E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

19 Campanhas de Natal emocionantes para se inspirar!
27 de dezembro de 2021

Sabemos que para os profissionais de marketing, insights são muito importantes para realizar bons trabalhos e por isso é importante acompanhar outras campanhas. Por essa razão, reunimos 19 vídeos de campanhas de natal emocionantes para inspirar e sensibilizar. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Melhores campanhas de Natal de 2021

O ano de 2021 começou marcado pelas mudanças nas vidas das pessoas no mundo inteiro, sobretudo por conta da pandemia de covid-19 que tomou proporções globais no ano anterior.

O home-office fez com que o trabalho passasse a ser feito via notebooks e celulares, o que aumentou o tempo de consumo desses dispositivos. Além disso, as medidas sanitárias ora aproximaram as pessoas que já viviam juntas, ora distanciaram aqueles que não puderam se ver em datas especiais.

Logo, as campanhas de Natal deste ano trazem alguns desses pontos em comum, tais como: a importância de estar junto daqueles que você ama durante esse dia e resgatar o espírito natalino que cativa tanta gente.

Vejamos agora as 7 campanhas que ganharam destaque.  

1) Campanha de Natal da Coca-Cola

A Coca-Cola lançou uma campanha global cuja mensagem passada é que a magia do Natal ocorre quando todos estão juntos, sobretudo durante a ceia. Isso é o que podemos ver no curta produzido.

Contudo, a campanha vai muito além da propaganda. A Coca-Cola também está promovendo caravanas sociais com a finalidade de ajudar aproximadamente 80 mil famílias brasileiras ao distribuir cestas básicas por meio da Ação Cidadania.

Além disso, os tradicionais caminhões da Caravana Coca-Cola percorrerão 112 cidades no país e contarão com a presença do Papai e da Mamãe Noel.

Aqueles que gostam das luzes natalinas poderão conferi-las ao longo de 1 quilômetro na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que ficará decorada com arcos iluminados, além de uma árvore de Natal de 14 metros.

2) Campanha de Natal da Lacta

Neste ano, o foco da campanha da Lacta é a adoção de crianças que podem, pela primeira vez, passar o Natal em família. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2021, mais de mil e quinhentas crianças foram adotadas no Brasil, o que inspirou a criação da propaganda “Meu Primeiro Natal”.

Renata Vieira, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil, disse que o objetivo é entregar campanhas que sejam reais, a ponto de as pessoas se identificarem e se emocionarem com elas.

O diretor de criação executivo da DAVID (agência por trás da campanha), complementou ao dizer que cada pedacinho de chocolate Lacta contém grandes histórias e que acredita nesse potencial para a aproximação das pessoas.

3) Campanha de Natal de O Boticário

O Boticário fez uma campanha tendo como base a pandemia da covid-19 que, durante os anos de 2020 e 2021, fez com que muitas pessoas se isolarem em suas casas e até mesmo deixassem de visitar aqueles que amam em datas como o Natal.

Para isso, a propaganda usa elementos do livro “O Pequeno Príncipe“, cujo personagem vive sozinho em um planeta pequeno e tem como única companhia uma flor.

Por sinal, como O Boticário vende perfumes, o vídeo termina reforçando a mensagem de que pessoas perderam o olfato por conta dos efeitos do coronavírus. Isso fez a empresa criar o Centro de Pesquisa do Olfato cujo objetivo é transmitir conhecimentos sobre esse sentido.

4) Campanha de Natal da Disney

“Pai de Coração” é o nome da campanha natalina da Disney este ano e tem como inspiração famílias compostas por padrastos ou madrastas e seus filhos pequenos.

O personagem do vídeo produzido para a campanha é Mike, um homem que passa a viver com Nicole que tem dois filhos, Max e Ella, tornando-se o padrasto dos dois. Assim, ele trata de se adaptar à nova rotina e deixar a família feliz em seu primeiro Natal como pai.

Claro que a afeição das crianças por Mike não ocorre de maneira imediata visto que a relação entre padrastos e enteados costuma ser complicada, segundo o especialista em programação neurolinguística Thiago Porto.

Mas, no fim das contas, tudo corre bem e o curta termina com uma bela mensagem da Disney conforme você pode ver abaixo.

