing Digital

The post Plataforma de influenciadores: conheças as 7 principais appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.