5) Campanha de Natal do Bradesco

Dos últimos anos para cá, tem se tornado comum ver pessoas passando cada vez mais tempo diante de eletrônicos: celulares, computadores, smart TVs, entre outros. Isso foi a inspiração para a criação da campanha “TamoJunto tem que ser mais que uma HashTag” do Bradesco.

Nela, uma menina vê a sua família sempre conectada ao brilho das telas, porém desejando que a situação fosse diferente e todos pudessem ficar juntos por um momento, sem a interferência desses dispositivos.

Nesse momento, vagalumes luminosos chegam à cidade e inspiram os corações das pessoas a deixarem seus celulares, notebooks e outros aparelhos de lado para aproveitar a companhia das pessoas que amam durante o Natal.

6) Campanha de Natal da Argos

A campanha deste ano da varejista inglesa Argos foi feita pela sua agência, The&Partnership.

Intitulada “Baubles to Last Year, Christmas is On” ela é estrelada por pessoas que verdadeiramente abraçam o espírito natalino, isso inclui desde aqueles que se vestem com as cores do Natal ou usam um gorro de Papai Noel no trabalho até os vizinhos que, com antecipação, começam a fazer a decoração para o grande dia.

Por fim, o vídeo termina com a animação das pessoas recebendo as entregas em suas casas, logicamente os produtos que compraram ou ganharam de Natal e suas reações de alegria ao abri-los.

7) Campanha de Natal do McDonald’s

“Reindeer Ready” é o nome da campanha natalina do McDonald’s lançada na Inglaterra e que traz, pela quinta vez consecutiva, a assinatura da agência Leo Burnett.

A estrela do curta é Matilda, uma criança que, durante o Natal, conhece Iggy, seu amigo imaginário que somente ela consegue ver. Porém, com o passar do filme, Matilda cresce e acaba deixando Iggy esquecido dentro do armário.

No fim da história, enquanto lancha com as amigas no McDonalds, ela vê uma criança que aparentemente brincava com um amigo imaginário e lembra-se de Iggy. Confira o vídeo abaixo para ver o comovente desfecho.

Melhores campanhas de Natal dos últimos anos

Confira, a seguir, 13 campanhas natalinas que vão fazer você se emocionar!

8) Campanha de Natal da Edeka

Para não soltar um spoiler, o comentário desse VT estará situado abaixo do vídeo. 

No Natal de 2015, o supermercado alemão Edeka se beneficiou de uma constatação muito repetida no senso comum: “parentes só se reunem na morte de algum ente querido”.

Emocionante e talvez um pouco chocante por fazer as pessoas perceberem suas próprias atitudes nas personagens, a campanha alcançou mais de 50 milhões de visualização no Youtube.

Em 2016, o supermercado, assim como na campanha do ano anterior, insiste na mensagem de que a família deve estar próxima no Natal e seus membros devem dar atenção uns aos outros.

Dessa vez, a empresa produziu um outro VT ainda mais emocionante. Neste, novamente uma atitude corriqueira e frequente dos dias agitados, com as pessoas sempre “na correria” e com muitos afazeres, conduz o enredo.

Tornando a campanha ainda mais emocionante, o vídeo convida os espectadores para uma reflexão profunda sobre valores e família.

No entanto, dessa vez, ao invés de focar nos pais, a campanha sustenta a reflexão sobre a relação com os filhos. Veja:

9) Campanha de Natal da Sainsbury

Dizem por aí que propagandas com “gatinhos, cachorrinhos e crianças” sempre dão certo. Para o supermercado britânico Sainsbury, parece que essa fórmula funcionou. 

Afinal, o vídeo da campanha natalina de 2015 alcançou mais de 40 milhões de visualizações.

O enredo do VT se inicia narrando sobre os sonhos de cada membro de uma família. Inclusive, o gato protagonista.

Em seguida, segue uma sequência dominó de desastres que resulta em uma casa destruída, com os símbolos do Natal avariados.

Aparentemente, para a família, a magia do Natal se desmanchou. Porém, em seguida, o real sentido da época Natalina se reestitui: a união das pessoas.

10) Campanha de Natal da Coca-Cola

As campanhas da Coca-Cola são sempre emocionantes. Principalmente as do Natal. 

Em 2012, eles divulgaram um vos VT’s natalinos mais emocionantes. Há alguns anos, a empresa de refrigerantes utiliza em suas ações de marketing e comunicação o “Caminhão da Coca-Cola”. Em 2012, novamente ele foi utilizado para criar uma campanha emotiva. 

A comunidade de Suspiro, em Betânia do Piauí, carece de energia solar. A esmagadora maioria da população vive no escuro e bebe Coca-Cola quente.

Em 2012, a empresa levou um Natal iluminado e ensinou quem é o “Bom Velhinho” para crianças que nunca sequer o viram em uma tv.

Uma outra campanha natalina da Coca-Cola que também emocionou o mundo foi a nomeada “Uma Ponte para Noel.”

Com mais de 9 milhões de visualizações, o VT narra a história de um menino que sonha em conhecer o Bom Velhinho, mas acredita que ele não vai até sua casa porque não há uma ponte para transporte.

Órfão por parte de mãe e com uma carta escrita por ela indicando que um dia ele conheceria Papai Noel, o menino pede a seu pai que construa uma ponte para que o Bom Velhinho venha até ele. Assista:

11) Campanha de Natal da Renner

Entre tantas campanhas de Natal veiculadas recentemente, algumas chamam a atenção por seus finais inesperados. O comercial natalino da marca de roupas Renner é um bom exemplo. O vídeo aborda o surgimento da amizade entre duas garotinhas.

O VT começa com a chegada de uma nova vizinha, que, ao ser cumprimentada pela pequena Rita, parece evitar o contato. Depois de tentar se comunicar diversas vezes com a garotinha, aparentemente sem sucesso, Rita começa a elaborar um plano para se aproximar de sua nova vizinha. O final é emocionante. Mas sem spoilers! Confira a campanha na íntegra e se emocione conosco:

Após entender que a nova amiga tinha uma deficiência auditiva, Rita colocou em prática seu plano para se aproximar da garotinha: aprender Libras, a língua brasileira de sinais. 

12) Campanha de Natal da Sadia

Outra relação de amizade foi abordada em uma campanha de Natal. Desta vez, a história gira em torno de um idoso e de uma garotinha. Trata-se do comercial feito pela Sadia. Nele, uma menina está treinando corrida e seu vizinho a observa atentamente enquanto se recorda dos tempos em que também corria.

Observando o esforço da menina, o homem começa a monitorar o tempo de cada corrida. Não satisfeito, ele decide presenteá-la com um livro sobre alongamento, e a garotinha logo se apressa para colocar em prática tudo o que leu. O cachorro do idoso também dá uma ajudinha para a jovem atleta, acompanhando-a em seus percursos.

Quando o grande dia finalmente chega, lá estão os seus novos amigos torcendo pela garota. No fim, todo o esforço valeu à pena. Confira:

13) Campanha da Loteria de Natal

Na Espanha o sorteio especial da loteria acontece no Natal. Motivo para familiares e amigos se juntarem para o tradicional bolão. No Natal de 2016, a agência Leo Burnett de Madri criou uma animação para celebrar a solidão e a amizade. Com mais de 5 milhões de visualizações, o comercial conta a história de Justino, um simpático guarda noturno. Confira:

14) Campanha de Natal da Allegro

Para fechar nossa lista das campanhas de Natal emocionantes, escolhemos o comercial da Allegro, a maior loja online da Polônia. Vamos combinar, a ideia de colocar cachorrinhos e senhores fofos para protagonizarem comerciais de Natal é sempre um sucesso!

Decidido a aprender inglês, um idoso compra um Guia para iniciantes e passa a dedicar boa parte dos seus dias a aprender o novo idioma. A campanha foi criada para o Natal de 2016. Repetindo frases em inglês, colando post-its em todos os lugares de sua casa (sobra até para o cachorro), o homem tem, aparentemente, um objetivo bem claro. Não vamos dar spoilers, assista o vídeo e se emocione mais uma vez:

15) Campanha de Natal do Ponto Frio

O humor também sempre é bem vindo em toda campanha de Natal! No meio de tanta publicidade emocionante, colocamos essa ótima propaganda da Ponto Frio para balancear as emoções.

“Cara de meia” é aquela expressão que a gente faz sempre que recebe um presente bem ruinzinho, mas não quer fazer desfeita. A ideia é que as pessoas deem presentes da Ponto Frio para evitar esse constrangimento. Divirta-se com o vídeo!

16) Campanha de Natal do Itaú

Lidar com questões filosóficas e conceituais também dá muito certo para o Natal. Afinal, é uma data que marca o fim do ano e pensamos muito sobre nossas vidas e o que fizemos para chegar até ali e o que queremos fazer depois.

Pensando nisso, o futuro foi a essência da campanha de Natal do Itaú de 2017. Com narração de Fernanda Montenegro, o vídeo é um manifesto do futuro sobre as incertezas da vida, mas que o presente está nas mãos das pessoas. Assista!

17) Campanha de Natal da Stella Artois

Pela primeira vez com uma campanha totalmente desenvolvida no Brasil (pela agência CP + B Brasil), a cervejaria Stella Artois surpreendeu pela originalidade. O comercial conta a história de um homem que vê uma estrela cadente e sai em busca de coletar estrelas pelo campo.

Ao final, ele distribui as estrelas para cada convidado da ceia. O conceito por trás é a busca pela excelência e a partilha, característica do Natal. Veja!

18) Campanha de Natal da Canon

Uma marca de equipamentos fotográficos pode fazer uma campanha de Natal emocionante? Mas é claro! Com um formato mais documental, a campanha da Canon, realizada pela agência Dentsu, mostra a difícil realidade de crianças em tratamento de câncer.

Filmado no Instituto de Tratamento de Câncer Infantil do Hospital das Clínicas da USP, o comercial levou o Papai Noel para as crianças internadas, com direito a muitos presentes. A surpresa fica para o final, que não vamos contar aqui! Mas tem direito a muita foto e alegria! Confira abaixo.

19) Campanha de Natal da Lupo

Bom, se a Ponto Frio ali em cima apostou na “cara de meia” para criticar esse tipo de presente, a Lupo foi na direção contrária e afirma para a gente parar com esse preconceito e que meia é um ótimo presente sim!

A empresa convocou o ator João Vicente de Castro, do Porta dos Fundos para ir às ruas perguntar para as pessoas qual o pior presente que poderiam receber. “Meia” foi o mais ouvido. Mas quando ele apresentou algumas meia da marca para os entrevistados, a surpresa foi garantida. Todos adoraram. Veja!

Saiba como otimizar as suas campanhas de Natal

O Natal é considerado a melhor data comemorativa para o faturamento dos varejistas brasileiros. De acordo com a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas de Natal de 2019 registraram um crescimento de 9,5% em relação ao último ano. Só o setor de e-commerce faturou R$ 61,2 bilhões.

Nesse sentido, é imprescindível que as empresas tenham proatividade e aproveitem esse período do ano, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, para gerar mais vendas. Acompanhe boas práticas para atrair o público-alvo.

Faça sorteios e concursos

Uma das ações de Natal que mais podem trazer resultados para os negócios é a realização de sorteios e concursos. Durante o mês de dezembro, os consumidores procuram ativamente por presentes para si e os seus familiares. Essa procura é uma grande oportunidade para atrair e gerar leads para as marcas.

É possível criar sorteios clássicos ou promover concursos, que são ótimos para estimular a participação, criatividade e interação dos clientes com a empresa. Geralmente, os concursos mais utilizados são os que envolvem criação de frases, vídeos, legendas e votação.

Para fazer essas ações de forma legal, é necessário seguir as regras estabelecidas pela Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), que pertence ao Ministério da Economia e é responsável por regulamentar essas práticas.

Adote o email marketing

A estratégia de email marketing é indispensável para capturar a atenção dos potenciais clientes. Em primeiro lugar, é recomendado analisar o que deu certo nos últimos anos para saber em que investir.

Na sequência, preocupe-se em criar emails que possam ser lidos no celular, visto que a maioria das pessoas utiliza esse dispositivo para ler as suas mensagens. Se o email estiver configurado para o celular, terá menos chances de ser descartado antes de ser lido.

No período natalino as pessoas estão mais receptivas à divulgação de descontos e promoções. Por isso é altamente recomendado usar o email marketing para divulgar essas ações. Além disso, as mensagens devem utilizar termos relacionados à data comemorativa para despertar o interesse do receptor.

Faça uma pesquisa entre os seus consumidores e os classifique de acordo com a idade, gênero e interesses. Dessa forma, pode-se criar listas segmentadas para enviar sugestões de compras. Por exemplo, para um grupo interessado em tecnologia, a empresa pode enviar opções de produtos eletrônicos. Para clientes que têm filhos, é indicado enviar sugestões de presente para crianças.

O horário em que a campanha de email é disparada faz toda a diferença para que seja eficaz ou não. Pensando nisso, é indicado testar o envio das mensagens em diferentes horários e, a partir daí, observar em quais momentos do dia as pessoas mais interagiram com os links do email. Esse teste ajuda a descobrir qual o melhor momento do dia para abordar o potencial cliente.

Fortaleça a presença nas redes sociais

As redes sociais estão presentes no dia a dia das pessoas e são cruciais para as ações de datas comemorativas, como Dia do Consumidor e Natal. Nesse contexto, é essencial utilizá-las para divulgar as campanhas natalinas, a fim de promover as suas ofertas e aumentar as suas vendas.

Tire proveito dos recursos que cada mídia disponibiliza para alavancar a exposição dos seus produtos. Ao utilizar o Facebook, por exemplo, o usuário tem a opção de criar um carrossel de imagens dos produtos, além de inserir link para que o internauta vá direito à página de compra.

No Instagram, também há a alternativa de criar o carrossel de imagens com a inserção de preços e links. Porém, o seu diferencial é disponibilizar a criação de anúncios com o botão denominado ‘’compre agora’’, que serve para redirecionar par ao link da página em que as ofertas estão localizadas ou para o site em que o produto pode ser adquirido.

Para tornar as suas campanhas nas redes sociais mais completas, uma boa dica é investir no Marketing de Conteúdo, que tem um grande poder de viralização. Nesse caso, pode-se criar textos, imagens e vídeos que remetam ao Natal e incluam o produto da marca na mensagem.

É importante ter em mente que nem todos os seguidores vão comprar o produto da empresa durante a vigência da campanha. Porém, se gostarem da abordagem da marca, eles poderão comprar em outro período. Assim sendo, não use as redes sociais somente para converter vendas, mas também para gerar tráfego, se comunicar e estreitar o relacionamento com o público.

Crie promoções

As promoções de Natal se tornaram uma tradição no varejo brasileiro. Portanto, as empresas devem caprichar nas promoções natalinas, criando ofertas que sejam interessantes para o público-alvo e que tragam retorno para o negócio. Mais do que vender, as promoções precisam conquistar os consumidores, logo os seus descontos devem ser verdadeiros.

Para divulgar as promoções no ambiente virtual, a marca pode criar páginas com seleção de produtos em oferta para o Natal. A vantagem dessa iniciativa é a possibilidade de criar campanhas nas redes sociais que direcionem para as promoções da data comemorativa.

A página também precisa ser destacada dentro do site da empresa. Para tanto, é inserido um banner no site ou criado um menu temporário para o Natal. A partir dessas inserções, você agrega praticidade para o internauta, visto que ele não terá que pesquisar no site todo para encontrar os produtos em promoção.

Invista em personalização

Outra estratégia interessante para vender mais no Natal é investir na personalização de produtos e serviços, criando as edições natalinas. Isso ajuda a estimular o consumo, uma vez que a celebração se aproxima, o produto se torna específico para a ocasião, o que causa uma sensação de urgência no público para adquiri-lo o quanto antes.

Além disso, como se trata de produtos que fazem parte de uma coleção limitada, que serão comercializados apenas no mês de dezembro, o cliente tende a se sentir mais atraído pela compra de algo especial, que poucas pessoas terão.

Todo e qualquer produto ou serviço pode ser personalizado, inclusive, é possível criar kits de presentes, vale-presentes e cupons de descontos diferenciados para o Natal.

Organize suas ideias para as campanhas de Natal

Com certeza, a bagagem cultural de um profissional de marketing interfere diretamente em sua criatividade por facilitar a relação de ideias.

Por isso, é importante ficar antenado e acompanhar as campanhas, publicações e o fluxo de informação o máximo que for possível. 

E, se surgir alguma boa ideia dessas campanhas de Natal, baixe gratuitamente o nosso modelo de briefing para registrá-las!

The post 19 Campanhas de Natal emocionantes para se inspirar! appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.